quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CRONOLOGIA MAÇÔNICA de 968 AC até 2004

968 AC
• No seu quarto ano de reinado, Salomão inicia a construção do Templo de Jerusalém, no Monte Moriah, no lugar que ocupava a eira de Ornã e Jebuseu, ponto que separava a tribo de Judá e de Benjamim.
960 AC
• O Templo de Jerusalém é consagrado. A construção durou 7,5 anos e teve um custo de 4.900 milhões de dólares (Fonte: Dicionário da Bíblia)
925 AC
• O Templo de Jerusalém é saqueado pelo faraó Sheshonq (ou Shishak ou Sesac I)
715 AC
• O rei de Roma, Numa Pompilio (715-673 AC), funda os Collegia de artesãos que tiveram influência fundamental para as fraternidades e corporações da Idade Média, onde se procura o ponto de origem da Maçonaria. Plutarco somente cita 9 Collegia, entre os quais carpinteiros de obra grossa, mas não menciona os de pedreiros, explicado porque naquela época não existia a divisão do trabalho e nem a especialização. Provavelmente os Collegia já existiam e Numa Pompilio se limitou a autorizá-los. Entre os Collegia, e que foi o único que perdurou, estava o Collegia de Construtores integrado por obreiros fenícios dionisíacos. Este Collegia ocupava a retaguarda das legiões invasoras romanas, construindo caminhos, pontes, fortalezas e edifícios. Actuou durante séculos e, quando por razões políticas (veja 64 AC), dissolveu-se, muitos de seus obreiros refugiaram-se nos montes de Como, reaparecendo como os Magistri Comacini e defendendo a arte arquitectónica em Itália, França, Alemanha e Inglaterra.
598 ou 586 AC
• O Templo de Jerusalém é destruído por Nabucodonosor II, rei de Assíria.
536 AC
• Ciro, rei dos persas autoriza a reedificação do Templo. A obra é executada por Zorobabel, príncipe de descendência directa de David (2º ano de retorno do cativeiro).,
515 AC
• No 6º ano do reinado de Dário I, rei dos persas, é concluída a reconstrução do Templo, sendo conhecido como 2º Templo ou Templo de Zorobabel. Tinha menos riquezas para não atrair a cobiça dos povos invasores. A Arca da Aliança já tinha desaparecido.
300 AC
• Os arquitectos de Dionísio eram uma associação de homens de ciência que se distinguiam não somente pelo seu saber como porque eles se reconheciam por toques e sinais.
168 AC
• Antioco Epifanes IV, rei da Síria (174-164 AC) saqueia e profana o Templo de Jerusalém, manda suspender os sacrifícios quotidianos e oferece carne de porco sobre o Altar e proíbe o culto a Jeová
165 AC
• Judas Macabeu, judeu ortodoxo, restaura e purifica o Templo de Jerusalém, em defesa do nacionalismo judaico, frente as costumes helenizantes trazidas da Grécia.
64 AC
• Conforme a Lei Júlia, aprovada em 90 AC (Roma) são fechados os Collegia por considerar que poderiam ser convencidos a votar em determinado candidato, convertendo-se em instrumentos de corrupção política.
44 AC
• Herodes, O Grande, rei da Galileia, reconstrui o Templo, que passa a ser conhecido como o Terceiro Templo ou Templo de Herodes. A construção começou no 18o ano do reinado de Herodes. O edifício principal demorou 1,5 anos e os átrios 8 anos, mas o resto da obra somente terminou no tempo de procurador Albino (62-64 DC)
70 DC
• Um soldado romano, contrariando as ordens de Tito, incendeia o 3º Templo, ficando destruído para sempre. Tito leva para Roma o Candelabro, a Mesa dos Pães da Proposta e os Livro da Lei, que podem ser vistos no Arco do Triunfo de Tito, em Roma.
79
• Em 1878 foi descoberto o Collegium de Pompeia que fora sepultado no ano 79 pela erupção do Vesúvio. Situado perto do Teatro Trágico e do Templo de Isis, era identificado como Loja por apresentar 2 colunas frente as portas e triângulos entrelaçados nos muros.
152
• Durante as escavações no antigo porto de Roma foi descoberta uma inscrição do ano 152 DC com os nomes dos membros da corporação dos bateleiros de Ostia.
286
• São Albano obteve autorização de Carausius, imperador britânico, que facultava aos pedreiros para efectuar um Conselho Geral denominado Assembléia. São Albano participou da Reunião iniciando a novos irmãos (Relatado nas Constituições Góticas de 926).
287 ou 302 ou 303
• Os Santos Quatro Coroados (Quator Coronati) eram os Santos Patronos dos arquitectos lombardos e toscanos, depois dos maçons construtores da Idade Média e mais tarde da maçonaria Operativa de Alemanha, França e Inglaterra.
• A historia é de dois grupos de mártires e existem muitas versões. Conforme a Enciclopédia da Francmaçonaria de Lenning (1901) "o primeiro grupo estava composto de 4 pedreiros de nomes Claudius, Castorius, Simphoranius e Nicostratus, que eram secretamente cristãos. O Imperador Diocleciano solicitou para eles uma estatua do Deus pagão da saúde Escolapius, ao que eles se negaram pela sua condição de cristãos, solidarizando com eles um outro pedreiro, que não seria cristão. (Outra versão indica que este 5o seria um soldado romano de nome Simplicius). O Imperador condenou aos 5 a morrer dentro de esquifes de chumbo que foram jogados no rio. Os esquifes com os corpos foram recuperados por um cristão que os guardou na sua casa (Difícil de acreditar considerando o peso dos esquifes).
• Onze meses depois, Diocleciano ordenou incenso e sacrifícios a imagem de Esculapio, mas 4 sub-oficiais eram cristãos e resistiram a ordem sendo mortos a chicotadas; seus nomes eram Severus, Severinus, Carpophorus e Victorinus. Os 4 foram sepultados pelos cristãos junto aos primeiros 5 mártires (Novembro 303)".
• A tradição estabelece o 8 de Novembro como festa de homenagem aos mártires, mas são lembrados unicamente os 4 pedreiros; não existe uma boa explicação do termo "coroado" e outra versão fala que eles aceitaram construir estatuas ao Sol Invicto mas recusaram a de Esculapio o que faz supor que eles seriam do culto de Mitra e não cristãos.
363
• O Imperador Juliano, cognominado apóstata da religião cristã, mandou reconstruir o Templo de Jerusalém, mas fracassou por causa das labaredas que surgiam dos alicerces.
643
• O rei lombardo Rotaris (governou entre 636-652), confirma por édito aos Magistri Comacini, privilégios especiais. Os Mestres Comacinos são considerados o elo perdido da maçonaria, mas não existe nenhuma evidencia documental. A Ordem foi fundada nas ruínas do Colégio Romano de Arquitectos e, na queda do Império Romano (478), refugiaram-se na ilha fortificada de Comacino, no Lago Como. Os Comacinos eram arquitectos livres, celebravam contratos e não estavam submetidos a tutelagem nem da Igreja e nem dos senhores feudais. O nome de Mestres Comacinos não derivaria do nome da cidade Como, porque seus habitantes são chamados Comensis ou Comanus; o nome de comacinos significaria C:. M:. e também, existe o nome de comanachus (comp:.monge) sem referencia a cidade de Como.
674
• Na inauguração da Igreja de Wearmouth, nas Ilhas britânicas, construída pelo Comacinos, foi emitido um documento de apresentação com palavras e frases do Édito de 643 do rei lombardo Rotaris.
712 ou 817
• Por uma pedra gravada neste ano, sabe-se que a Guilda Comacina estava constituída por Mestres e Discípulos, obedeciam a um Grão Mestre ou Gastaldo, chamavam Lojas a seus locais de reunião, tinham juramentos, toques e palavras de passe, usavam aventais brancos e luvas, seus emblemas tinham esquadro, compasso, nível, prumo, arco, no de Salomão e corda sem fim e reverenciavam os 4 Mártires Coroados.
899
• Durante o reinado progressista e cultural de Alfredo O Grande da Inglaterra (849-899), a corporação maçónica se estabelece sob formas mais regulares. A corporação dividiu-se em reuniões parciais denominadas lojas, dependendo todas de um poder central (hoje conhecida como G:. L:.) com sede em York, sendo o objectivo principal a construção de edifícios públicos e catedrais.
924
• Quase todas as antigas Obrigações estabelecem a aparição da Maçonaria Moderna na Inglaterra sob o reinado de Athelstan (895-940), neto de Alfredo O Grande. Athelstan foi um prudente legislador que trouxe paz ao pais, construindo muitas Igrejas e castelos. Acredita-se que convocou uma reunião de maçons para estudar leis, regras e preços.
926
• A Segunda Assembleia da Fraternidade, conhecida pelas Tradições, foi convocada pelo Príncipe Edwin, irmão ou médio irmão do rei Athelstan, na cidade de York. Nesta Assembleia, conhecida também como Convento Maçónico de York, nasceram as Constituições Góticas com 15 artigos ; estas Assembleias continuaram por muitos séculos.
• A Antiga Constituição de York ou Constituição Legal das Lojas maçónicas da Inglaterra, conforme original em latim que se conserva na G:. L:. de York, tem 3 partes, sendo um preâmbulo em forma de oração, uma sumaria historia da arte de construir e os Estatutos da Loja com 16 artigos. Conforme outros autores, a data da Assembleia teria sido em 936.
• A Constituição Gótica foi utilizada como fonte por James Anderson na sua Constituição de 1723.
1020
• O documento Liber Honorantiae Cruitatis Papiro, descoberto em Pavia, antiga capital da Lombardia, enumera as obrigações a que estão sujeitos os grémios.
1268
• Etienne Boileau, preboste do Rei da Franca, manda redigir o Livro dos Ofícios, codificação dos estatutos das confrarias parisienses.
1272
• Um Bispo de York de nome Giffard terá sido G:. M:. da Corporação de Construtores que construía a Abadia de Westminster. (Fonte: Histoire du Grand-Orient de France, de A. G. Jouaust)
1277
• O Papa Nicolas III concede aos Magistri Comacini a exclusividade para construir templos na cristandade, pelo que estes construtores receberam o nome de franco-maçons e, por desempenhar tão nobre missão, ficaram desobrigados do pagamento de impostos e servidão. Não existem documentos do facto.
1292
• Um documento usa a palavra Loja para designar a oficina de pedreiros (Fonte : Os origens religiosos e corporativos da maçonaria, de P. N.)
1320
• Foi pago a um homem para que limpasse a Loja do Capítulo de Santo Estevão, Westminster. (Fonte : Bernard B. Jones, Quator Coronati).
1321
• Foram gastos 2 xelins e 6 pences para reparar o empalhado do tecto da Loja Caernarbom Castle (Fonte : Bernard B, Jones, Quator Coronati).
1326
• Abr. 18 - O Concílio de Avignon em seu Canone XXXVII condena as Corporações de construtores, dizendo que os seus membros se reúnem uma vez por ano, obrigando-se por juramento à caridade e assistência mútuas, usam o mesmo traje e têm sinais característicos de reconhecimento. (Fonte : Nicola Aslan em História Geral da Maçonaria).
• Os pedreiros que construíram a Catedral de York, comiam no interior de suas Lojas. (Fonte : Bernard B. Jones, Quator Coronati)
• É construído o Westminster Hall pelos "citiens et masons de Londres".
1334
• O Papa Bento XII ratifica a exclusividade dos Magistri Comacini de construir Igrejas e castelos, concedida em 1277 pelo Papa Nicolas III.
1350
• Num estatuto redigido em francês é mencionado o "mestre mason de frenche pêre" que é o equivalente anglo-francês aproximado de 2 expressões latinas: Scultptores lapidum liberarum (Londres 1212) e Magister lathomus liberarum petrarum (Oxford 1391). Esta expressão seria equivalente em português a um "mestre talhador de pedra franco". O significado prende-se mais ao material trabalhado do que propriamente ao homem que trabalha.
• Numa Acta do Parlamento inglês, no reinado de Eduardo III, aparece o nome de Free-mason que trabalha a pedra de ornamentação, para diferenciá-lo do Roughstone mason, o pedreiro grosso. Era uma ordenança que estabelecia um salário máximo e outras disposições.
1354
• Na Carta de Edward III, rei da Inglaterra, permite-se que as Companhias de Francmasons elejam anualmente seus Vigilantes.
1356
• Henry Yevele e mais 11 pedreiros livres vão até o Prefeito de Londres levando o esboço de um Estatuto para a formação de uma sociedade fechada de pedreiros. Este Estatuto foi aprovado e a sociedade formada.
1370
• Foi proibida uma Loja de maçons do Castelo de Westminster (Fonte : Bernard B. Jones, Quator Coronati)
1376
• Agosto 3 - A primeira menção da palavra "free-mason" aparece no livro da cidade de Londres para identificar aos maçons da Fraternidade de Londres.
1377
• Numa lista da Companhia de Francmaçons está o juramento dos Vigilantes de Oficio que começa assim : "Ye shall swere ye shall wele and truly oversee the craft of ............. Where of ye be chosen Wardens of the year".
• William Humberyle, designado como Magister Opirir e freemaster mason é contratado pelo Merlon College de Oxford.
1378
• Nasce Christian Rosenkreutz, fundador da Ordem Rosacruz.
1390
• O Manuscrito de Halliwell ou Poema Regius (James Orchard Halliwell, antiquário inglês que não era maçom, descobriu o documento na Biblioteca Regia do Museu Britânico e foi publicado no Freemason Magazine em Junho de 1815) teria sido escrito na segunda metade do século XIV, conforme opinião de seu descobridor. A data deve ser entre 1425 a 1427 porque não poderia ter sido preparado antes da lei de 1427 e nem depois da lei de 1444/1445. David Casley, especialista na matéria, estima que o escrito é de 1390. O historiador maçónico alemão, irmão Wilhem Begemann (1843-1913) indica Worcester como o lugar de origem do manuscrito.
• O Manuscrito, conservado actualmente no Museu Britânico, foi, em um tempo, propriedade de Charles Theyer, coleccionista do século XVII, quem o doou para a família real, e em 1757, George II doou-o simbolicamente para o povo inglês, ficando na Biblioteca Regia. Sua importância como documento foi descoberto pelo mencionado J. O. Halliwell, mais tarde, Halliwell Phillips que presenteou-o a Sociedade de Antiquários de Londres em 18 de Abril de 1839. O nome de Manuscrito Régio foi sugerido por Gould para assinalar a investidura de seus anteriores proprietários e doadores.
• Este documento contém 794 versos em inglês antigo; apresenta a antiga tradição da Corporação, os 15 artigos da lei com 15 pontos de ampliação, as novas Ordenanças de Geometria e a Lenda dos 4 Coroados. A Maçonaria e conhecida nele como Geometria. O Poema Régio não faz menção ao Templo de Salomão e nem a Hiram Abif. Destaca a dois personagens: Euclides, o geómetra grego alexandrino do século III AC e a Noé bíblico. (Note-se a similitude com a Constituição de Anderson). Relata que o grémio estabeleceu-se em York em 926 sob o patrocínio do Príncipe Edwin, irmão, médio irmão ou sobrinho do rei Atelsthan.
1396
• Num contrato em latim fala-se do emprego de "24 lathomos vocatos freemaceons" que demonstra que o termo era conhecido no inglês técnico sem equivalente no latim.
1410
• O Manuscrito de Cooke é descoberto por Matthew J. Cooke e divulgado por ele em forma impressa em 1861. Está escrito em prosa (930 linhas) com 19 artigos sobre a historia da Geometria e a Arquitectura; seguem os deveres, uma parte histórica, artigos que regulamentam o trabalho e a sua organização, que haveriam sido promulgados na época do rei Athelstan; 9 conselhos de ordem moral e religioso e 4 regras relativas a vida social dos maçons. Neste Manuscrito aparece pela primeira vez o termo "especulativo" falando do filho (irmão, médio irmão ou sobrinho) do rei Athelstan. O Manuscrito não menciona a Hiram Abif, unicamente fala que na construção do Templo de Salomão o "filho do rei de Tiro foi seu Mestre", que alguns interpretam como sendo a primeira alusão maçónica a Hiram Abif. O historiador Wilhem Begemann indica Gloucester como o local de origem do Manuscrito. Outras datas do origem são 1430 ou 1440 conforme "Os origens religiosos e corporativos da Francmaconaria".
1436
• Na Biblioteca Bodleian, creditada como a Biblioteca em actividade mais antiga do mundo (Oxford, Inglaterra) existe um manuscrito, supostamente escrito pelo rei Henrique VI (1421-1471) e copiado fielmente por John Leyland sobre "Perguntas e respostas referentes ao mistério da maçonaria". Fala do cálculo aplicado a construção de edifícios, manifesta que a Ordem teve seu início em Oriente e que foi trazida ao Ocidente pelos fenícios; chegou a Inglaterra da França onde tinham chegado iniciados da G L de Crotona, fundada por Pitágoras. Ao que parece, as perguntas representam o exame de um maçon.
• O rei Henrique VI (1421-1471) e os nobres da corte teriam sido iniciados na Fraternidade em 1442. A data de emissão do manuscrito, 1436, indicaria que o Rei só tinha 15 anos ao ser iniciado. Outra versão atribui o manuscrito a Henrique IV (1367-1413) mas ele morreu antes.
1439
• Em virtude de um privilégio concedido pelo rei Jayme II, as lojas escocesas passam a ter como G:. M:. hereditário os senhores Saint-Clair de Rosalyn.
1452
• É realizado o Convento Maçónico de Estrasburgo, Alemanha, convocado por Erwin de Steinbach e com a participação de arquitectos de Alemanha, Inglaterra e Itália. Foi estabelecido um Código de Regulamentos e foi organizada a Fraternidade de Franc-maçons. Foram reconhecidas 3 classes de artífices : Mestre, Companheiro e Aprendiz, estabelecendo sinais e saudações como métodos de reconhecimento, parte dos quais foram tomados dos maçons ingleses. Foram criadas cerimónias de iniciação com simbolismo que ocultava doutrinas profundas de filosofia, religião e arquitectura.
• Como resultado do Convento foram estabelecidas Lojas em muitas cidades da Alemanha, reconhecendo a supremacia da Loja de Estrasburgo. Erwin de Steinbach foi eleito G:. M:.
1459
• É realizado um Convento Maçónico em Ratisbona (Regensburg) Baviera.
• Dotzunger, arquitecto da Catedral de Estrasburgo, como Presidente do Grémio da Alemanha, convoca a Assembleia de Mestres de todas as Lojas, sendo discutido e sancionado o Código de Leis adoptado em 1452 conhecido como As Constituições dos Maçons de Estrasburgo. Foi estabelecido que deveriam ser criadas 4 Grandes Lojas, em Estrasburgo, Viena, Colónia e Zurich, e que o Mestre de Obras da Catedral de Estrasburgo seria o G:. M:. dos maçons da Alemanha.
1462
• Ago. 24 - As Lojas de Magdeburgo, Halberstadt, Hidesheim e de todas as cidades de Saxónia inferior se reúnem em Torgau, onde aceitam as Constituições aprovadas em Estrasburgo. Redigiram uma Constituição com 112 artigos que ficou conhecida como Ordenações de Torgau.
• A Associação de Investigação maçónica de Manchester, Inglaterra, deu a publicidade em 1941, um documento dos Estatutos alemães de 1462 onde está escrito o juramento do Aprendiz de não revelar a saudação maçónica.
1464
• É realizado um novo Convento Maçónico em Ratisbona, convocado pela G:. L:. de Estrasburgo para estudar as divergências das GG:. LL:. de Estrasburgo, Colónia, Viena e Berna.
1469
• Abr. 24 - É realizado um Convento Maçónico em Esfira (ou Spira) convocado pela G:. L:. de Estrasburgo para que fosse estudada a construção de obras públicas, religiosas e monumentais dos principais Estados da Europa, para estudar a verdadeira situação das confrarias maçónicas e, especialmente as estabelecidas na Inglaterra, nas Gálias, Lombardia e Alemanha e, finalmente para tratar dos direitos e atribuições das Lojas e suas recíprocas relações. (Fonte : Nicola Aslan em Historia Geral da Maçonaria).
1475
• Um Código escrito no reinado de Eduardo VI da dinastia normanda, para instrução dos candidatos a novos irmãos, diz : "Que, pese a que muitos antigos documentos da Fraternidade em Inglaterra foram destruídos ou perdidos nas guerras de saxões e daneses, o rei Athelstan, insigne arquitecto, que ordenou traduzir a Bíblia a língua saxão no ano 930, uma vez que estabeleceu a paz e a tranquilidade no reino, construiu grandes obras e estimulou a muitos maçons vindos da França, nomeando-os sobrestantes". Estes trouxeram consigo as Obrigações e Regras da suas Lojas, conservadas desde os tempos de Roma e obtiveram também do Rei a reforma da Constituição das Lojas inglesas "segundo o modelo estrangeiro e o aumento de salários dos maçons operativos".
1498
• A Fraternidade de Pedreiros de Estrasburgo e da Alemanha, que tinha declinado devido a distúrbios políticos, foi restabelecida pelo Imperador Maximiliano I, que confirmou seus Estatutos e reconheceu seus deveres e privilégios.
1500
• Leonardo da Vinci, Américo Vespucio e o Grande Bibliotecário Paulo Toscanelli, criam Oficinas-Escolas e concebem, junto com o Grémio de Construtores a formação de Academias; esta forma de maçonaria intelectual inicia-se em Florença e brilha em Milão.
• O Manuscrito de Dowland, escrito entre 1500 e 1550, cita que o Príncipe Edwin "convocou uma Assembleia em York e lá ele constituiu maçons e lhes atribuiu deveres".
1501
• Jul. 13 - Um decreto do Parlamento da França proíbe toda e qualquer assembleia de pedreiros e carpinteiros, sob o pretexto de confraria. (Fonte : Nicola Aslan em História Geral da Maçonaria).
1513
• No reinado de Jaime V de Escócia, humanista fervoroso, o senhor Saint-Clair, G:. M:. das Lojas Escocesas, viajou a Itália e, entusiasmado, mandou vir maçons italianos, uniu-os aos maçons escoceses e organizou-os numa confraria que, sob a protecção do Rei, tomou grande impulso.
1516
• Convidado pelo Rei da França, Francisco I, conhecido como o Pai das Letras, Leonardo da Vinci muda-se para Paris, funda uma Loja franc-maçónica com refugiados de Florença e Milão, organiza e dirige o Colégio Francês Laico.
1517
• Ao ser reconstruída a Fonte de Baal, em Limrick, Irlanda, encontrou-se na Pedra Fundamental uma placa de latão com a data de 1517 com a inscrição : "Eu procuro viver com amor e carinho dentro do esquadro e do compasso" (Fonte : E. Seignemartin, Revista A Verdade, Jan./Fev. 1980)
1523
• Quatro anos depois da morte de Leonardo da Vinci, realiza-se uma Assembleia Geral de franc-maçons franceses para formar uma organização.
1526
• Num livro escrito por William Bode aparece a palavra Free-mason aplicada em um sentido especulativo. O livro encontra-se no British Museum. Não confundir com Johannes Joachim Christopher Bode (1730-1793) escritor maçónico de Hamburgo. (Fonte: Masonic News de Montreal, 1957)
1535
• É realizado um Convento Maçónico em Colónia, convocado pelo Bispo Hermann. Assistiram 19 Delegados de Grandes Lojas e estudaram como rebater calúnias em contra da Ordem, sendo emitida a Carta de Colónia.
1538
• Nov. 15 - O Imperador Carlos V, da Alemanha, da cidade de Barcelona onde se encontrava, confirma as Constituições dos Talhadores de Pedra de Estrasburgo. (Fonte: Nicola Aslan em "História Geral da Maçonaria")
1547
• Fev. 26 - Em Izancanaque, México, morre torturado Guatimozín, o último Imperador asteca. A sua dignidade e a sua bravura na defesa da liberdade de seu povo inspiraram o Príncipe Regente D. Pedro (futuro Imperador D. Pedro I) a usar esse nome ao ser iniciado, em 1822.
• Henrique VIII confisca muitas possessões dos pedreiros agrupados em Lojas.
1563
• É realizada a Convenção de Basileia, convocada pela G:. L:. de Estrasburgo, sendo adoptados novos Regulamentos para reger as Lojas da Alemanha.
1564
• É realizado um Convento Maçónico em Estrasburgo.
1583
• Num Balaústre da Grand Lodge Nº 1, Edimburgo, lê-se em latim que o juramento é feito sobre o "livro" que está sustentado pelos irmãos mais antigos. Existem dúvidas se o livro é a Bíblia, os Evangelhos, o Livro das Obrigações do maçom, os Estatutos da Ordem ou outros, mais como está relacionado com o juramento, as maiores possibilidades são de que se trate de um livro sagrado. Outra data para este Balaústre seria 1599.
1598/1599
• A Loja de Edimburgo e outras na Escócia, foram legalmente dirigidas conforme por estatutos criados em 1598/99, promulgados por William Schaw "Maister of wark, Wairden of ye Masons". Existiam 3 Lojas no reino, as quais ainda existem sob os números, 1, 0 e 30, nos registos da G L de Escócia.
1600
• Sir Thomas Boswell, esquire de Auschinleck, Escócia, foi nomeado Inspector de uma Loja que já admitia membros que não fossem pedreiros. É a primeira informação relativa a um elemento não profissional recebido por uma Loja de maçons. (Fonte: Les Societés Secrêtes, de George Allary) (Veja 1641). Outros autores dão o nome como John Boswell, Lord de Auschinleck sendo admitido como aceito na Loja St Mary's Chapell, Edimburgo, Escócia. E este John Boswell é antecessor do James Boswell que foi Deputado do G:. M:. de Escócia entre 1776 e 1778.
1607
• Jaime I declara-se protector da Maçonaria em Inglaterra.
• Inigo Jones, senhor de Saint-Clair, é nomeado Mestre e organiza as Lojas segundo o modelo das Academias Italianas, diminuindo o número de maçons inadequados ao estudo e incentivando personagens de prol desejosos de cultura à solicitar sua admissão na Fraternidade.
1617
• Mai. 13 - Nasce em Lichfield, Escócia, Elias Ashmole. Dedicou sua vida ao estudo de música sacra, além do estudo de Direito, de Astrologia, da Astronomia, da Heráldica e, principalmente, da Alquimia.
1620
• Existe em Edimburgo um trabalho lavrado em madeira que reproduz com muita fidelidade a Lenda de Hiram, executado pelo artista italiano Giovanni Francesco Barbieri por volta de 1720/1750. Sabendo-se que a Lenda foi incorporada ao ritualismo maçónico mais ou menos em 1725, conjectura-se que Giovanni possa ter sido um dos maçons aceitos da época e que a Lenda já era parte integrante da ritualística maçónica na época. (Fonte: E. Seignemartin, Revista A Verdade, Nov 1977).
1626
• A antiga Constituição de York expressa no seu ponto 4o: "Nenhum membro será infiel à Ordem, nem guardará prejuízos contra seu mestre ou seus Companheiros" e no ponto 7º diz: "Nenhum Mestre entregar-se-á a excessos e nem procurará contacto carnal com a mulher, filha ou concubina de seu Mestre ou de seus Companheiros". O termo Mestre serve para designar o Oficial que preside a Loja, que pode ou não ter um grau superior, e o termo Companheiros inclui todo o quadro da Loja.
1629
• O Manuscrito J. S. Thorp menciona que o juramento do iniciando numa Loja maçónica é feito sobre o Livro.
1639
• Nicholas Stone, Mestre Maçom do Rei, é registado entre os maçons aceitos na Loja de Aceitação, adida à Companhia dos Maçons de Londres.
1641
• Junho 8 - Acta da Loja Mary´s Chapel (Edimburgo) indicando que maçons especulativos foram iniciados. Nessa oportunidade foram iniciados Robert Morey, Quartel Mestre Geral do Exército Escocês, o Coronel Mainwaring e o sábio alquimista e antiquário inglês Alias Ashmole. Conforme Allec Mellor no seu Dicionário da Franco-maçonaria e dos Francos-maçons, a Ata da Iniciação ainda preservada é o documento mais antigo mencionando a iniciação de um não operativo na Inglaterra, e dá outra data: 20 de Maio de 1641. J. G. Findel, na sua História da Maçonaria, fala que Elias Ashmole, conforme ele próprio declara em seu Diário, foi iniciado em 16 de Outubro de 1646 em uma Loja de Warrington. Aos 3 novos irmãos reconheceram-se-lhes o título de maçom, mas como não gozavam dos privilégios dos autênticos obreiros pois o cargo era somente honorário, foram denominados como "accepted masons". A confusão com a data de aceitação de Elias Ashmole nasceu porque no seu Diário ele declara que a partir desta data (Junho 8, 1641) as Confrarias de Maçons Construtores começam a autorizar o ingresso nelas a pessoas alheias ao ofício de construtor, desde que sejam pessoas distintas e notáveis pela sua sabedoria e talento; mas, ele mesmo, E. Ashmole, não foi iniciado nesta data.
1646
• Out. 10 ou 16 - No Diário de Elias Ashmole lê-se que ele "foi feito franc-maçom em Warrington, condado de Lancashire, junto do Coronel Henry Mainyaring, pelo Vig Pemket e os CComp da Loja". O próprio E. Ashmole escreve que ficou 35 anos sem participar da Loja. Elias Ashmole nasce em Lichfield, Stafforshire, Inglaterra, em 23 de Maio de 1617 e morre em South Lambeth (que hoje fica dentro de Londres) em 18 ou 19 de Maio de 1692.
• E. Ashmole escreve (teoria hoje discutida) o Ritual de A:. do Rito Escocês, tomando como base o sistema de solidariedade e aperfeiçoamento da humanidade dos mistérios das antigas iniciações da Índia e Egipto. Somente depois de 1717, a G:. L:. em Londres resolveu adoptar os Rituais escritos por Ashmole, visto que até então, os mistérios da maçonaria eram transmitidos verbalmente.
1648
• E. Ashmole terá escrito o Ritual do 2º Grau.
1649
• E. Ashmole terá escrito o Ritual do 3º Grau, mas ele não foi publicado nesta data devido aos acontecimentos políticos que a Inglaterra vivia nesses momentos.
• Henriqueta, viúva de Carlos I de Inglaterra, passa a morar no castelo de Saint Germain, oferecido por Louis XIV, onde juntam-se a ela membros da nobreza escocesa que, agrupados em Lojas maçónicas, desenvolvem uma acção anti-Cromwell. Assim começam na França as primeiras manifestações maçónicas devido a estes refugiados.
1656
• Documento da Ilha de Rhode (Rhode Island, USA) fala de uma reunião maçónica em casa de Mardicain Campanell, onde depois na sinagoga, são conferidos os graus de maçonaria a Abraham Moses.
1663
• No inventário de uma Loja de maçons aceitos, figura uma Bíblia.
• Dez 27 - A Fraternidade celebra uma Assembleia para renovar seus Regulamentos, estabelecendo normas para admitir novos membros. Estes Regulamentos são uma das fontes utilizadas por J. Anderson na sua Constituição de 1723.
1666
• Set. 02 à 06 - Terrível incêndio em Londres que destroem 40.000 casas e 86 igrejas, equivalente a 4/5 da cidade. Em Londres existiam 7 Lojas, mas formadas por 90% de maçons aceitos; foi necessário, então, chamar maçons de toda Inglaterra; os trabalhos de reconstrução foram coordenados pela Loja central de Londres, dirigidos pelo arquitecto Sir Christopher Wren (1632-1723) e que recebe o cargo de Arquitecto do Rei.
1665
• Num tosco memorando desta data (outra versão: trata-se do Manuscrito Harleian Nº 1942 de 1670) e usado provavelmente na Loja de Chester lê-se: "Existem palavras e sinais diversos de uma maçom livre, para vos serem revelados a medida que responderdes: Perante Deus no Grande e Terrível Dia do Juízo, eu conservarei o segredo e jamais o revelarei aos ouvidos de quem queira que seja, a não ser aos Mestres e Companheiros da referida Sociedade; assim Deus me ajude e o sagrado conteúdo deste Livro".
1668
• Mar 25 - O Rei da Inglaterra Carlos II, preparando-se para recuperar o trono, criou um Regimento de Guardas Irlandeses; este Regimento instalou uma Loja maçónica e que seria a única Loja cujos vestígios ainda existem.
1670
• São iniciados os trabalhos de reconstrução de Londres. Entre 1670 e 1711 são construídas 52 igrejas, entre elas a obra prima de Sir Christopher Wren, a Catedral de São Paulo, ademais de mansões, teatros de ópera, avenidas, etc. substituindo a madeira pelo tijolo e a pedra.
• No Manuscrito de Harleian, aproximadamente desta data, lê-se que "tem que ser seguidos os conselhos de Euclides e ser, sobretudo, fiéis a seus irmãos e a todos os homens". Também contém os "novos artigos" que haveriam sido aprovados em uma Assembleia Geral em 1663 e nos quais se lê: "Assim no futuro a dita Sociedade, Companhia e Fraternidade de Franc-maçons será regida e governada por um Mestre e Vigilantes, que a dita Companhia deverá eleger a cada ano, em uma Assembleia Geral".
1674
• Alcança desenvolvimento a maçonaria revolucionaria da China, denominada "Tien Ti" (Céu e Terra) com 30.000.000 de membros, fundada como revolta contra a ingratidão do Imperador que ordenou a decapitação dos monges que dirigiram a defesa do Império contra a invasão dos tártaros.
1675
• É iniciada a construção da Igreja de São Paulo de Londres sendo colocada a Pedra Fundamental pelo Rei Carlos II. O Mestre de Maçonaria era o Conde de Arlington e o Arquitecto Christopher Wren. A obra foi terminada em 1710.
1677
• Dez 20 - A Loja Cannongate Kilwinning Nº 2 recebe sua Carta Constitutiva da Loja Mater de Kilwinning, em Arshire (actualmente conhecida como Loja Mãe Kilwinning Nº 0). Kilwinning é uma pequena cidade da Escócia, considerada como o lugar e nascimento da Franc-maçonaria
1682
• Mar 10 - No Diário de E. Ashmole lê-se que houve uma recepção no Salão dos Pedreiros de Londres e que ele "era o Comp:. mais antigo" e que fora dele "estavam presentes os seguintes CComp:." e segue a relação.
1683
• Mar 13 - Jean-Theophile Desaguilliers nasce em Rochelle, França. (Fonte: Jean Palou, A Francmaçonaria Simbólica e Iniciática).
• A G:. L:. Nº 1 regista numa da suas Actas que quem vem a jurar "põe suas mãos sobre o Livro enquanto são lidas as obrigações".
1685
• Nos Cargos das Antigas Instalações dos anos 1685 até 1688, o termo Comp:. é definido como sinónimo de Maçom no ponto 4º: "Todos os Maçons chamar-se-ão Companheiros ou Irmãos, não podendo fazer uso de outra denominação".
• O Manuscrito Colne (Inglaterra) menciona, de forma similar a manuscritos anteriores, a existência da Bíblia numa Loja ao falar do Juramento: ..."logo um dos mais antigos toma a Bíblia ..." (Veja ano 1583).
• Na morte do G:. M:.Conde de Arlington é designado Christopher Wren para o cargo.
• No Regulamento de uma Loja operativa de franc-maçons do Condado de Warwick, especifica-se que o Ap:. que for iniciado "deve vestir a Loja", quer dizer, entregar a cada membro de ela, suficiente comida, bebida alojamento, luvas e avental.
1686
• O Dr. Robert Plot, no seu livro "Natural History of Staffordshire", Cap. 3º, refere-se a admissão de maçons "que consiste principalmente na comunicação de certos sinais secretos, por cujo eles se reconhecem uns aos outros em toda a Nação".
1688
• Mar 25 - Organiza-se uma Loja maçónica no Regimento Guardas Irlandeses, da causa stuartista (Saint Germain, Paris).
• Ao refugiar-se na Abadia de Clermont, França, o Rei Jaime III de Inglaterra encontra ali um centro maçónico.
1690
• O Manuscrito Beaumont menciona o Livro nas instruções de como fazer o juramento numa Loja maçónica.
1691
• Mai. 18 - É realizada na Igreja de São Paulo, Londres, uma grande reunião da Fraternidade de Maçons Aceitos, sendo iniciados Sir Christopher Wren (veja 1685), Sir Henry Goodrich e outras pessoas.
1693
• A Carta da Loja de York, reproduzindo as Antigas Cartas, mantém expressamente a obrigação de ser fiel a Deus e a Santa Igreja, como prova de que a Maçonaria inglesa continuava católica sob a monarquia protestante de Guilherme III de Orange.
1694
• Parece ser certo que o Rei Guilherme III de Inglaterra foi iniciado neste ano e, presidida por ele, realiza-se uma Assembleia em Hampton Court, publicando-se novos Estatutos. O artigo 1º pede que "Vosso primeiro dever é serdes fiel a Deus e evitardes todas as heresias que não o reconhecerem" não falando mais de fidelidade à Santa Igreja.
1695
• Charles Lennox substitui a Christopher Wren como G:. M:. da Companhia de Maçons de Londres.
1696
• No mais primitivo dos catecismos maçónicos, o Manuscrito Edinburg Register House, encontram-se algumas perguntas e respostas tais como :
o P - Onde era a primeira Loja ?
o R - No pórtico do Templo de Salomão.
o P - Em que parte do Templo funcionava a Loja ?
o R - No pórtico de Salomão, na extremidade Ocidental do Templo, onde foram colocadas as duas colunas.
• Também este Manuscrito menciona o uso da Bíblia ao descrever o juramento. O Manuscrito Chetwode Crawley de 1700 é similar ao Edinburgh.
1700
• O Manuscrito Sloane menciona o juramento maçónico da seguinte forma: " ... e assim Deus me ajude e o conteúdo deste Livro. Então o candidato beija o Livro ...".
1702
• Ao subir a rainha Ana ao trono de Inglaterra, cessa Christopher Wren como G:. M:., não sendo substituído. A maçonaria operativa encontrava-se em franco declínio.
1703
• A Loja São Paulo, Londres (depois Loja Antiguidade Nº 2), adoptou o seguinte acordo: "Os privilégios da Maçonaria não serão, no sucessivo, património exclusivo dos maçons construtores; qualquer outra pessoa, de qualquer outra profissão, terá direito a optar a esses privilégios sempre que seja regulamentarmente aprovada e iniciada na Ordem". Esta acordo foi incorporado por Anderson na Constituição de 1723.
1704
• Jonathan Belcher (nasceu em 8/1/1681), que viria a ser nomeado Governador Colonial de Massachussets, New Hampshire e New Jersey, é iniciado em Londres e seria o primeiro norte-americano maçom. (Fonte: Kurt Max Hauser na revista O Prumo)
1707
• A Dieta Imperial de Ratisbona decreta a dissolução da conexão das Lojas da Alemanha com a G:. L:. de Estrasburgo, devido a que essa cidade tinha sido anexada aos franceses.
1710
• É fundado o Rito maçónico Soficianos, com 7 graus.
• No manuscrito Dunfries Nº 4, se lê: Pergunta: Quais são estes pilares ? Resposta: O Esquadro, o Compasso e a Bíblia.
1716
• Fev. 24 - O Ir:. James Radcliffe, Conde de Denventwater, é executado na forca.
• Ao terminar a insurreição jacobina, as poucas Lojas existentes em Londres acham conveniente, considerando o afastamento de Sir Christopher Wren, unir-se as ordens de um G:. M:. que haveria de ser centro de união e harmonia.
1717
• Fev. - Reúnem-se na Apple Tree Tavern, Charles Street, Covent Garden, Londres, 4 Lojas desta cidade a saber: Goose and Gridiron (O ganso e a grelha), Queen's head (A cabeça da Rainha), Apple Tree (A macieira) e a Rummer and grapes (O copo e as uvas), e decidem constituir uma Grande Loja pro-tempore, iniciando os preparativos para a reunião decisiva a acontecer em Junho, na Festa do Solstício de Verão.
• Jun. 24 - As 4 Lojas mencionadas acima, reúnem-se no local da Goose and Gridiron, e oficializam a criação de uma Grande Loja, escolhendo como primeiro G:. M:. a Anthony Sayer e Grandes Vigilantes ao capitão Joseph Elliot e o carpinteiro Jacob Lamball.
• O nome de G:. L:. de Londres ou G:. L:. de Inglaterra como é normalmente conhecida esta G:. L:.em muitos textos hoje em dia, não é apropriado, considerando que estas 4 Lojas não eram as únicas existentes em Londres (haveriam aproximadamente 12 Lojas, mas só estas 4 interessaram-se no projecto) não poderiam eleger um G:. M:. para Londres e menos para Inglaterra. Aparentemente, o nome de G:. L:. de um grupo exclusivo de 4 Lojas não seria o mais apropriado. Somente em 1738 que, pelos méritos de valiosos homens atraídos à nova organização, que os títulos de G:. L:. e G:. M:. tomam real significado e importância.
• Quando foi criada a primeira G:. L:., viviam em Londres aproximadamente 1000 judeus.
• Na History of the Lodge of Edinburgh, D. Murray Lyon confirma a luz dos primeiros protocolos das Lojas de 1717 a opinião dos irmãos Hughan, Keller e outros, que existiam unicamente Lojas de Aprendizes e Companheiros presididos por um Vigilante. Na fundação da G:. L:. não é feita nenhuma menção ao grau 3º nem de prerrogativas dos Mestres. Prichard, na sua obra Masonry Dissected, expressa claramente que com anterioridade não era conhecido o grau de M:. M:.
• É fundado o Rito Inglês ou dos Antigos Maçons Livres e Aceitos. Este Rito é praticado na Grã Bretanha, USA, parte da Alemanha, Suíça e parte de Centro e Sul-América. Consta com 3 graus simbólicos e 5 graus denominados do Royal Arch. As GG:. LL:. deste Rito não reconhecem graus superiores a estes, mas autorizam os derivados das Ordens Medievais de Cavalaria.
• A representação mais antiga de um avental da maçonaria moderna está no retrato de Antony Sayer, realizado por Allighmore.
1718
• A G:. L:. (Londres) elege como 2º G:. M:. a George Payne.
• George Payne ordena reunir todos os escritos, documentos, cartas, etc., que interessem à maçonaria e copias das Constituições Góticas para elaboração da futura Constituição da G:. L:.
1719
• Jean Theophile Desaguliers, nascido em Aytré, subúrbio de La Rochelle, França, em 12 de Março de 1683 e amigo de Isaac Newton, é eleito como 3º G:. M:. da G:. L:. (Londres). Sua última presença em Loja aconteceu em 8 de Fevereiro de 1742. Morre em 29 de Fevereiro de 1744, em Londres
1720
• O G:. M:. J. T. Desaguliers ordena queimar todos os manuscritos maçónicos existentes, para evitar que caíssem em mãos profanas.
• A G:. L:. (Londres) elege como 4º G:. M:. a George Payne (2º período).
• Set. 29 - Na taverna Armas do Rei, com a presença de 16 Lojas, James Anderson (1680-1739) V:. M:. de Loja e pastor presbiterano, foi incumbido de colocar as velhas Constituições Góticas em ordem, sob nova forma mais metódica e aproveitando os manuscritos existentes.
1721
• Jan. 06 - Iniciação de William Stukeley em Londres, primeiro registo existente de um profano iniciado na maçonaria moderna. Era membro da Royal Society (investigação científica).
• Fundado o Rito maçónico de Swedenbourg, com 8 graus.
• Jun. 04 - Por iniciativa do Duque de Montagu, futuro G:. M:. da G:. L:. de 1717, é fundada na cidade belga de Mons, a Loja A Parfaite Union, que seria a primeira Loja dos tempos modernos no continente europeu.
• Jun. 21 - A G:. L:. (Londres) aprova as Ordenanças Gerais (General Regulations) compiladas por George Payne.
• Jun. 21 - A G:. L:. (Londres) elege como 5º G:. M:. ao Duque de Montagu.
• Out. 21 - Fundada em Dunkerque (França) a primeira Loja dependente da G:. L:. (1717) sob o nome de Amizade e Fraternidade. Estima-se que esta seria a primeira reunião maçónica em solo francês. (Veja 1725). Este tipo de discussão entre os historiadores torna-se normal devido principalmente à reserva e discrição dos maçons através da historia, que faz que não ficam documentos que avalizem determinada hipótese.
• Out. 29 - A G:. L:. (Londres) toma acordo para James Anderson redigir a primeira Constituição na base de documentos reunidos por George Payne.
• Dez 27 - Na mesma taverna Armas do Rei (veja 1720), com a presença de 20 Lojas, o G:. M:. Duque de Montague nomeia uma comissão de 14 irmãos para examinar o manuscrito apresentado por J. Anderson e emitir um parecer.
• O Duque de Montagu expede a Carta Constitutiva para a Loja A Parfaite União do Regimento dos Guardas Escoceses, França.
1722
• Mar. 25 - Reunida a G:. L:. (Londres) na Taverna Ponte da Praia com 24 Lojas presentes, foram lidos o Relatório da Comissão Revisora e a Constituição de Anderson. Algumas modificações foram sugeridas e, finalmente, declararam-se aprovadas as "Constituições". Decidiu-se, na mesma reunião, mandar imprimi-las para serem lidas quando do ingresso de um novo membro na Fraternidade ou quando o V:. M:. de uma Loja assim ordenar.
• Primeira referência aos graus superiores ou azuis, conforme Robert Sambler, autor de um tratado hermético intitulado "long Livers" aparecido sob o pseudónimo de Eugenius Philalethes Júnior e dirigido aos membros da G:. L:.. Samber faz distinção entre os "que não estão muito iluminados" e os que "tem maior luz", que "são da classe superior", e "estão iluminados pelos mais sublimes mistérios e os mais profundos segredos da maçonaria", e fala aos maçons sobre o grau superior que se acha "atrás do véu".
• Jun. 21 - A G:. L:. (Londres) elege como 6º G:. M:. a Filipe, Duque de Wharton.
• O Duque de Wharton é degradado como maçom em reunião aberta, pouco depois de deixar o cargo de G:. M:., por conspirar na facção que intentava restaurar a dinastia dos Stuart na pessoa do filho de Jacob II, O Pretendente, exilado na França.
1723
• Jan. 17 - J. Anderson é eleito 2º G:. Vig:., sendo o 7º G:. M:. o Duque de Dalkeit (por influência do Duque de Wharton).
• Foi neste momento de J. Anderson apresentou orgulhosamente a primeira edição do Livro das Constituições (The Constitutions of the Free-masons) impresso por William Hunter, para John Senex na Globe e John Hooke na Flower-de-luce em frente da igreja St. Dunstan, na Fleet street, Londres.
• O Livro das Constituições tinha uma dedicatória de Desaguliers, uma curta história da Maçonaria desde a criação do mundo, os Antigos Deveres ou Leis Fundamentais (Old Charges) e as 39 Obrigações ou Regulamentos Gerais de 1721 compilados por George Payne, a aprovação do Livro e 4 cânticos maçónicos (Canção do Mestre, Canção do Vigilante, Canção dos Companheiros, Canção dos Aprendizes). A Canção do Mestre é dedicado ao V:. M:., como hoje é conhecido.
• A Constituição de Anderson não menciona graus superiores.
• Nos Regulamentos Gerais aparece pela primeira vez, a expressão Landmark (art 39).
• James Anderson, predicador da Igreja Presbiterana de Londres, doutor em Filosofia e Teologia, nasceu em Aberdeen em 1680, desconhece-se a data de seu traslado a Londres, não esteve presente na fundação da G:. L:. e aparece nos registos da Loja Horne Tavern, em 1723 e 1725.
• Fev. 28 - A G:. L:. aprova a venda para o público do livro da Constituição de Anderson, impresso por John Senex e John Hooke, 96 páginas.
• Na G:. L:. (Londres) aparece pela primeira vez um Secretário que depois foi designado Gr:. Secr:..
• Aparecem referências ao Royal Arch (Marco de um Mestre) no livro A Mason's Examination, publicado por The Flying Post, Londres.
1724
• Um Manuscrito das Antigas Constituições Maçónicas impresso em Londres sob o título The Secret History of the Free-masons, apresenta os Rosacruces e os maçons como "irmãos da mesma Fraternidade ou Ordem".
• A G:. L:. (Londres) elege como seu 8º G:. M:. o Duque de Richmond.
• Conforme Ludwig Keller, é efectivado o grau de Mestre pela G:. L:. (Londres) da forma como haveria sido criado por E. Ashmole. (Keller foi iniciado em 1897 em Kässel e era Director do Arquivo Público de Münster).
• Fundada a G:. L:. de Viena.
• Fundada a G:. L:. de Frankfurt-sur-Main
• Fundada a G:. L:. de Connecticut (USA).
• Fundada a G:. L:. de Munster, cidade de Cork, Irlanda, que é o berço da G:. L:. de Irlanda; o primeiro G:. M:. é Earl de Rosse conde Derwentwater.
• Tem-se conhecimento de uma Loja escocesa com o nome de São Tomé, em Paris, em homenagem a São Tomé de Cantuarias, venerado pelos stuartistas. A loja São Tomé reunia-se no restaurante de Hure, o Louis D'Argent, sito na rue de Boucheries, bairro de Saint Germain, Paris. (Veja 1721 sobre a primeira reunião maçónica na França).
1725
• Numa resolução da Antiga Sociedade de Maçons de York, Inglaterra, estabelece-se que "cada primeira Quarta feira uma Loja será desenvolvida na casa de um Irmão, por ordem, e uma hora será destinada para falar de Maçonaria". Seria a mais antiga menção de instrução em Loja. (Fonte : Yasha Beresiner em Masonic Education, site da G:. L:. Unida da Inglaterra)
1726
• Jan. 29 - Fundada a L:. Dumbarton Kilwinning, Nº 18, na Escócia.
• No Grand Mistery Said Open, ao receber a Palavra Sagrada, lê-se : "... apoiei-me no meu joelho direito com a sagrada Bíblia sobre meu peito".
• Dez. 27 - Lavrada em Cork a primeira Acta da Loja No 1 da G:. L:. Provincial de Munster, Irlanda. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of Freemasonry).
1727
• Abr. 27 - A Loja Swan and Rummer, em Finch Lane, de Londres, convoca uma Loja de Mestres, reunião que se realizaria no dia 29. Esta seria a mais antiga referência a uma Loja no grau de Mestre. (Fonte: Institute d'Etudes Maçonniques).
1728
• Jan. 22 - Fundada em Calcutá por europeus uma Loja que seria a mais antiga em território asiático. (Fonte: Alceu de Maynard de Araújo em Efemérides)
• Fev. 15 - Filipe, Duque de Wharton e um reduzido número de ingleses, funda em Madrid a Loja A Matritense Nº 50 , dos registos da G:. L:. (Londres) com Carta Constitutiva Nº 50 e patente de Lord Colleraine, G:. M:.. Funciona na própria residência do Duque. Abateu colunas pouco antes de 1767. Para alguns é conhecida como Loja As 3 Flores de Lys, nome do Hotel francês onde teria sido fundada; outra versão da como título distintivo Les French Arms com sede na rua de São Bernardo. O duque de Wharton mais tarde converteu-se ao catolicismo, morrendo quase transtornado num convento na Espanha, em 1773 com 35 anos de idade.
• Dez. 27 - A G:. L:. de Irlanda estabelece 10 regras gerais, sendo a 9ª a emissão de um certificado de maçom para efeitos de identificação.
• Em 1728 ou 1729 terá sido fundada a G:. L:. de França (veja 1736), durante uma visita do duque de Wharton, que foi o primeiro G:. M:. das Lojas do reino da França.
1729
• Fundada a G:. L:. de Irlanda e Earl de Rosse é o primeiro G:. M:.. (veja 1725).
• Fundada em Paris uma Loja jacobina de nome São Pedro e São Paulo.
• Mar. - Fundada uma segunda Loja no continente europeu, agora em Gibraltar, com Carta da G:. L:. (Londres) sob o Nº 51 e com o nome de San Juan de Jerusalém. Hoje funciona com o Nº 115.
• Mai. 17 - Haveria sido inaugurada uma segunda Loja na França por André Francis Lebreton na rue La Boucherie, Paris, mas parece ser a mesma Loja Louis D'Argent de 1728.
• Fundada em Paris a Loja Saint Martin.
• A Encyclopediae Ephraim Chambers refere-se a maçons "que tinham todos o carácter de rosacrucianos".
• Ocorrendo uma cisão política, a Loja São Tomé cedeu o local a uma Loja orangista, que tomou o nome da estalagem O Louis D'Argent. A Loja São Tomé passa a reunir-se no Hotel de Soissons, proprietário Leroy, sito na rue De Deuz Ecus. A nova Loja é mencionada frequentemente como Loja São Tomé de Louis D'Argent.
• Fundada a Loja das Artes Santa Margarida, saída da Loja Louis D'Argent.
1730
• Jan. 29 - Sucedendo a Lord Kingston, o Duque de Norfolk é empossado como G:. M:. da G:. L:. (Londres).
• Conforme Ludwig Keller, é criado o grau de Comp.
• Lord Colleraine concede poderes para fundar a primeira Loja na Índia no Fort William (hoje Calcutá). Aparece no registo da G:. L:. de Inglaterra sob o nome de Loja East India Arms in Bengala.
• Out. - Primeira edição do livro Masonry Dissected, de Samuel Prichard, que ingressou na Ordem com o exclusivo propósito de conhecer seus segredos e poder fazer o livro, que resultou um sucesso; em 11dias teve 3 edições. Até 1737 tinham-se vendido 7 edições e traduções no alemã, francês e holandês. Naquela época era proibida a impressão de rituais pelo que este livro tem valor para investigações e também acabou contribuindo para uniformizar os Ritos.
• Mar. 17 - Iniciação de André Miguel de Ramsay (1681-1743).
• Mai. 12 - Iniciação de Charles de Secondat, Barão de la Brede e Montesquieu na Loja Horn, de Londres. Na mesma sessão foi também iniciado o Conde Jean-Baptiste-François de Sade, pai do Marques de Sade.
• Jun. 5 - Th. Howard, Duque de Norfolk, G:. M:. da G:. L:. de Inglaterra, confere a Daniel Cox, de New Jersey (USA) o cargo de G:. M:. Provincial de New York, New Jersey e Pensilvânia; é o primeiro maçom a ser investido de tal dignidade no Novo Mundo, mas, aparentemente, o irmão Cox não desempenhou tal cargo. (Fonte: Descartes de Souza Teixeira na obra Antimaçonaria)
• Set. 5 - O Daily Journal, Londres, indica que os maçons são um enxerto do rosacrucianismo.
• Uma circular do G:. O:. da França datada em 4 de Setembro de 1788, menciona como existentes na França entre 1725 e 1730 cinco Lojas: Louis D'Argent, de Bussy, de Aumont, da Perfeita União e de Bernouville. É necessário agregar quatro outras Oficinas constituídas em 1729 pela G:. L:. (Londres) sob os nome de Sainte-Marguerite, Saint-Thomas, Saint-Martin e Saint-Paul. Autores (Thory) dão dois nomes à Loja Saint-Thomas; também Au Louis D'Argent (Veja 1729). Haveriam outras Lojas no resto do território francês? Ninguém sabe, já que o G:. O:. até 1756 não tinha um registo regular de suas deliberações. (Fonte: Histoire du Grand Orient de France, de A. G. Jouaust).
1731
• A G:. L:. de Inglaterra autoriza que os Veneráveis Mestres e os Vigilantes, possam pendurar suas jóias em colares brancos em torno de seus pescoços, sendo esta a primeira noticia escrita sobre colares.
• Neste ano aproximadamente, é adoptada a orla azul do avental para o G:. M:., seu Deputado (G:. M:. Adjunto) e os Grandes Vigilantes. Os Veneráveis Mestres e os Vigilantes das Lojas foram autorizados a forrar os aventais com seda branca e os Oficiais administrativos, Tesoureiro e Diáconos com seda vermelha.
• Fundada a primeira G:. L:. de Itália, em Nápoles.
• Benjamin Franklin é iniciado em Pensilvânia.
• Iniciado o Príncipe Franz Estevão, mais tarde Francisco I Imperador da Alemanha (Kaiser), por Desaguliers em Hagg, sendo apresentado pelo escritor e político inglês Chesterfield (Cartas a meu filho) que naquela época era Embaixador nos Países baixos. No acto da iniciação foi elevado à Companheiro. O Príncipe desenvolveu intensa actividade maçónica a vida toda.
• A G:. L:. de Inglaterra elege como G:. M:., Lord Level.
• O capitão inglês John Phillips é nomeado G:. M:. Provincial da Rússia. O Czar Pedro O Grande, que conforme uma lenda tinha sido iniciado por Sir Christopher Wren no Grau de Santo André do Rito escocês, tinha prometido estabelecer a Ordem na Rússia.
1732
• Abr. 3 - O Visconde de Montague, G:. M:. da G:. L:. de Inglaterra, concede Carta regular sob o Nº 90 à Loja O Louis D'Argent, também conhecida como São Tomé.
• Abr. 17 - George Skinner, Enfield, Inglaterra, é iniciado sendo cego de nascença, com a explicação que seu defeito físico não o impedia de aprender e praticar as doutrinas da maçonaria especulativa.
• Abr. 27 - Marinhos ingleses fundam em Bordéus, França, a Loja L'Anglaise sob o Nº 204 e sob os auspícios da G:. L:. de Inglaterra.
• Set. 14 - A Câmara de Polícia de Paris emite um decreto proibindo as associações Maçónicas.
• Nov. 20 - A Loja Louis D'Argent é oficialmente instalada no Hotel de Bussy, de Lardelle, sito à rue de Bussy 4.
1733
• Mar 3 - Fundada a G:. L:. de Massachusetts (USA).
• Mar 19 - Nasce na Prússia, Friedrich Joseph Wilhelm Schröder, o fundador do Rito Rosa Cruz Rectificado
• Abr. 30 ou Jun. 30 - Com Carta Patente outorgada pelo Visconde de Montagu, G:. M:. de Inglaterra, o irmão inglês Henry Price e um grupo de 18 irmãos, imigrantes europeus, fundam a Loja de São João em Boston (USA). Funciona na Tavern Bunch of Grapes O Cacho de Uvas). As Lojas da G:. L:. de Massachusetts não tem número distintivo. O irmão Price, que era G:. M:. Provincial da G:. L:. de Inglaterra, é considerado o pai da maçonaria americana.
• Jun. 24 - Benjamin Franklin, com Carta Patente outorgada pela G:. L:. de Massachusetts, funda uma Loja em Filadélfia, que foi o origem de toda a maçonaria em Pensilvânia. Funcionava na taverna The Old Tun Tavern.
• Dez. - Na acta da Loja The Old's King Arm No 283 (Londres) lê-se que o Painel da Loja deve ser desenhado em tela.
• Benjamin Franklin dirige em Filadélfia a primeira edição americana do Livro das Constituições de Anderson e, neste mesmo ano, é eleito G:. M:..
• A Loja L'Anglaise de Bordéus constitui, em Valenciennes, a Loja A Parfaite União.
• Primeira menção de uma Loja escocesa na Lista de Lojas do Dr. Rawlinson.
• É criado o Fund of Benevolence pela G:. L:. de Inglaterra para ajuda de irmãos pobres ou viúvas de maçons necessitadas. Funciona até hoje.
1735
• Fev. 13 - A primeira Ata em preservação da Loja Cannongate Kilwinning Nº 2 começa assim : "Cannongate, 13 de Fevereiro, AD 1735, AM 5735. A Loja, tendo-se reunido dentro do prazo, resolve ......"
• Mar 31 - Aparece a primeira referência nas Atas da Loja Cannmongate Kilwinning (ou em qualquer outra Loja escocesa) sobre admissão de Mestres Maçons.
• Abr. 17 - O Cavalheiro Randolph Took é designado G:. M:. Provincial para a América do Sul pela G L da Inglaterra. (Fonte : Morivalde Calvet Fagundes, na Rev. A Verdade).
• Ago. 12 - Lord Weymouth, G:. M:. da G:. L:. de Inglaterra, instala a Loja escocesa D'Aubigny, no castelo D'Aubigny, propriedade do Duque de Richmond. Anteriormente a Loja funcionava no Palácio parisiense Dos Keroualles sito à rue de Varenne.
• Ago. 17 - Maçons residentes em Lisboa, solicitam permissão da G:. L:. de Inglaterra (1717) para fundar uma Loja. Esta teria sido concedida pois a 3 de Junho de 1736 o jornal St. James Evening Post informava que a referida Loja teria sido fundada.
• Set. 20 - O jornal St James Evening Post, Londres, relata uma sessão maçónica de uma Loja que funcionava na rue de Bussy, Paris, presidida por Desaguliers e pelo duque de Richmond, na presença do conde de Waldgrave, Embaixador de Inglaterra e de Montesquieu, tendo sido iniciado o conde de Saint-Florentin, secretário de Estado do rei da Franca.
• Fundada a primeira Loja da Suécia, em Estocolmo, pelo Conde de Cavalaria, Axel Ericsson Wrede Sparre.
• O duque de Lorraine funda na Itália a primeira Loja dos tempos modernos.
• Fundada a primeira Loja em La Haia sob o nome Le Veritáble Zele, sendo seu V:. M:. Johannes Cornelius Rademacher.
• Dez 10 - O povo saqueia a Loja De La Paix em Amesterdão composta quase exclusivamente por irmãos ingleses. Os governos da Holanda e Prússia suspendem os trabalhos maçónicos conforme édito publicado nesta data, e que tinha sido emitido em 30 de Novembro. (Fonte: Anais do 1º Congresso Maçónico Internacional de História e Geografia - Rio de Janeiro)
• A G:. L:. de Inglaterra solicita a J. Anderson uma revisão da Constituição.
• Oração do G:. M:. Provincial de Durham citando 12 versos sobre o uso por parte dos judeus da Espanha, da Espada e da Trolha. Ela é agora usada no Ritual rimado da Real Ordem da Escócia.
• Pela grande quantidade de Lojas escocesas em Paris, derivadas do stuartismo, sentiu-se a necessidade de designar um G:. M:., iniciando-se o processo de formação de uma Potência Maçónica, segundo o modelo inglês.
• Nova Loja se separa em Paris da Loja O Louis D'Argent. É a Loja de Bussy que tomará o nome de D'Aumont, no momento em que é nomeado V:. M:., o duque de D'Aumont.
• O baronete escocês James Hector Mac Lean é nomeado G:. M:. das Lojas Escocesas da França.
• Fundada a G:. L:. da Geórgia (USA).
1736
• As lojas "inglesas" em Paris dependentes da G:. L:. de Inglaterra fundam a G:. L:. Provincial, contra a vontade da Obediência inglesa que tinha recusado um pedido feito em 1735.
• O Conselho da República e Canton de Genebra proíbe a maçonaria.
• Fundado o Rito de Ramsay com 5 graus, aumentado depois a 7. (Veja 1728).
• Jun. 03 - Primeira Loja maçónica de Portugal, constituída por súbditos ingleses. (Fonte : Agenda O Livro dos Dias - 2000)
• Jun. 24 - Quatro Lojas de Paris reúnem-se com a presença aproximada de 60 irmãos, fundando a G:. L:. da França, elegendo como G:. M:. a Charles Radcliff, conde Dervenwater. A G:. L:. da Inglaterra alega que estas Lojas eram auto constituídas, e não obedeciam a nenhuma potência
• Out. 15 - É enviada circular pelas 4 Lojas mais antigas de Edimburgo, Escócia, convidando-as para uma Assembleia, para organizar a maçonaria noutras bases.
• Nov. 30 - É realizada a Convenção de Edimburgo convocada na cidade, elegendo como G:. M:. ao irmão William Clair, sendo assim constituída a G:. L:. da Escócia. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of the Freemasonry)
• A G:. L:. da França desconhece a regularidade da G:. L:. de Inglaterra.
1737
• Mar 21 - André Miguel Ramsay escreve seu famoso discurso que seria pronunciado como Orador numa cerimonia de Iniciação na G:. L:. da França. Cumprindo ordens policiais da época, Ramsay enviou uma cópia ao Cardeal Fleury, que o devolveu com uma simples nota escrita na margem da 1ª página "Le Roi ne le veut pas" ficando o discurso oralmente inédito; mesmo assim, teve múltiplas repercussões lançando a primeira semente da criação da Enciclopédia e dando origem ao movimento dos Mestres Escoceses que criaram o 4º grau. Nesse discurso Ramsay expressa a ideia de uma República Democrática Universal compatível com o sentimento patriótico e urge a elaboração de uma Enciclopédia universal de todo o que existe de bom, grande e luminoso nas artes e na ciência. O Cavaleiro Ramsay, do partido stuartista, exilado em Paris por ser partidário de Jacob III ao trono de seu pai Jacob II, tinha sido investido como Cavalheiro da Ordem de São Lázaro pelo Regente Filipe de Orleans.
• Um grupo de irmãos da G:. L:. de Inglaterra separa-se dela e juntam-se aos restos das Corporações Operativas sob a Constituição da Grande Corporação de Obreiros de York, dando forma ao regime Escocês Antigo e aplicando à G:. L:. de Inglaterra o título de moderno. Eles se consideram depositários e continuadores das tradições das corporações de Ofício.
• O Barão Scheffer, primeiro G:. M:. da G:. L:. de Suécia, recebeu os 3 graus de São João em Paris e também os 2 graus escoceses.
• Fundada a G:. L:. de South Carolina (USA).
• O Príncipe Eleitor de Manheim proíbe a maçonaria.
• A G:. L:. de Inglaterra elege como G:. M:., o Conde de Darnley.
• Set. 10 - O Cardeal Fleury ordena a invasão do local onde é efectuada uma reunião maçónica e condena o dono do local, o comerciante Chapelot, a pagar uma multa de 10.000 francos e ao encerramento do seu comércio. A sentença proíbe, ao mesmo tempo, as Associações e, em especial, as Maçónicas.
• É iniciado o Príncipe de Gales que mais tarde governaria Inglaterra como George II. Ele foi o primeiro maçom da Casa Real inglesa. Iniciado por Desaguliers, a cerimonia foi realizada no castelo de Kew, Richmond.
• O Grão Duque de Médici, pouco antes de morrer, proíbe a maçonaria, que volta com todo vigor com o sucessor do Duque que era maçon.
• Nov. 25 - A expressão G:. L:. da França é encontrada pela primeira vez em um documento emitido em Paris, pelo Earl de Derwentwater ao Baron de Scheffer; mas esta potência tinha sido fundada em 1728 ou 1729, sendo desconhecida a data exacta.
• Dez 6 - Fundada a Loja de Hamburgo, mais tarde em 1743 designada Absalão As 3 Urtigas. O fundador seria Charles Sarry, maçon francês que morava na Alemanha e que foi o primeiro V:. M:.. As reuniões eram na Taverna D'Inglaterra, na língua francesa mas no Rito inglês. Posteriormente em 1740 a Loja obteve sua Carta de Regularização pela G:. L:. de Inglaterra. Deste facto foi dado conhecimento ao Príncipe herdeiro, futuro Imperador Frederico O Grande. Autores argumentam que haveria outras Lojas na Alemanha antes, mas não existem provas. Em 1742 Charles Sarry aparece como V:. M:. da Loja Os 3 Globos de Berlim.
1738
• Jan. 25 - Anderson apresenta sua revisão do Livro das Constituições onde é modificado o artigo1º e inclui uma nominata dos Grandes Mestres. O artigo 1º era : "Um Maçom está obrigado, pela vocação, a praticar a moral e se ele entende os seus deveres não será jamais um estúpido ateu ou um libertino sem religião". Na época um sector entendeu que, junto com ofender ao ateu e ao homem sem religião, a Maçonaria condenava a ambos. O artigo 1º ficou assim : "O Maçom está comprometido pela sua qualidade mesma, obedecer a lei moral, como um verdadeiro noaquita" (discípulo de Noé). Na história do Templo de Salomão foi incluído o seguinte parágrafo : "Depois da colocação da Pedra Fundamental, foi celebrada pela Fraternidade mas a alegria foi interrompida pela morte do querido Mestre Hiram Abif, que foi sepultado dignamente na Loja, perto do Templo, conforme o antigo costume." Interpreta-se como o reconhecimento oficial da existência do grau de Mestre Maçom.
• Mar 29 - A Loja de Hamburgo estabelece multa de um marco para quem falar de religião ou política em Loja. (Fonte: O Livro dos Dias - 1999)
• Abr. 28 - O Papa Clemente XII lança a Bula In Eminenti Apostolatus Specula (uma Bula é um decreto papal para ser obedecido por todo o mundo católico). Nesta Bula condena-se a Maçonaria pelos seus segredos e por outros antecedentes "de nós conhecidos", é expressamente proibido que os padres católicos participem da maçonaria. Esta é a primeira proibição aos católicos de se misturarem com esta "seita religiosa" e, por tanto, é conhecida como a "Bula Mãe" contra a Maçonaria. Clemente XII, cego e doente durante todo o seu pontificado, estava moribundo quando foi emitida a Bula. Os governos da França, Hungria e Áustria, proibiram a publicação desta Bula. Nos Países Baixos, Malta e Suécia, originou até pena de morte. Na Polónia as Lojas, que tinham começado em 1730, acabaram por fechar.
• Jun. 24 - É realizada em Paris uma Assembleia Geral dos maçons, na qual é conferido ao irmão Louis Pardaillon de Gondrin, Duque de Antin, o título de G:. M:. Geral e Perpétuo dos Maçons do Reino da Franca, constituindo-se assim de facto a G:. L:. de Franca e separando-se da tutela da maçonaria de Inglaterra. A cerimonia aconteceu no castelo de D'Aubigny e a investidura foi conferida pelo Duque de Richmond. Não houve ruptura com a maçonaria inglesa, mas estes mostraram-se preocupados. Na 2ª Edição do Livro das Constituições, Anderson critica a "esses ingratos que se esqueceram de que o esplendor de que gozam provém, unicamente da G L de Inglaterra". Também não houve denominação oficial da G:. L:. da França e sim, das Lojas Regulares da França, G:. L:. de Paris e até, da G:. L:. Inglesa da França.
• O governo protestante da Genebra adopta providencias repressivas contra a maçonaria.
• Ago. 14 - É iniciado o Príncipe Frederico, futuro Imperador Frederico II O Grande, na Loja Absalão, Hamburgo, em cerimónia realizada no Hotel Korn, em Brauschweig. Na mesma noite foi iniciado, elevado e exaltado.
• Out. 11 - Um édito do Inquisidor Geral proíbe a maçonaria na Espanha.
• Fundada a primeira Loja em Dresden (na Alemanha) pelo Conde Rutowsky.
• O major Erasmus J. Phillips funda a maçonaria no Canadá, com patente outorgada por Vincent Price.
• Os magistrados de Hamburgo condenam a maçonaria.
• O Rei da Suécia proíbe a maçonaria.
1739
• Jan. 14 - O cardeal Ferro, por ordem pontifical, emite um violento Édito intimidando os maçons com a possibilidade da pena de morte, confisco de bens e total exclusão de futuras graças e perdão.
• O grupo dissidente da G:. L:. de Inglaterra, sob o nome de Antigos Maçons, é reconhecido pelas Grandes Lojas de Escócia e da Irlanda, acrescentando ao seu título "e Aceito".
• Obedecendo à Bula de Clemente XII, a Inquisição de Florença dita penas severíssimas contra os maçons. O poeta Tomasso Crudelli é martirizado por pertencer a uma Loja e depois exilado para a aldeia de Poppi. Devido aos sofrimentos da tortura falece em 27.01.1745. (Fonte: Kurt Max Hauser na revista O Prumo, Brasil)
• Jun. 1 - São sepultados em Londres, os restos de James Anderson. O cortejo foi conduzido por 5 sacerdotes dissidentes (Anderson era dissidente) e pelo Reverendo Desaguliers, seguido por uma dúzia de irmãos. Após o discurso sobre a insegurança da vida humana, sem mencionar o defunto, os maçons prantearam e bateram levantando os braços por 3 vezes sobre seus aventais de pele, conforme noticiado pelo Daily Post.
1740
• Termina a proibição da maçonaria na Suécia.
• Fundado o Rito da Perfeição, ou de Heredom, ou de Kilwinning, com 25 graus sendo os 18 primeiros iguais aos 18 primeiros do Rito Escocês Antigo e Aceito.
• Fundada a G:. L:. Nacional de Hamburgo, mãe da G:. L:. Os 3 Globos.
• Jun. 20 - Eleito V:. M:. da Loja Charlotennburgo, Frederico II, iniciando ao seu irmão carnal, Wilhem.
• Filipe V, rei da Espanha, baseado na Bula do Papa Clemente XII, promulga uma ordem contra os maçons, muitos dos quais foram detidos e condenados.
• Set. 13 - Fundada, sob direcção de Frederico II, a G:. L:. Mãe da Alemanha, de nome Zu Den Drei Weltkugeln, originada da Loja Os 3 Globos. Outra data : 1744.
• Fundada em Bordéus a Loja Parfaite Harmonie.
• Fundada a primeira Loja russa.
1741
• O irmão Diderot, da Loja Les Neuf Sœurs, publica 33 tomos da Enciclopédia (veja discurso de Ramsay em 1737).
1742
• Fundada pelo conde Von Hoditz a primeira Loja em Viena (Veja 1724).
• Estabelecido em Paris o Rito Escocês Rectificado. É dividido em 3 séries: a primeira tem 3 graus, a segunda 3 graus e a terceira tem duas prefeituras. É chamado Rectificado para indicar sua repulsa contra toda Alquimia, Cabala e Templários.
• Mar. 20 - Iniciado numa Loja de Frankfurt-on-Main, Karl Gottfeld, Barão de Hund, que criara o Rito da Estrita Observância.
• Jul. 20 - Nasce em Edimburgo, William Preston, investigador maçónico especialista em ritos e graus. Importantes são seus conceitos filosóficos e seus estudos sobre o Rito Escocês Antigo e Aceito. Morre em 1º de Abril de 1818. No seu testamento estabeleceu um fundo de 300 libras para promover a investigação ritualística, criando-se a Fundação conhecida como Prestonian Lecture, que existe até hoje.
• De La Tierce traduz para o francês as Constituições de Anderson, com excelente aceitação. Os críticos dizem que De La Tierce se permitiu certas liberdades literárias que, se bem tornam a leitura mais agradável, padecem entretanto de infidelidades.
• O abade Gabriel Louis Peraud publica O Segredo dos Franc-maçons, descrevendo as práticas Maçónicas naquele momento na França.
1743
• Fev. 23 - A Inquisição em Lisboa tortura cruelmente o irmão inglês nascido na Suíça, John Coustos, o irmão francês Jacques Mouton e outros maçons. O Inquisidor Geral para Portugal era o Cardeal da Cunha.
• Os governos protestantes de Zurique e Berna reprimem à maçonaria.
• A Imperatriz Maria Tereza fecha a Loja de Viena.
• A Inquisição, em Lisboa, persegue os maçons como hereges.
• Com a morte do Duque de D'Antin assume como G M Louis de Bourbon Condé, conde de Clermont, pouco interessado em maçonaria, marechal francês, membro da Academia Francesa, sem nunca ter escrito um livro. Nasce em 1709 morre em 1771. Inicia-se um período conturbado da maçonaria francesa até 1771.
• A primeira menção em escritos contemporâneos do Santo Real aparece em Youghal, Irlanda. Considerada a primeira notícia sobre a existência do Rito de York.
1744
• Mar. 27 - Em carta ao Cardeal Tencin, o Papa Bento XIV condena a maçonaria.
• Uma corrente de Mestres cria o Rito Adonhiramita, pretendendo que a Maçonaria baseia-se no Mestrado de Adoniram e não em Hiram. Quem foi Adoniram ?:
o a) O Livro dos Reis, cap IV ver 6 menciona a Adoniram, filho de Abda, como encarregado do tributo e tomando conta das levas de trabalhadores na construção do Templo.
o B) Seria a fusão das palavras Adonai (senhor) e Hiram, significando por tanto Senhor Hiram?
• Estabelecida a primeira Loja em Dinamarca com o nome de Zorobabel.
• Já existem 22 Lojas em Paris.
• Iniciado em Londres, Sebastião José de Carvalho e Mello, Marques de Pombal, estadista português.
• As autoridades de Auvignon, Paris e Genebra, condenam à maçonaria.
• Na obra do Dr. Dassing, "Serious and impartial enquiry into the cause of the present decay of Freemasonry in the kingdom of Ireland", fala-se da existência de uma Assembleia de maçons do Arco Real em York, e que desta cidade foi o grau introduzido em Dublin e que essa Assembleia foi conhecida em Londres.
1745
• De La Tierce faz uma reedição das Constituições de Anderson, em francês.
• Junho - A policia francesa surpreende uma reunião de iniciados, com assistência de 40 irmãos que recebem admoestação e o dono do local, um restaurante, uma multa. É renovada a proibição emitida em 1737.
• O Conselho do Canton de Berna e o Consistório de Hannover condenam à maçonaria.
• Out. 20 - A G:. L:. de França funda uma Oficina com o nome de Loja da Câmara do Rei, composta, principalmente, por funcionários do Palácio.
• Fundada a G:. L:. Nacional de Dinamarca.
1746
• Publicada a 3ª edição do Livro das Constituições de Anderson.
• Dez. - Charles Radclyffe, conde de Derwent-Water, tentando voltar a Inglaterra para lutar pela causa dos Stuarts, é preso e decapitado por delito de alta traição.
1747
• Abr. 30 - Lord Byron é eleito G:. M:. da G:. L:. de Inglaterra, cargo que exerceu até 20.03.1752, mas só esteve presente na G:. L:. nesses dois dias e no dia 16.03.1752 quando propôs Lord Carisfort como seu sucessor. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of the Freemasonry)
1748
• O Sultão da Turquia suspende as Lojas Maçónicas considerando que são seitas religiosas.
1749
• O rei Frederick V de Dinamarca e Noruega, envia à Noruega o Conde Christian Conrad Danneskjold Laurvig (1723-1783) que funda a 1ª Loja sob o nome St. Olai, em homenagem ao santo nacional de Noruega, e que muda depois para King Olav II, homenageando o rei que governou a Noruega desde 995 até 1030
1750
• Mar 13 - Benjamin Franklin é eleito G:. M:. da G:. L:. da Pensilvânia.
• Aproximadamente neste ano, terá sido fundada uma Loja em Nápoles por influência grega.
• Inicia-se a Maçonaria na Rússia com a criação das Lojas Zorobabel, em Riga, (Estónia) e Discrição, em São Petersburgo.
1751
• Mai. 18 - O Papa Benedito XIV lança a Bula Providas Romanorum Pontificium contra a maçonaria, confirmando a Bula anterior de Clemente XII. Neste documento, seguindo o anterior enumeram-se 6 razões para a condenação
• Jul. 2 - Fernando VI, rei da Espanha, baseando-se na Bula do Papa Bento XIV, decreta pena de morte para todo indivíduo que professar a maçonaria, porque é um perigo para a Igreja e o Estado. A pena rege para Espanha e América espanhola.
• Jul. 10 - O Rei Carlos III de Nápoles, baseando-se na Bula do Papa Bento XIV proíbe a maçonaria nos seus domínios mas retira-a logo a seguir.
• Jul. 17 - Cisma na G:. L:. de Inglaterra devido à questão da crença em Deus, obrigação que, conforme os "modernos" não estabeleceram os "antigos". A G:. L:. de Inglaterra passa a ser conhecida como "dos antigos" em contraposição a G:. L:. de 1717 que é a "dos modernos". Cinco Lojas em Londres, cujos membros eram exclusivamente irlandeses, fundam The Grand Lodge of English According to the Old Constitutions, conhecida como G:. L:. dos Antigos.
• Ago. 21 - A Inquisição de Madrid envia instruções a Lima para processar os maçons do distrito.
• O frade jesuíta José Torrubia, iniciado na maçonaria com dispensa do Papa, denuncia à Inquisição espanhola a existência da Ordem com os nomes de seus membros.
• Inicia-se na Alemanha o Rito da Estrita Observância, desvio maçónico criado pelo Cavalheiro Von Hund, que ocasionou profunda perturbação na maçonaria alemã; pretendiam ser os precursores dos Templários.
1752
• Nov. 4 - Iniciado George Washington, libertador e primeiro Presidente dos EEUU, tendo pago 2 libras e 3 xelins. Albert Mackey afirma que Washington foi iniciado durante a guerra com a França na Loja Militar Nº 227 do Regimento 46.
1753
• Os "antigos" constituem a G:. L:. dos Maçons Livres e Aceitos, em conformidade com as velhas Constituições ou G:. L:. dos Antigos Maçons da Inglaterra. Os "antigos" censuravam aos "modernos" ter omitido as orações, descristianizado o Ritual, ignorado os dias santos e mudado os Landmarks.
• Neste ano terá sido fundada a Mére Loge Ecosssaise, Marseilles, trabalhando com um grande número de graus não pertencentes ao Rito Escocês. Provavelmente descendiam de uma Loja Escocesa que assumiu o direito de constituir outras Lojas.
• Dez 20 - A Inquisição de Lima recebe de um comerciante e envia a Madrid, imagens que mostram como eram recebidos em Loja os afiliados.
1754
• Fac-símile de um certificado tomado do livro de instrução da Loja Saint John de Lurgas, Irlanda, menciona o Sublime Grau de Mestre Maçom. (Fonte : Lepper & Crossle, História da G:. L:. de Irlanda, 1925, Dublin).
• Nov. 24 - Nicolas Bonneville, francês, funda o Rito Maçónico Capítulo de Clermont, dentro do Colégio dos Jesuítas. Esta nova potência maçónica baseava-se nos 3 graus da maçonaria azul ou grau escocês ou de Santo André, e operava com 3 graus superiores sendo o 5 (Cavalheiro da Águia ou Mestre Seleto), 6 (Ilustre Cavalheiro ou Templário) e 7 (Sublime Ilustre Cavalheiro). (Fonte : Leon Zeldis em Estudos Maçónicos).
1755
• Fundada a G:. L:. Francesa como transformação da G:. L:. Anglaise da France. Em 1773 passa a ser chamada G:. O:. da França.
• A G:. L:. da França reconhece os privilégios reivindicados pelos maçons escoceses.
• Jul. 24 - A G:. L:. de Inglaterra estabelece que todo certificado expedido a um irmão será selado com o selo da maçonaria, assinado pelo Gr:. Secret:. e deverá pagar 5 xelins que serão destinados a obras de caridade
1756
• Terceira edição da Constituição editada pelo Rev. John Entick.
• Lawrence Dermott, irlandês, condena todo o sistema da G:. L:. de 1717 que ele chamou, pela primeira vez, de maçonaria moderna e publica as Constituições da G L dos "antigos", sob o título de Ahiman Rezon, que são palavras hebraicas que significam ahim = irmãos ; manha = escolher e ratzon = lei. Ahiman Rezon, composto e escrito totalmente por Lawrence Dermott, inclui uma longa oração ao Royal Arch ou 4º grau.
• Aparecem na Inglaterra os primeiros certificados de maçon impressos com a assinatura do Gr:. Secret:. da G:. L:. (modernos) o que seria, outro capítulo da disputa entre Antigos e Modernos. Os Antigos obrigavam a seus membros a esconder ou destruir documentos maçónicos.
• Fundada em Estocolmo a primeira Loja maçónica.
• Reconstituída pela G:. L:. da França a Loja Amizade e Fraternidade, fundada em 1721 pela G:. L:. de Inglaterra.
• Dez 26 - Fundada a Loja L'Union Royale Nº 1, Haia.
• Dez 27 - Fundada a G:. L:. de Holanda (Grootoosten der Nederlanden).
1757
• A primeira Loja militar que se conhece é a de Nº 74 sob a G:. L:. de Irlanda e que funcionava junto ao 2º Batalhão dos Royal Scouts, durante a Guerra dos Sete Anos. Em 1758 este Regimento actua em New York, onde inicia muitos cidadãos ingleses desta cidade. Ao retornar o Regimento a Irlanda, deram uma cópia da sua Carta Constitutiva aos americanos até que a G:. L:. de Irlanda lhes outorgasse a sua própria, que nunca foi emitida. Esta Loja americana foi confirmada como a United Lodge Nº 1, pelo G:. M:. Harrison, naquela época, e hoje existe como Mount Vernon Lodge Nº 3. (Fonte : Quatuor Coronati)
• Fundado o G:. O:. dos Países Baixos.
• As Lojas Escocesas e Graus de Cavalaria maçónica são condenados pela G:. L:. de Inglaterra como inovações (Cartas de Manningham).
1758
• Fundado pelo irmão Pirlet o Rito dos Imperadores do Oriente e de Ocidente, com 25 graus, sendo este uma das fontes do Rito Escocês Antigo e Aceito.
• Fundado o Rito de Perfeição, ou de Heredom, de 25 graus, na França, pelo Conselho de Imperadores de Oriente e Ocidente.
• Fundada a Loja São João Nº 1, New York, que possui a Bíblia sobre a qual Washington jurou como primeiro presidente dos EUA.
1759
• Mar. 17 - Fundada a G:. L:. da Suécia, sendo seu primeiro G:. M:. o Barão de Scheffer.
1760
• Fundado o Capítulo de St. Clermont em Berlim pelo oficial francês Marques Gabriel Fillery de Lerneu.
• A Loja militar Fidelité foi transformada por Printzen em um Capítulo Superior "hierosolamita". Printzen enviou às Lojas do norte da Alemanha o aventureiro Samuel Rosa para fundar novos Capítulos.
• Fundada a G:. L:. Nacional de Suécia sob o patrocínio do Rei Adolfo Francisco.
• A Sagrada Bíblia é declarada uma Grande Luz pela G:. L:. de Inglaterra.
1761
• Criado em Paris o Rito Francês Moderno; foi constituído em 1772, proclamado em 1773 e modificado em 1776. Consta de 3 graus simbólicos e 4 capitulares.
• O Conselho de Imperadores de Oriente e Ocidente da França outorga uma patente ao irmão Etienne Morin, autorizando-o a "formar e estabelecer uma Loja para admitir e multiplicar a Ordem Geral dos Maçons em todos os perfeitos e sublimes graus" podendo criar outros inspectores. Morin chega no mesmo ano a São Domingos, onde iniciou a disseminação do Rito de Perfeição, nomeando muitos inspectores para as Índias Ocidentais e USA. Mas os inspectores e o próprio Morin venderam vergonhosamente os Títulos.
• Revivida a G:. L:. de toda a Inglaterra em York, que é tida como reconhecendo os Templários, o Arco Real e os Graus Azuis.
1762
• É iniciado o Czar Pedro III que passa a dar todo seu apoio à maçonaria na Rússia.
• Set. 21 - Promulgada a primeira Grande Constituição da Rito Escocês Antigo e Aceito.
• Out. 09 - Em Bordéus, França, o recém criado Sob:. Cons:. de Príncipes do Real Segredo do Oriente reúne 9 membros das suas representações sediadas em Paris e em Bordéus, e organizam uma Constituição que denominam de Rito Escocês Antigo e Aceito, adoptando os 25 graus do Rito de Heredom. (Fonte: José Augusto Nunes em A Gazeta Maçónica)
1763
• Ago. 03 - As autoridades de Dantzig, Alemanha, proíbem a todos os cidadãos de contribuir, directa ou indirectamente, para o estabelecimento de Lojas Maçónicas sob pena de prisão. (Fonte: F. T. B. Clavel em Historia de la Francomasoneria).
• Primeira Convenção em Iena, convocada pela Loja da Estrita Observância para estudar os Templários, dogma peculiar da Estrita Observância.
• Segunda Convenção em Iena para estabelecer a união entre Templários e Maçons.
• Louis Claude de Saint Germain, teólogo, ocultista, seguidor das ideias de Jacob Boheme e Manoel Swedenborg, funda a Ordem dos Eleitos Cohen e da Loja A Perfeição em Bordeaux, que a G:. L:. Nacional da França negou-se a reconhecer.
1764
• Fev. 27 - Fundação de uma G:. L:. Nacional, em Nápoles. (Fonte: Robert Freke Gould, The History of Freemasonry).
• Segunda Edição das Constituições de Dermott.
1765
• Fev. 04 - O irmão Hutchinson da Loja Moira Nº 92 pagou multa de 3 pences por consumir bebidas alcoólicas em Loja, o que era proibido em algumas Lojas. (Fonte : Robert Freke Gould em History of Freemasonry).
• O conde de Aranda, Primeiro Ministro de Carlos III da Espanha, é eleito G:. M:. da G:. L:. Mãe da maçonaria na Espanha, emancipando-se da G:. L:. de Inglaterra.
1766
• Fundado o G:. Capítulo do Arco Real de Jerusalém. Não é reconhecido pela G:. L:. de Inglaterra, mas o Arco Real teve grande popularidade entre os Modernos e muitas figuras importantes uniram-se a ele.
• É iniciado Herder, escritor alemão, que via na maçonaria uma associação de fins humanitários e lutava contra a presença na Ordem, comum na época, de aventureiros, alquimistas e outros. Trabalhou para afastar da Ordem as teorias sobre sua origem ancestral.
• Friederich Ludwig Schrœder (1744-1816) cria o Rito de Schroeder em Hamburgo, também já denominado Rito Rosa-cruz Rectificado. Trata-se de mistura de Maçonaria Simbólica com 4 graus superiores baseados na magia e alquimia. Outra data: 1778. Em 1801 a G:. L:. de Hamburgo adopta-o como Rito oficial.
• O Barão de Tschoudy publica sua obra A Estrela Flamejante.
• Dez 27 - Graves tumultos na Festa de São João Evangelista da G:. L:. da França, necessitando intervenção policial e ficando suspensas as reuniões. Membros excluídos, em consequência de disputas internas, forçaram sua entrada no local.
1767
• Aprovado o Rito Sueco pela G:. L:. de Estocolmo e composto pelo Conde Zinnendorf, que tinha criado um Rito similar para a G:. L:. Nacional da Alemanha.
• Louis XV da França, que já tinha demonstrado animosidade contra a maçonaria, ordena o cesse dos trabalhos da G:. L:. da França (veja 1736). Outra data : 1768.
• Fundado o Rito dos Rosa-Cruzes.
• Fundada a G:. L:. de Polónia.
• Convenção em Attenburg para estabelecer o Rito da Estrita Observância sendo eleito G:. M:. o Barão Hund.
• A Maçonaria Livre e Aceite é introduzida na China pela Amity Lodge Nº 407 sob Constituição inglesa de Canton, província de Kwangtung.
• Quarta edição da Constituição de Anderson.
1768
• Criado o Rito da Estrita Observância que já estaria em uso na G:. L:. Mãe Os 3 Globos de Berlim. Consta de 3 graus inferiores e 3 superiores. Foi reformado em 1782.
1769
• Mai. 28 - Falece o escritor romancista Lois-Theodore Tschoudy.
• O soberano sueco estabelece que, no futuro, todos os príncipes da coroa sueca serão maçons por direito de nascença.
• Joseph de Lalande, astrónomo francês, figura como fundador da Loja Les Sciences, Paris.
1770
• Criado em Berlim o Rito Zinndorf, baseado no Rito Sueco e adaptado ao carácter alemão.
• As Lojas holandesas recebem o reconhecimento de sua independência da G:. L:. de Inglaterra
• Etienne Morin cria um Conselho de Príncipes do Real Segredo Grau 25 em Kingston, Jamaica.
1771
• Jun. 16 - Morre o Conde de Clermont, G:. M:. da G:. L:. da França.
• Jun. 24 - O Duque de Chartres (futuro Duque de Orleães), primo do Rei, aceita o G:. Mestrado; desconhecedor dos usos maçónicos nomeia como administrador geral o Duque de Luxemburgo, que se encarregará de todas as iniciativas.
• Contam-se 154 Lojas em Paris, 322 nas províncias da França e 21 Lojas em Regimentos, sendo a maioria Lojas escocesas e tão somente 10 Lojas inglesas.
• É celebrada a Convenção de Kohlo onde surge a fusão da Estrita Observância com o Sistema Clerical.
• É impresso o primeiro Ritual Maçónico composto por William Preston.
• Adão Weisvaupt, professor universitário de Ingostadt, (1748-1811) cria o Rito Iluminados da Baviera.
• Ago. 9 - Um grupo de partidários de Lacorne (professor de danças de duvidosa conduta e ex substituto do Conde de Clermont), expulsos e logo reintegrados à G:. L:. da França pelo Duque de Chartres, constituem uma Comissão com o Conselho dos Imperadores de Oriente e Ocidente com a finalidade de reformar a administração da Ordem, reorganizar os Altos Graus e elaborar novos Estatutos.
• Out. 14 - É iniciado Gotthold Lessing (1729-1781), ilustre escritor alemão maçónico, pelo V:. M:. Von Zinnerdorf, na Loja As 3 Rosas, de Hamburgo.
• Nov. 09 ou Dez 24 - Uma Assembleia especialmente convocada declara dissolvida a G:. L:. da França e constitui a G:. L:. Nacional da França.
1772
• Fev. 29 - O Rito dos Clérigos dá um ultimato a Von Hund para aceitar ou rejeitar uma Aliança entre a Estrita Observância e aquele Rito. Em Junho, deste ano, foi estabelecida uma concordata entre os dois Ritos. (Fonte: Robert Freke Gould, The History of Freemasonry).
• Out 22 - Fundação do G:. O:. da França.
• A Loja Union 129 (Londres) regista a compra de um conjunto de telas para uso do Painel.
1773
• Fev. 28 - A Duquesa de Chartres é iniciada na Loja de Adopção Saint Jean de la Candeur, na sala de Folie-Titon, a mesma sala onde 8 meses depois seria instalado seu marido, Luiz Felipe José, Duque de Chartres, como G:. M:.. Fonte: Nicola Aslan em História Geral da Maçonaria)
• Mar 9 - A mesma Assembleia de Nov. 09 ou Dez 24 de 1771, declara criada a G:. L:. Nacional da França.
• Mar 9 - O Rito Moderno é implantado em definitiva pelo G:. O:. de França. (Fonte: Assis Carvalho, Ritos e Rituais).
• Abr. 23 - Uma resolução da G:. L:. de Inglaterra proíbe que proprietários de tabernas ou hospedarias sejam membros de qualquer Loja que se reúna em seus estabelecimentos (Fonte: Robert Freke Gould em The History of the Freemasonry)
• Out. 22 até 28 - A G:. L:. Nacional da França, após 14 reuniões prévias, reúne-se em Assembleia Geral e decide intitular-se G:. O:. da França, sendo empossado como G:. M:. o Duque de Chartres. Alguns Veneráveis Mestres bem como o Conselho dos Imperadores não aceitam, por enquanto, a decisão e continuam fiéis à G:. L:. da França mantendo um estado de luta política entre as duas Potências que se prolonga até a Revolução. O G:. O:. instalou-se na Casa que os jesuítas expulsos tinham no Fauburg, Saint Germain. A nova Potência introduziu uma maneira nova de administração maçónica, regida por Estatutos formais, constituindo um corpo directivo central que controlava os deputados de todas as Lojas. Pelo seu descaso com o cargo e a maçonaria, o Duque de Chartres foi considerado pelo biógrafo Amedeé Britsch, como o "mais indiferente dos maçons da França"
• Fundado o Rito dos Filaletos na Loja Os Amigos Reunidos, por Savalette de Langes e Court de Gobelin (França).
• É iniciado Knigge, alma da Ordem dos Iluminados, fundada em 1776 por Weishaupt, que teve pouca importância até que Knigge redigiu as Novas Ordenanças. Participou depois na criação da Associação Eclética de Frankfurt.
• Nov. - Processo contra o maçom Diego Lagrange que teve ordem de prisão, seus bens sequestrados e foi enviado à cárcere de Cádis. Lagrange haveria confessado a existência de 40 maçons em Lima.
• É iniciado Joseph de Maistre, filósofo e diplomata francês na Loja Les Trois Metiers, de Chambery.
1774
• Jun. 10 - O G:. O:. da França cria o Rito de Adopção para mulheres. Mulheres, parentes de maçons recebiam uma iniciação que lhes permitia participar dos trabalhos, em certas ocasiões (Fonte : Anais do 1º Congresso Maçónico Internacional de História e Geografia no Rio de Janeiro e Histoire du Grand-Orient de France, de A. G.Jouaust).
• Jul. 16 - Frederico O Grande aprova o tratado entre as Grandes Lojas de Inglaterra e Prússia.
• Ago. 12 - A abreviação maçónica de 3 pontos aparece pela primeira vez em uma circular do G:. O:. da Franca, comunicando novo valor da anuidade e mudança de local. Lennhoff, no Dicionário Maçónico Internacional, diz que os 3 pontos aparecem já em antiquíssimos escritos monacais, conservados na Biblioteca Coraini, Roma. Em antigos documentos franceses aparecem frequentemente detrás de abreviaturas, ao final de parágrafos ou para preencher espaços vagos. Em ordem invertido, aparecem pela primeira vez na Loja francesa La Sincerité, no século XVIII.
1775
• Fev. 03 - A Inquisição, dirigida por P. Mabille (um maçom, segundo ele mesmo), dissolve a Loja Mãe do Condado de Venaissin, França. (Fonte : Robert Freke Gould em History of Freemasonry)
• Louis Claude de San Martin funda o Rito dos Martinistas, ou de Saint Martin, com 7 graus. Origina-se deste Rito a Ordem Martinista Moderna criada pelo Dr. Gérard Encausse (Papus) com 10 graus, e que teve ramificações em toda Europa, suas colónias, USA e América do Sul; sua sede principal foi em Lyon na Loja dos Cavaleiros Benfeitores. Parece haver Lojas desse Rito actualmente, já que conforme o filho de Papus, o Rito foi reformulado e denominado Ordem Martinista rectificada.
• Joseph Guilhotin, criador da guilhotina, é eleito V:. M:. da famosa Loja Les Neuf Soeurs, Paris. Nota: A guilhotina foi criada para diminuir com uma morte rápida a tortura do condenado.
• Mar 06 - 15 negros livres (entre eles Prince Hall, um negro procedente de Barbados e oriundo da África) são iniciados na Loja 441, de constituição irlandesa, que funcionava junto ao 38º Regimento de Infantaria do Exército Britânico Garrisioned, em Castle William Forte (hoje Fort Independence) na Baia de Boston.
• Fernando IV de Nápoles e seu ministro Tanuci eram contrários à maçonaria. Neste ano o povo napolitano aguardava que uma imagem sagrada sangrara mas, como isso não aconteceu, foi atribuído à peste dos maçons; houve levantamentos populares que possibilitaram ao Rei proibir e perseguir à maçonaria.
• Mai. 1 - É lançada a pedra fundamental do Freemason`s Hall, Templo da G:. L:. (1717), em Londres. Na recepção posterior foi instituído o cargo de Grande Capelão (Grand Chaplain).
• Fundada a G:. L:. da França (rue Puteau 8, Paris) no Rito escocês. Mantém os Landmarks da crença em Deus e de uso do Livro da Lei Sagrada.
• Uma circular do G:. O:. da França expressa que "a lei é a expressão da vontade da maioria". Esta ideia foi incorporada na Declaração dos Direitos do Homem.
• Convenção de Brunswick, convocada pelo Duque de Brunswick para estudar os sistemas maçónicos existentes. Depois de 6 semanas, dissolveu-se sem resultados positivos.
• Ago. 1 - Fundada em Versalhes a Loja À l'Orient de la Croix, também denominada La Militaire des Trois Frêres, em homenagem ao Rei Louis XVI, que fora iniciado junto com seu dois irmãos carnais, o Duque de Provence e o Conde D'Artois.
• Nov. 09 - É iniciado com 17 anos de idade, James Monroe, que seria o 5º presidente dos EUA. (Fonte: Kurt Max Hauser).
1776
• Mai. 01 -Adam Weishaupt, introduz a Ordem dos Irmãos Iluminados de Baviera na Alemanha. (Fonte: Assis Carvalho)
• Mai. 26 - Inaugurado e consagrado o Templo da G:. L:. sob o nome Freemason's Hall, da Inglaterra reconhecido como o primeiro Templo maçónico.
• Jul. 03 - Prince Hall organiza a Loja Africana Nº 1 em Boston, EEUU, sendo a primeira Loja em solo norte-americano para negros.
• Jul. 4 - Dos 56 congressistas assinantes da Declaração da Independência dos USA, 9 eram maçons. Dos 39 assinantes da Constituição, 25 eram maçons.
• Jul. 17 - Morre, em combate na colina de Brunker, o General J. Warren do exército patriota dos USA e que fora o primeiro G:. M:. da G:. L:. de Massachusetts do exército patriota dos USA.
• Contam-se 300 Lojas francesas.
• O grau Capitular do Arco Real é aceito pelos "modernos".
• Morre o Barão de Hund e assume como G:. M:. do Rito Escocês Rectificado, o Duque Ferdinand de Brunswick.
• É fundada a famosa Loja des Neuf Soeurs, em Paris, por Lalande com irmãos de uma Loja Des Sciences que tinha conseguido reunir um brilhante grupo de intelectuais.
1777
• Fev. 13 - É iniciado na Loja Nine Muses Nº 235, Francesco Batolozzi, pintor e gravador; ele gravou o frontespício das Constituições de Anderson de 1784.
• Jul. 03 - É criada pelo G:. O:. da França a Palavra Semestral. (Fonte: Anuário de 1959 do G:. O:. do Brasil).
• Out. 04 - Fundação da G:. L:. de Virgínia, EUA.
• Fundada em Paris, pelo irmão Pierre François Charles Augerau, Duque de Castiglione e Grão Marechal da França, a Ordem dos Construtores Maçons. No início a Ordem teve por objectivo realizar activa colaboração com a Franc-maçonaria mas, prevendo conflitos, esta orientação foi abandonada. O Duque de Castiglione foi Grão Comendador de 1777 até 1816, sendo substituído por Jean Baptiste Vermaz de Beaume, que se radicou no mesmo ano de 1816 em Cuba e, por consequência, a chefia da Ordem ficou estabelecida em América razão pela qual converteu-se em uma instituição americanista, formada por maçons nativos das repúblicas americanas. Na Europa extinguiu-se totalmente.
• É criado em Escócia o Rito de York ou Maçonaria do Arco Real, baseado nos 3 graus universais e 4 graus capitulares.
• Estabelece-se em Londres um Grão Capítulo do Arco Real; (considerado como a introdução em Londres do Rito de York).
• É iniciado em Londres na Loja Hope Nº 289, Guiseppe Balsano, que se fazia chamar Conde de Cagliostro. Hoje existe em Londres uma Loja Hope sob o Nº 7152, ignoramos se é a mesma.
• É iniciado S. Ch. Frederico Hahnemann, criador da medicina homeopática, na Loja São André dos 3 Lotus.
1778
• Fev. 7 - O Imperador Frederico O Grande envia uma carta aos padres capuchinhos em defesa da maçonaria.
• É celebrada por dissidentes da Estrita Observância dirigidos por J. B. Williams, a Convento de Lyon, também conhecido por Convento das Gálias. Foi criada uma nova seita denominada Ordre des Chevaliers Bienfaissance de la Cité Sainte. Da Convenção saiu o Código maçónico das Lojas Reunidas e Rectificadas da Franca.
• Jun. 7 - É iniciado Jean-Marie Arouet, Voltaire, aos 84 anos na Loja Les Neuf Soeurs, de Paris. Voltaire foi introduzido no Templo apoiado no braço de Benjamin Franklin (na época Embaixador de USA na Franca) e Court de Gebelin, na presença de 250 irmãos. O V:. M:. era Lalande. Voltaire foi revestido com o avental que tinha pertencido a Helvetius e que fora doado pela viúva.
• Primeira edição de "Ernest und Falk" com os 3 primeiros diálogos para maçons, do escritor Lessing e que são uma síntese admirável do conteúdo espiritual da maçonaria.
• É criado o Orfelinato Maçônico de Praga.
• Convenção de Wolfenbüttel, convocada pelo Duque de Brunswick para reorganizar a Ordem, na cidade de Wilhemsbad.
• Out 13 - Fundada a G:. L:. de Virgínia (USA).
• Nov. 28 - Pompas fúnebres Maçónicas na Loja Les Neuf Sœrs (Paris), presididas por Benjamin Franklin, pelo falecimento de Voltaire.
1779
• Criado o Rito dos Iluminados de Avignon.
1780
• É iniciado Goethe na Loja Amália de Weimar, presidida pelo V:. M:. Bode.
• Jun 24 - A G:. L:. da Espanha converte-se em G:. O:. Nacional, sendo eleito o Conde de Aranda como seu primeiro G:. M:..
• Out 04 - Concedida patente a M. de Montausier para estabelecer o Rito Filosófico Escocês em São Domingos e nas Ilhas da França. (Fonte: Robert F. Gould em The History of Freemasonry)
• Estabelecido o Rito dos Filadelfos de Narbona com 10 graus.
• Em França há 72 Lojas de Regimentos e 26 Lojas dirigidas por padres. A maioria dos Parlamentos tem suas Lojas especiais.
1781
• Fev. 25 - Nasce em Bray-sur.Seine (França) José Marie Ragon, notável escritor maçónico. Iniciado em Beruges (Lys) em 1805. Autor do Curso Filosófico e Interpretativo dos Iniciados Antigos e Modernos, A Missa e seus Mistérios Comparados com os Mistérios Antigos, A Maçonaria Oculta, Ortodoxia, etc.
• Angelo Soliman, ex-escravo nascido no Norte da África em 1721, é iniciado na Loja Harmonia Verdadeira, de Viena, onde chegou a ser seu V:. M:.. Morre em 1796. Hoje existe em Viena uma Loja de nome Zür Brüderlichen Harmonie. Ignoramos se é a mesma.
Nasce na Alemanha Karl Christian Friederich Krause, filósofo da maçonaria. Conforme Krause, o objectivo da maçonaria é a perfeição da Humanidade e, a sua tendência, organizar o sentimento moral do Homem. Ela deve trabalhar em conjunto com as demais associações e, o princípio fundamental é o governo da vida pela razão. Krause morre em 1832.
• Johan Wolfgang Goethe é elevado a Comp
• Set. 5 ou 15 - Fundada a G:. L:. de New York (USA). Depois que os ingleses abandonaram a antiga colónia, as diferentes Lojas foram proclamando sua independência da Obediência inglesa, sendo a de Boston a primeira.
• O Príncipe Carlos cria o Rito Sueco, influenciado pelas doutrinas de Emmanuel Swedenborg (1688-1772), filósofo sueco que acreditava que Deus havia-se-lhe revelado com a condição que ele restaurasse a Igreja Cristã.
1782
• Dez 27 - No G:. O:. de França é votada e aprovada por 24 votos a favor contra 19 em contra a possibilidade de iniciar um profano cego. Desconhece-se se houve tal Iniciação.
• É celebrado o Congresso de Wilhelmsbad que marca o fim da Estrita Observância, que teve papel preponderante na maçonaria alemã do século 18. O Congresso foi convocado para reorganizar a Ordem e o sistema maçónico e estudar o sistema templário. Neste Congresso a Ordem da Estrita Observância passou a receber o nome de Rito escocês Rectificado.
• Nasce, perto de Nottingham, Georges Oliver, autor maçónico que encarna o misticismo na maçonaria, representando a tradição bíblica. Morre em 1866.
• A Loja La Grandeur dirige uma circular as demais Lojas da França solicitando ajuda financeira para custear uma fragata para o Rei que a sua vez a doaria para os patriotas dos USA.
• O Conde de Cagliostro cria o Rito Egípcio inaugurando em Lyon a Loja A Prudência Triunfante. O Rito tinha 3 graus, era Mágico-esotérico, andrógina, e seu chefe era chamado O Grão Copto. A mulher de Cagliostro era a Grã Sacerdotisa do Rito.
• É iniciado na Loja pomerana Augusta da Coroa de Ouro, o marechal alemão Von Blücher, que decidiu a batalha de Waterloo contra Napoleão.
• Fundada a União Eclética de Frankfurt por 53 Lojas. Após o Congresso de Wilhemsbad (1782) houve um período de incerteza na maçonaria alemã. Broenner, o V:. M:. de uma Loja de Frankfurt, fez um apelo a unidade pedindo a volta aos antigos e simples rituais e que, tão somente, os 3 primeiros graus simbólicos deveriam existir na Ordem.
• É iniciado Fessler, antigo monge capuchinho, pela Loja Phoenix Zür Runden Tafel. Foi reformador e criador do Sistema Fessler.
• O Rito de Perfeição é estabelecido pelo irmão Isaac da Costa, Deputado Inspector da Carolina do Norte. É levado a Inglaterra e praticado em Conclaves Templários.
• O Marques de Thomé institui, em Paris, o Rito de Swedensborg.
• Goethe é exaltado a M:. M:.1783
• Fev.02 - Fundação, em Viena, da Loja Zur Wohltätigkeit (A Beneficência). Nesta Loja foi iniciado Mozart. (Fonte: Descartes S. Teixeira, na obra Mozart).
• Jul. 31 - Fundação da G:. L:. de Maryland, a terceira a ser fundada nos EUA. (Fonte: Robert Freke Gould em History of the Masonry)
1784
• Fundada uma Loja em Arepo, Turquia, sendo a primeira Loja constituída no país.
• É criado o Rito da Alta maçonaria Egípcia.
• Mar. 02 - Prince Hall solicita da G L da Inglaterra (através de William Moody, mestre da L Brotherly Lodge 55) autorização (warrant) de constituição da African Lodge 459, de Boston.
• Abr. 22 - Fundada a G:. L:. Nacional dos Estados Austríacos, sendo o G M o irmão Dietrichstein. Esta G:. L:. foi fundada com a fusão das GG:. LL:. Provinciais da Boémia, Hungria, Siebenburgen e Áustria. (Fonte : Robert Freke Gould em History of Freemasonry).
• O Eleitor da Baviera, Carlos Teodoro, proíbe a Ordem dos Iluminados.
• Fundado o G:. O:. da Polónia, sendo o irmão Andréas Makronowsky o seu primeiro G M
• Convenção dos Amantes da Verdade, celebrada em Paris, sob os auspícios da Loja Les Amies Reunis, com participação destacada do Duque de Brunswick, Saint Martin e Messmer. (Outra data seria 1785)
• Quinta edição da Constituição de Anderson.
• Set. 29 - Emitida pela G L de Inglaterra a Carta Constitutiva da African Lodge 459, Boston. O documento foi entregue em 29.04.1787 pelo capitão James Scott.
• Aproximadamente 800 Lojas dependem do G:. O:. da França e 170 da G:. L:. da França.
• Dez 24 - Mozart é iniciado no Outono, proposto por seu amigo o Barão Otto von Gemmingen, na Loja vienesa Zür Wohltatig Keit, que mais tarde passou a ser chamada Zür Neugekrœnen Hoffnung (A Nova Esperança Coroada).
• Dez 27 - Mozart é elevado a Comp (Mozart foi um participante activo das reuniões Maçónicas; não temos a data da sua exaltação a M:. M:.; nunca foi eleito V:. M:.).
1785
• Mozart compõe Gessellenreine (Viagem do Comp); supõe-se que foi escrita como homenagem ao Aumento de Salário de seu pai.
• Mozart compõe Die Maurer Freude (A Alegria Maçónica) em homenagem ao seu V:. M:. Ignaz von Born.
• Fev. 11 - Franz Joseph Haydn é iniciado na Loja Zür Wahren Eintradi (Viena).
• Dez 11 - Um decreto do Imperador Joseph II restringe a 3, no máximo, o número de Lojas por cidade, na Áustria. (Fonte: Descartes de Souza Teixeira em Mozart)
• Mozart compõe Lied mit Dreistimmiger Chor und Orgelbegleitung (Canção para coro a 3 vozes com acompanhamento de órgão) para abertura da Loja. O texto contém referências sobre a união das Lojas vianesas, verificada em 1785 por édito de Joseph II.
• Outra obra maçónica de Mozart, aparentemente composta neste ano, Maurerrische Travermusik (Música fúnebre maçónica) em homenagem a dois irmãos falecidos: Georg August Mecklenburg-Strelitz e Franz Esterhazy.
• Mozart compõe Dreisimigger Chorgesang mit Orgelbegleitung (Coro a 3 vozes com acompanhamento de órgão) para uma Loja.
• É celebrado o Congresso dos Filaletos em Paris, para criar um programa para este sistema denominado também Amies da Verité (outra data seria em 1784).
• Os irmãos Dupaty e Legrand de laleu, da Loja Les Neuf Soeurs (Paris) o segundo sendo advogado, defenderam 3 camponeses condenados à morte, por furto não comprovado. O caso resultou num verdadeiro processo ao Procedimento penal da França, que resultou que em 1º de Maio de 1788 o Código Penal fosse reformado. Os 3 camponeses foram absolvidos.
• Primeiro Convento de Paris, convocado para estudar os Rituais e a história da Ordem.
1786
• O G:. O:. francês adopta o Rito Moderno ou Rito Francês; compreende 3 graus simbólicos e 4 graus capitulares. É praticado na França, Bélgica e alguns países da América do Sul.
• Mai. 01 - São emitidas as Grandes Constituições de 1786 que regem os graus simbólicos
• Ago. 27 - Morre aos 74 anos, Frederico II da Prússia, grande protector da maçonaria. Desde 1744 o Rei não tinha participado de nenhuma actividade maçónica.
• Set. 25 - Fundada a G:. L:. da Pensilvânia (USA).
• Dez 18 - Fundada a G:. L:. de New Jersey (USA).
1787
• É oficialmente criado o Rito da Maçonaria de Adonhiram, pelo Barão de Tschoudy, que adoptou a Estrela de 5 Pontas na maçonaria. O Rito Adonhiramita tinha 13 graus (veja 1744).
• É celebrado o 2º Convento de Paris, com o mesmo objectivo do 1º Convento de 1785, mas sem nenhum resultado.
• Convenção em Washington para tratar da organização da G:. L:. Geral dos USA.
• Mar 24 - Data considerada como da formal instalação da G:. L:. de Carolina do Sul, embora já existissem Lojas naquele Estado americano desde 1735. (Fonte: Robert Freke Gould, The History of Freemasonry).
• Mar. 17 - Fundada a G:. L:. de Maryland (USA).
• Mai. 06 - O irmão Prince Hall organiza em Boston a primeira Loja formada exclusivamente por negros; (veja 1784). Excluídos da maçonaria regular em USA, formam os negros uma obediência particular, a de Prince Hall, seguindo o nome de seu fundador. Prince Hall morre em Boston em 1807. A G:. L:. hoje conhecida com o nome de seu fundador Prince Hall, hoje conta com 300.000 membros distribuídos em 4.500 Lojas existentes em EEUU, Canadá, Antilhas e África, conforme H. A. Williamson, autor de Os Homens de Cor na Maçonaria Norte-americana. (Fonte: Le Symbolisme, Nov-Dez 1954).
• Dez. 12 - Fundada a G:. L:. de Carolina do Norte (USA).
• Um jornal alemão lista 3217 Lojas no mundo liderando Franca com 703 seguida de Inglaterra com 525, Prússia com 304, Alemanha com 319, Escócia com 284 e Irlanda com 227.
1788
• Abr. 25 - A G:. L:. de Virgínia funda a Loja Alexandria Nº 22, sendo eleito George Washington como V:. M:.
• Na França existiam 629 Lojas, sendo 65 em Paris e 69 nos Regimentos.
• A Loja Elisabeth, sob constituição sueca, começa a trabalhar Maçonicamente na China. Esta Loja e a Amity Lodge Nº 47 deixaram de trabalhar na China a inícios do século 19.
1789
• George Washington assume a Presidência do USA, jurando sobre a Bíblia da Loja São João Nº1 de New York, estando revestido de suas insígnias Maçónicas, inclusive o avental que for a decorado e presenteado pela Marquesa de La Fayette. Nesta mesma Bíblia juraram os Presidentes Warren G. Harding, Dwight D. Eisenhower e Jimmy Carter, mas nenhum destes 3 era maçon.
• Jun. 08 - Fundada a G:. L:. de New Hampshire (USA) na Taverna William Pitt Tavern, que está mantido até hoje pela G:. L:. como monumento maçónico.
• Jul. 8 - Fundada a G:. L:. de Connecticut (USA).
• A Loja Mici Sinceri, fundada em 1787 sob a obediência do G:. O:. da França, é suspensa como resultado do processo contra Cagliostro.
• Fundada a Royal Masonic Institution for Girls sob os auspícios da G:. L:. da Inglaterra, para cuidar de filhas de maçons. Existe até hoje e mantém vários colégios.
• Jul. 14 - No quadro da Loja Les Neuf Soeurs, Paris, a mais renomada Loja da França, figuravam ou tinham figurado os melhores nomes da intelectualidade francesa: Voltaire, Turgot, Helvécio, o astrónomo Lalande, o músico e naturalista Lacèpéde, o Conde de la Rochefoucauld, o advogado Dupacty, de Séze o defensor de Louis XVI ante a Convenção, o Marques La Fayette, Paul Jones o herói marítimo da independência americana, o enciclopedista D'Alembert, os pintores Claude Joseph Vernet e Grauize, o escultor Houdon, o abate Siéges, Camille Desmouline, o químico Fourcroy, os poetas Andrea Chenier e Boucher, Benjamin Franklin quando era embaixador dos USA. Em outras Lojas trabalhavam Mirabeau, Beauharnais, Joseph de Maistre, Beaumarchais, o Barão de Holbach, Massena, Turpin, Chaligni, Talleyrand e J. J. Rousseau. A concentração de tantos nomes ilustres nas Lojas francesas induz a pensar que a força intelectual da Revolução nasceu dentro da maçonaria, tendo sido ela a mentora das ideias liberais.
• Ago. 12 - Proclamação da Declaração de Direitos do Homem, na França.
1790
• George V, rei da Inglaterra, é eleito G:. M:. da G:. L:. de Inglaterra (até 1813 ano da união maçónica).
• Dez 07 - É iniciado Arthur, Duque de Wellington, na Loja Nº 494 de Trim, Irlanda, sendo o V:. M:., seu pai.
1791
• Abr. 06 - Fundada a G:. L:. de Rhode Island (USA).
• Obras Maçónicas compostas por Mozart , neste ano:
o Eine Kleine Deutsche Kantate (Uma pequena canção alemã; o autor do texto, maçom, solicitou de Mozart a música para cantar esta composição com seus amigos).
o Die Zauberfloete (A flauta mágica. Texto de Emmanuel Skikaneder, que era da mesma Loja que Mozart, Loja Esperança Coroada. Foi considerada por Beethovem a primeira verdadeira ópera).
o Eine Kleine Freimaurer Kantate (Uma pequena canção maçónica. Também o texto é de Skikaneder e foi composta para a inauguração do Templo da Loja Zür Neugekroenter Hoffnung e interpretada após a morte de Mozart em benefício de sua viúva e seus filhos).
• Abr. 08 - Prisão de Cagliostro por causa da maçonaria.
• Jul. 31 - Com a Revolução Francesa as Lojas da França foram sendo fechadas uma a uma. Nesta data, por terem seus membros se manifestado a favor de Luís XVI, foi fechada a primeira delas e muitos dos irmãos foram guilhotinados. Em 1794 somente 3 Lojas tinham a coragem de continuar trabalhando, em 1976 já eram 18 as Lojas reabertas das quais 3 em Paris. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of Freemasonry).
• Set. 30 - É representada em Viena, pela primeira vez, a ópera maçónica A Flauta Mágica, de Mozart.
• Como consequência da Revolução francesa, o Governador das Ilhas da Madeira, recebeu ordens de encarcerar a todos os maçons. O veleiro inglês Good Hope, embarcou para a liberdade 64 maçons e suas famílias para New York.
1792
• Antonio Narino e Louis de Rieux, fundam em Nova Granada (Colômbia) a sociedade secreta Arcano Sublime da Filantropia, organismo político de luta em prol da emancipação da Colômbia, revestido de formas Maçónicas, similar as Lojas Lautarinas ou Lautaro, que lutariam pela independência de Argentina, Chile e Peru.
1793
• Jan. 05 - O G:. M:. do G:. O:. da França, Duque de Chartres que se tornara Duque de Orleans e depois Philippe-Egalité, demite-se do Grão mestrado.
• Fev. 02 - Fundada a Loja Le Centre des Amis, a número 1 da G:. L:. Nacional Francesa. Foi fundada 10 dias depois da execução de Luís XVI e seus fundadores, correndo perigo de vida, procuraram manter viva a maçonaria, praticamente desaparecida com a Revolução. (Fonte: Allec Mellor).
• Fev. 22 - O Duque de Orleans escreve no Jornal de Paris um artigo contendo ataques à maçonaria.
• Mai. 13 - A Assembleia do G:. O:. considera desempossado do cargo de G:. M:. ao Duque de Orleans por traição à maçonaria. O G:. O:. entra em recesso.
• Jun 08 - José Bonaparte (1768-1844), irmão de Napoleão, é iniciado em Toulon, na Loja La Parfaite Union.
• Jul. 09 - A G:. L:. da Inglaterra autoriza a publicação do jornal Freemason's Magazine. (Fonte: O Livro dos Dias - 2000)
• Nov. 06 - É guilhotinado em Paris, Felipe Duque de Orleans, ex G:. M:. do G:. O:. da França.
1794
• Mar 14 - O Conde de Aranda, primeiro G:. M:. do G:. O:. da Espanha, é desterrado.
• Abr. 25 - É guilhotinado Etiénne-Alexandre-Jacques Anisson Duperron, irmão da Loja A Fidelidade; era Director da Imprensa Real da França. (Fonte: Allec Mellor).
• Out 01 - São publicadas as Regras e Regulamentos para o governo do Capítulo do Santo Arco Real que estabelece que a Antiga é composta de 4 graus (Ap:., Comp:., Mest:. e Santo Arco Real), sendo que cada Loja tem autoridade para formar e trabalhar nestes 4 graus.
• Out 15 - Fundada a G:. L:. de Vermont (USA).
• O filósofo alemão Johann Teófilo Fichte, figura no quadro de uma Loja em Rudolstat.
1795
• Inauguração do Hospital Maçónico para mulheres em Hamburgo.
• Napoleão I teria sido iniciado em Egipto, sendo na ocasião Primeiro Cônsul. (Fonte: The New Age, reproduzido pela Revista A Verdade Nov. 1985)
• A questão se Napoleão I foi ou não maçom, tem sido matéria de muitas controvérsias e investigações dos historiadores maçónicos sem se ter conseguido até agora um parecer definitivo que esteja baseado em documentos autênticos ou irrefutáveis. Na Revista Maçónica de Chile Nov./Dez 1957, lemos que o avental maçónico de Napoleão I e de seu irmão carnal Jerónimo encontram-se no Museu de Mal-Maison. Há o fato sugestivo de que as personalidades mais importantes do círculo napoleónico fossem maçons; dos 25 Marechais, 10 eram maçons: Angerau, Bernardotte, Berthier, Massena, Kellermann, Marmont, Marat, Ney, Oudinot e MacDonald. Nas Lojas de Troyes e Grenóble existem actas de sessões em que se fazem referências ao irmão Napoleão.
1796
• Fundado em Pernambuco, o Areópago de Itambé, considerado por alguns como a primeira Loja maçónica do Brasil, mas era tão somente a primeira instituição que congregava irmãos , mesmo não havendo Lojas ainda no Brasil. Outras instituições semelhantes já tinham existido, como a Academia Brasílica dos Esquecidos fundada em 1724, a Academia dos Renascidos fundada em 1759 na Baía e a Arcádia Ultramarina, de Silva de Arenga, surgida em 1786 no Rio de Janeiro, mas elas não tiveram participação de maçons. (Fonte: Luiz Carlos Leme Franco, do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, publicado na "O Aprendiz, Julho 1995)
• O Czar Paulo I, que era maçom, ao ser eleito G:. M:. da Ordem dos Cavaleiros de Malta, instituição contrária à maçonaria e influenciada pelos jesuítas, decreta a perseguição aos maçons.
• Os maçons Picornell, Lax, Cortés e Pons, conspiram para estabelecer a República na Espanha. Desterrados Picornell e Cortés, tramam na Venezuela a primeira intentona separatista.
• Jun. 07 - Passado o período do terror, uma assembleia rudimentar do G:. O:. da Franca, elege o irmão Rottiers de Montaleau para G:. M:..
• Jun. 17 - O G:. O:. da França instala uma Loja Amis Sincères em Génova. A última Loja instalada, antes da suspensão obrigatória dos trabalhos, tinha sido a Bom Amitié em Marmande, em 20 de Dezembro de 1792.
1797
• Jan. 13 - Estabelecido em Charleston, USA, um Sublime Capítulo de Príncipes do Real Segredo. Foi o primeiro Corpo estabelecido em USA e provavelmente trabalhava somente até o grau 25. (Fonte: Robert Freke Gould, The History of Freemasonry)
• Francisco de Miranda, patriota venezuelano, funda em Londres a Loja Grão Reunião Americana, para adoutrinar a todos os patriotas da América Hispana que sonhavam com a independência de seus países. A Loja funcionava no mesmo endereço onde Miranda morava e desenvolvia suas actividades particulares. Nesta Loja foram iniciados chilenos, equatorianos, argentinos, hondurenhos, cubanos, mexicanos, colombianos, venezuelanos, etc. A Loja teve filiais em, Paris e Madrid com o nome de Junta das Cidades e Províncias da América Meridional, e, em Cádis, como Sociedade de Lautaro ou Cavalheiros Racionais, tendo tido esta última uma grande importância por ter sido Cadiz o porto de enlace com a América. Porém, era de Londres que emanavam todas as ordens para a execução do plano libertador da América (Nota : Lautaro era o nome do chefe militar -toqui- dos índios araucanos do Chile, que resistiram com grande bravura aos invasores espanhóis).
• Jul. 14 - Marinheiros da fragata francesa La Preneuse, ancorada em Salvador, e comandados pelo Capitão Larcher, fundam a Loja Cavaleiros da Luz que, para muitos, é a primeira Loja maçónica em solo brasileiro. (Fonte: Borges de Barros, escrito de 1928, quando Borges de Barros era Director do Arquivo Público da Baía e G:. M:. da G:. L:. da Baía). Surgem dúvidas desta versão porque documentos existiriam que negam a presença da dita fragata em portos brasileiros; o Capitão Larcher quando esteve em Salvador desembarcou do navio Boa Viagem em Novembro de 1796 tendo regressado à França em 2 de Janeiro de 1797. (Fonte: Historiadora Kátia de Queirós Mattoso pesquisando os Arquivos Nacional e da Marinha em Paris).
• Fundado em Itália o movimento secreto denominado Carbonaria que seria sido formado por dissidentes maçons ( Fonte: Masones, comuneros e carbonarios, de Iris M. Zavala). Existiram carbonarios na Itália, Espanha e Portugal.
1798
• Fev. 17 - Fundada em Bruxelas (Bélgica) a Loja Les Amis Philanthropes, Rito Francés, por 12 militares franceses da 66ª Brigada de Infantaria. (Fonte: Études Maçonniques, Pierre Noel)
• A G:. L:. da Inglaterra (dos Antigos) inaugura o Royal Masonic Institute for Boys, associação de caridade maçónica para educação e amparo de filhos de maçons pobres. 6 crianças começam a receber ajuda.
• Jul. 12 - O Parlamento inglês declara ilegal todas as sociedades que exijam de seus membros juramento secreto não autorizado legalmente, mas a maçonaria fica isenta desta exigência a condição de entregar anualmente uma lista de seus membros.
• Iniciam-se negociações entre as duas Potências Maçónicas francesas (G:. L:. e G:. O:.) para a fusão.
1799
• Mar 12 - Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça (o maçom brasileiro de maior destaque no exterior que nasce na antiga Colónia de Sacramento em 25 de Março de 1774 e morre em 11 de Setembro de 1823 em Hurley, Berkshire, Inglaterra, sendo que em Março de 2001 seus restos foram trasladados à Brasil, acompanhados pelo Presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso) haveria sido iniciado na Loja George Washington No 59, EUA.
• Mai. 21 - É assinado um tratado de união perpétua entre a G:. L:. e o G:. O:. da França. As duas Potências estavam debilitadas após a Revolução com as Lojas dispersas ou fechadas.
• Jun 22 - A união entre as duas Potências francesas é consumada e a nascente Potência é designada como G:. O:. da França sob a presidência do G:. M:. Rosttiers de Montaleau. Algumas Lojas escocesas não participaram da união, entre as quais a Loja-mãe escocesa da França sob o título distintivo de Santo Alexandre da Escócia no Oriente de Paris, que tinha como V:. M:. Godefroy de la Tour D'Auvergne. É no seio dessa Loja que trabalhava o Conde de Grasse-Tilly, fundador do Conselho Supremo da França, em 1804.
1800
• Os maçons no mundo seriam 1.100.000, conforme estudo feito nos EUA.
• Fundada a G:. L:. de Kentucky (USA).
• Fundada em Rio de Janeiro a Loja União, para muitos a primeira Loja fundada no Brasil, mas não existe documento da sua existência. (Veja 1797).
1801
• Jan. 16 - Francisco II da Áustria, proíbe com leis rigorosas o funcionamento da maçonaria.
• Mar. 02 - Walter Scott, escritor inglês autor de Ivanhoe, é iniciado na Loja King David Nº 36, Edimburgo.
• Mai. 31 - Fundado em Charleston (USA), o primeiro Supremo Conselho do grau 33 e último do R:.E:.A:.A:., do qual derivam todos os demais Corpos Maçónicos Escoceses, sendo este Conselho conhecido como o Mother Council. Charleston era um centro de emigrados franceses fugindo da perseguição contra os hugonotes. John Mitchell é eleito Soberano Grande Comendador e Frederico Dalcho é Soberano Grande Inspector Geral.
• John Cole, maçon inglês, publica os desenhos de um conjunto de painéis no seu livro Illustrations of Masonry. Vários artistas, posteriormente, utilizaram os desenhos de Cole para modelos de Painéis.
• A Assembleia dos VV:. MM:. da G:. L:. de Hamburgo aprova os Rituais de Schrõder elaborados por uma Comissão presidida pelo Irmão Friedrich Ludwig Schrõder (1774-1816)
• Iniciação do Rev. George Oliver, considerado como o expoente mais representativo da tendência cristianizante da maçonaria inglesa.
• Fundada no Rio de Janeiro a Loja Reunião, filiada ao Oriente de Ile de France, sendo esta, outra primeira Loja regular estabelecida no Brasil. Funciona no Rito Moderno ou Francês. Esta Loja seria continuação da Loja União (veja 1800) que devido ao grande número de irmãos que a ela aderiram, foi reestruturada. (Fonte : José Castellani na A Verdade Abril 1982. Outra data : Julho 05 de 1802).1802
Fev. 10 - Tratado de Aliança Fraternal entre a G:. L:. de Inglaterra e as Lojas de Berlim. (Fonte: Robert Freke Gould, The History of Freemasonry).
• O Sup:: Cons:. dos Grandes Inspectores Gerais do Grau 33 do R:.E:.A:.A:.. concede ao Conde Alexandre de Grasse-Tilly uma patente certificando ter sido ele aprovado em todos os graus do Rito, credenciando-o ainda para estabelecer Lojas, Capítulos, Conselhos e Consistórios em ambos os hemisférios e nomeando-o Soberano Grande Comendador Perpétuo do Grande Conselho para as Antilhas.
1803
• É iniciado em Cádis, Espanha, Simon Bolívar, patriota venezuelano, então com 20 anos. (Fonte : Revista A Verdade Dez 1980).
1804
• Set. 22 - Fundado em Paris o Supremo Conselho do Grau 33 pelo Conde Alexandre de Grasse-Tilly; este Sup:. Cons:. é o 2o em antiguidade.
• Out - Nasce em Lyon, França, Leon Hyppolite Denizart Rivail, conhecido como Allan Kardec, o edificador do Espiritismo. Foi iniciado na maçonaria na G:. L:. Escocesa de Paris.
• Nov. 01 - O Conde de Grasse-Tilly funda em Paris a G:. L:. Geral Escocesa do R:.E:.A:.A:..
• Dez 03 - Preocupado com a fundação da Potência acima, o G:. O:. da Franca conclui um acordo com o Supremo Conselho, pelo qual os dois Poderes partilham a direcção da maçonaria francesa: cabe ao G:. O:. a supervisão das Oficinas do grau 1 ao 18, e o G:. Conselho exerce sua jurisdição sobre os graus 19 ao 33.
• É estabelecida a primeira G:. L:. de Portugal, em Lisboa, tendo como G:. M:. o irmão José Sampaio, irmão carnal do Marques de Pombal.
• O G:. O:. da França tem 300 Lojas.
1805
• Mar 03 - Fundado o Supremo Conselho do Grau 33 em Milão pelo Conde de Grasse Tilly; este Sup:. Cons:. é o 3º em antiguidade.
• Mar 03 - Fundado o Supremo Conselho do Grau 33 em Cuba.
• Mar 16 - Fundada a G:. L:. Geral de Itália, em Milão, com Carta de fundação outorgada pelo Conde de Grasse-Tilly.
• Jul. 01 - O Príncipe Cambacérès é eleito Sob:. Gr:. Com:. do Supr:. Cons:. da França. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of Freemasonry).
• Jul. - O G:. O:. da França cria no seu próprio seio um G:. Directório dos Ritos composto de membros do G:. O:. aos quais foi conferido o Grau 33. O Conselho Supremo entende ter havido violação dos compromissos assinados em 3 de Dezembro de 1804.
Set. 05 - A Loja de Franc-Chevaliers, do G:. O:. da França, transporta seus trabalhos a Estrasburgo para una reunião em uma Loja de Adopção, presidida pela Baronesa Diétrick, G:. M:. e o G:. M:. Challan. A irmã Imperatriz Josefina assiste à reunião. (Fonte: Histoire du Grand-Orient de France, de G. A. Jouaust).
• Set. 06 - Reunidos em casa do Marechal Kellermann, os dignitários do Rito Escocês da França denunciam a concordata de Dezembro de 1804 e restabelecem a G:. L:. Geral Escocesa. Nunca mais, a partir desta data, voltaram a juntar-se as duas Obediências. O Conde de Grasse-Tilly foi o primeiro Soberano Grande Comendador de Conselho Supremo. Conforme o irmão Achille Godefroy Jouaust no seu livro Histoire du Grand-Orient de France, publicado em 1865, o irmão Pryron, secretário do Sup Cons ficou com as 2 cópias do Tratado de 1804 e informou verbalmente que todos os Irmãos de qualquer Rito seriam aceitos no Sup Cons, mas quando em 1º de Março de 1805,a Loja Saint-Napoléon solicitou uma cópia, o artigo tinha sido modificado para "o G:. O:. unirá a ele somente os Irmãos do R:.E:.A:.A:.".
• Set. 16 - O G:. O:. da França, pela sua vez, denuncia o Tratado de 1804 com a G:. L:..
• Out 11 - Napoleão nomeia José Bonaparte como G:. M:. do G:. O:. da França. José Bonaparte nunca foi iniciado e nunca assistia aos trabalhos do G:. O:. ou do Sup:. Cons:.. (Fonte: Histoire du Grand-Orient de France, de G. A. Jouaust). O irmão Rebold na sua Histoire des Trois Grandes-Loges, indica que José Bonaparte foi iniciado em 15 de Abril de 1805 nas Tulherias, na presença de Cambacérès, Kellermann e Hugues Maret, mas não indica nenhuma evidência. (Veja 1793). Pese à sua falta de assistência aos trabalhos, José Bonaparte recebeu sucessivos cargos honoríficos entre os anos 1806 e 1809, conforme o próprio Jouaust.
• Nov. 11 - Simon Bolívar, é elevado ao grau de Comp pela Loja de São André de Escócia, França. (Fonte: Revista Elite de Caracas que publicou em 1956 cópia fotostática da Acta da Reunião obtida pelo escritor venezuelano Ramón Díaz Sánchez).
• Karl Krausse, filósofo alemão, é iniciado na Loja Archimedes, Alterburgo.
• Lechangeur, funcionário dos exércitos napoleónicos na Itália, inventa em Milão o Rito de Misraim, copia do Rito Egípcio de Cagliostro. O Rito é atribuído ao Farão Misraim que, aparentemente, nunca existiu. Lechangeur vendeu as patentes do novo Rito.
• Dez. - Fundado o G:. O:. da Itália.
1806
• Ago. 21 - No Vice-Reinado do Conde dos Arcos, um inimigo da maçonaria, as poucas Lojas existentes no Brasil, deliberaram suspender seus trabalhos visto que os maçons corriam perigo, porém as Lojas continuaram a se reunir em segredo. (Fonte : Boletim do GOB , Julho de 1932)
• Fundada a G:. L:. de Delaware (USA).
• O Conde de Grasse-Tilly é substituído como Sob:. Gr:. Com:. por Cambacérès, Archichanceler do Império, que exercia ao mesmo tempo as funções de G:. M:. Adj:. do G:. O:..
1807
• Mar. 12 - Nasce em Charleston, Carolina do Sul, (USA), Albert Gallatin Mackey, maçom eminente em matérias de jurisprudência maçónica, autor de A Lexicon os Freemasonry e Encyclopediae of Masonry e de uma Lista de 25 Landmarks. Morre em 20 de Junho de 1881.
• Fundada na Baía, Brasil, a Loja Virtude e Razão.
• Fundada na Baía, Brasil, a Loja Humanidade.

1808
• Jan. 07 - Fundada a G:. L:. de Ohio (USA).
• Fev. 05 - Prevendo que a Maçonaria seria proibida no Portugal, é criado oficialmente um corpo paramaçónico, o Conselho Conservador de Lisboa, com o objectivo de sacudir o jugo francês, restaurar a independência de Portugal, vingar a religião católica oprimida e restituir o trono ao seu legítimo príncipe. (Fonte: A. H. de Oliveira Marques em História da Maçonaria em Portugal)
• José de San Martin, incorpora-se à Loja Legalidade, de Cádis, Espanha.
1809
• Mar 29 - Nova perseguição de maçons pelo governo português, sendo presos muitos deles.
• Abr. 12 - Antigos e Modernos fundam em Londres uma Loja com o nome de Lodge of Promulgation, destinada a preparar a unificação das duas Potências Maçónicas inglesas separadas desde 1753. Esta Loja foi conhecida como Loja da Reconciliação.
• Jul. 18 - Militares franceses fundam em São Sebastião, Espanha, a Loja Os Irmãos Unidos, sob a jurisdição do G:. O:. da França.
• Fundada a G:. L:. da Espanha.
• Fundada a G:. L:. Directorial de São Petersburgo, denominada Wladimir. Os trabalhos em Rito Sueco, eram dirigidos pelo irmão Boever.
• Após a Rússia ter conquistado a Finlândia, os trabalhos maçónicos são proibidos nela.
• Fundada a G:. L:. Provincial de Pernambuco (Brasil). Suspendeu suas actividades na revolução de 1817 porque ela tinha finalidades políticas.
• É iniciado Christopher Martin Wieland, poeta alemão, na Loja Amália, de Weimar, aos 76 anos.
1810
• Ago. 04 - Francisco de Miranda, Simon Bolívar e outros maçons patriotas fundam a Sociedade Patriótica para lutar pela independência de Venezuela.
• Fundado o G:. O:. Lusitano de Portugal.
• Na época da invasão napoleónica, 30 maçons de Lisboa são deportados para as ilhas dos Açores.
• O grau de Mestre Instalado é sancionado pela G:. L:. de Inglaterra. A cerimonia correspondente foi adoptada como padrão e os Mestres das Lojas de Londres foram convocados para comparecerem à instalação, na qualidade de Governantes e Oficinas.
1811
• É criada a G:. L:. Hamburguesa Independente. Schroeder tinha o plano desde 1808 mas ao ser ocupada Hamburgo pelas tropas napoleónicas Schroeder levou o plano à realidade para evitar ser absorvido pelo G:. O:. francês que queria criar com aquelas Lojas uma G:. L:. Provincial Hanseática.
• Fundada a G:. L:. da Grécia.
• O irmão Josiah Bowring, um pintor de retratos de Londres, iniciado na Loja Chichester em 1795, desenvolve um conjunto de painéis para o 3 primeiros graus. (Veja 1823).
• Jul. 04 - Fundação do Supremo Conselho do Grau 33 das Espanhas e das Índias, Madrid, pelo Conde Grasse-Tilly, autorizado com patente do Sup:. Cons:. de Charleston. O primeiro Gr:. Com:. é Miguel José de Azanza. Este Sup:. Cons:. é o 4o em antiguidade.
• Ago. 11 - O G:. O:. da França censura a não admissão de judeus em Lojas estrangeiras e francesas como sendo uma prática intolerante e anti-maçónica.
• Dez 11 - Fundada a G:. L:. do Distrito de Columbia (USA).
• Acta da sessão especial do G:. O:. da Itália em "celebração do nascimento do Príncipe de Roma, primogénito do Ilustre irmão Napoleão". Fonte: Revista Maçónica de Chile Junho 1939).
1812
• Jan. 19 - As Cortes de Cádis publicam uma real cédula proibindo a maçonaria na Espanha e seus domínios.
• San Martin e Alvear, patriotas argentinos, fundam em Buenos Aires a Loja Lautarina para trabalhar pela independência dos povos da América.
• Abr. 16 - Hans Christian Oersted, físico dinamarquês, é iniciado na Loja Friederich Zür Gerönten Hoffnung, Copenhaga.
• Abr. 18 - O irmão Oersted é exaltado.
• Jun 13 - Fundada a G:. L:. de Louisiana (USA).
• Jul. 01 - Os patriotas venezuelanos fundam em Barcelona, Venezuela, a Loja Protectora das Virtudes Nº 1, continuadora do Triangulo que tinha sido fundado em 1810.
1813
• Aproximadamente neste ano é criado o Rito de Misraim na Itália (Veja 1805) e introduzido na França pelos 3 irmãos Bedárride. O Rito compreende 90 graus, divididos em 4 séries: simbólica, filosófica, mística e cabalística. Escritores pensam que os irmão Bedárride eram simplesmente charlatães.
• Começa a aparecer em público a carbonaria italiana. (Veja 1797).
• Fundada na Baía o primeiro G:. O:. do Brasil. Com as Lojas Virtude e Razão, Humanidade e União. Devido a Revolução de 1817 este Oriente e suas Lojas foram dissolvidas.
• Jun. 24 - Augustus Frederick Fitzgerald, Duque de Leinster, é eleito G:. M:. da Irlanda, cargo que exerceu por 61 anos consecutivos até sua morte.
• Dez. 07 - É instalada a Loja de Reconciliação com 18 irmãos, sendo 9 de cada G:. L:.; Samuel Hemming foi designada V:. M:..
• Dez. 27 - Fim da divisão em Inglaterra de Antigos e Modernos. As duas Grandes Lojas, cuja rivalidade perdera o objectivo doutrinário, se reconciliaram e fundiram. A nova Obediência assume o nome de G:. L:. Unida dos Antigos Franc-maçons da Inglaterra. O Tratado de Reconciliação é assinado no Palácio de Kensignton aproveitando a circunstância que as duas Grandes Lojas eram dirigidas por irmãos carnais: o Rei George III, Duque de Kent, como G:. M:. dos Antigos e o Duque de Sussex como G:. M:. dos Modernos. O G:. M:. dos Antigos era o Duque de Atholl que renunciou em favor do Duque de Kent, para facilitar a fusão. O maçon brasileiro Hipólito José da Costa, teve participação activa, no processo, devido a sua estreita amizade com o Duque de Sussex; foi membro da Loja Promulgação e da Loja de Reconciliação. O irmão Hipólito foi nomeado também Secretário para Assuntos Estrangeiros e Presidente do Conselho de Finanças da G:. L:. de 1813 até a sua morte em 1823.
1814
• Mar. 04 - Maximiliano José, da Baviera, proíbe todas as instituições secretas, excepto a Maçonaria. (Fonte: Nicola Aslan, História da Maçonaria).
• Deixa de existir o Supr:. Cons:. da França, sendo reconstituído em 04.05.1821. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria)
• Entre os anos 1814 e 1816 é implantado, pelo espírito reformador de Frederico Louis Schrôder, G:. M:. da Loja de Hamburgo, o Rito Schrôder ou Alemão, com 3 graus azuis ou de São João. É um Rito de carácter simples, com belos símbolos que tinha começado anos atrás (Veja 1766).
• O magnata Argentino San Martin funda em Buenos Aires, Argentina, outra Loja Lautarina, de carácter para-maçónica para trabalhar pela independência.
• Começa a trabalhar a Loja da Reconciliação, criada pela maçonaria inglesa para retornar a um sistema puro e aceite por antigos e modernos. Os trabalhos desta Loja continuaram até 1816 e receberam muitas críticas de parte dos antigos, mas a posição firme do G:. M:., o Duque de Sussex conduziu à G:. L:. Unida com segurança através deste processo de reconciliação.
• A G:. L:. Unida da Inglaterra introduz o Ne Varietur na assinatura.
• A G:. L:. Unida da Inglaterra determina que o avental de Ap:. deve ser de pele de cordeiro, branco, forma rectangular de 14" a 16" de largura e 12" a 14" de altura, cintas brancas e faldeta, terminando assim com a anarquia de modelos em uso. Estabelece-se também a obrigatoriedade de seu uso durante as sessões, junto com luvas brancas.
• O G:. O:. da Franca já conta com 1.219 Lojas.
• Fundado em Salerno um centro da Carbonaria italiana. Um de seus fundadores é o Marques Orazio de Atellis di San Angelo, maçon do Rito Escocês.
• O Papa Pio VII lança a Bula Sollicitudo Omnium contra os maçons e carbonários. Foi publicada pouco antes de ser autorizada a fundação da Companhia de Jesus. Como consequência desta Bula, é fechado o G:. O:. D'Itália. (Veja 1862).
• Jul. 01 - José Bonaparte e Cambacérès, respectivamente G:. M:. e G:. M:. Adj:. do G:. O:. da França são destituídos de seus cargos.
• Ago. 15 - Édito do Cardeal Consalvi para os Estados Pontifícios, proíbe e condena a maçonaria.
• A maçonaria é cruelmente perseguida na Espanha ao reocupar o trono Fernando VII que a declara crime de Estado.
• Johann Wolfgang Goethe compõe o poema maçónico Symbolum para a iniciação de seu filho Auguste.
1815
• Jan. 02 - O Inquisidor Geral Francisco Mier e Campillo publica um Édito proibindo e condenando a maçonaria na Espanha. (Fonte: Pe. Benimelli).
• Jan. 13 - Em Verona, Itália, são proibidas as sociedades secretas, de acordo com as leis promulgadas na Áustria. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria)
• Mar. 15 - Napoleão desembarca em Cannes. Imediatamente, o G:. O:. da França, reinstala José Bonaparte e Cambacéres, respectivamente, nos cargos de G:. M:. e G:. M:. Adjunto, dos quais haviam sido destituídos em 1814.
• A G:. L:. Unida da Inglaterra publica sua Constituição. A obrigatoriedade I, relativa a Deus e a religião, termina com a ampla tolerância religiosa existente até agora. A G:. L:. Unida decidiu, ao mesmo tempo, trabalhar de acordo com o Rito dos Antigos, que haviam adquirido o hábito de chamar-se Maçons de Iorque. O Rito de Iorque, praticado não só na Inglaterra mas também na América do Norte, compõe-se dos 3 graus simbólicos aos que sobrepõe-se o de Royal Arch, que praticavam os antigos, intercalando-se entre eles os graus acessórios de Mark Master, Past Master, Most Excellent Master.
• Fundada a G:. L:. Astrea de Rússia por dissidentes da G:. L:. Diretorial que nada queriam saber de Altos Graus nem de Iluminados e Místicos, que trabalharam pela restauração das Ordens Militares com a ilusão de segredos de alquimia.
1816
• Criado o Rito dos Noaquitas Franceses.
• O Tenente-Geral Gomes Freire de Andrade é nomeado G:. M:. do G:. O:. Lusitano.
• Mai. 26 - Na Acta da Loja da Antiguidade Nº 178, Inglaterra, são estabelecidas as normas sobre avental e luvas (veja 1814).
• Mai. 20 a Jun. 05 - As cerimónias recomendadas pela Loja de Reconciliação para os 3 graus são aprovadas pela G:. L:. Unida da Inglaterra. Meses depois a Loja de Reconciliação encerra suas actividades.
• A Loja Provincial de Pernambuco contava com as seguintes oficinas: Pernambuco do Oriente, Pernambuco do Ocidente, Guatimozín e Restauração e Patriotismo.
1817
• Mar. 12 - Fundada uma Loja Lautarina em Santiago, Chile; funcionava na rua Santo Domingo, 79.
• Mar. 12 - Fundado o Supremo Conselho do Reino dos Países Baixos. (Fonte: Éstudes maçonniques - Pierre Noel)
• Mar. 17 - Iniciado na Loja Maria dos Três Corações, Cristiano VII, Rei da Dinamarca.
• O G:. O:. da França declara irregular a Rito de Misraim.
• O primeiro G:. M:. da G:. L:. Unida da Inglaterra, Duque Augusto Frederico de Sussex, em Carta Constitutiva de uma Loja de Frankfurt, formada principalmente por judeus, expressa: "Inclinando-me rendidamente ante o G:. A:. D:. U:. e cumprindo as disposições da lei, não excluímos ninguém da nossa Ordem por causa da sua religião ou de sua maneira de honrar à Deus, qualquer que seja sua índole".
• Jul. 05 - Fuzilado o irmão General Lacy que dirigiu uma sublevação em Lisboa.
• Out. 17 - O marechal Beresford, em Portugal, manda soltar os maçons José Domingos de Serra e João Carlos Palmeiro, embora neste mesmo dia todos os outros maçons que estavam presos foram enforcados e queimados com alcatrão. (Fonte: Kurt Prober).
• Dez. 28 - Nos EUA é formada a G:. L:. of the Ancient Freemasons of South Caroline.
• Samuel Christian Hanemann filia-se na Loja Minerva, em Lípsia.
1818
• Jan.. 26 - Fundada em Londres a Loja Perseverance, Loja de instrução para ensinar o novo Ritual após a fusão de Modernos e Antigos.
• Mar. 30 - Dom João VI assina alvará proibindo as sociedades secretas, alegando que essas Sociedades conspiravam contra seu governo, ao descobrir no próprio Paço, a existência de uma Loja denominada São João de Bragança.
• Jul. 25 - Fundada a G:. L:. de Mississípi (USA).
• Fundada a G:. L:. de Indiana (USA).
1819
• Sublevação de militares maçons em Valência, Espanha, contra o absolutismo de Fernando VII. Todos foram fuzilados.
• Jul. 06 - Falece em Cleveland, Thomas Smith Webb, considerado o criador do actual Rito de York americano. (Fonte: Assis Carvalho).
• Out. 19 - Carta Constitutiva outorgada pelo Supremo Conselho da França ao Supremo Conselho da Inglaterra.
• Revista a secção de Diplomas da Constituição da G:. L:. Unida da Inglaterra mudando de "opcional" para "automaticamente" a emissão de Diploma para cada novo membro.
1820
• Fundada a G:. L:. de Maine (USA).
• A Loja Harmony de Champlain, New York, exalta ao médico norte-americano William Beaumont, criador da Fisiologia.

1821
• Surge em Espanha a organização dos Comuneros como movimento do mais exaltado carácter político e por este motivo enfrenta-se com o G:. O:.. Foram conhecidos como os protestantes da Maçonaria. Logrou uma grande difusão chegando a ter entre 40.000 à 60.000 membros, muitos de baixo nível social.
• Abr. 23 - Fundada a G:. L:. de Missouri (USA).
• Jun. 11 - Fundada a G:. L:. de Alabama (USA).
• Set. 13 - O Papa Pio VII lança a Bula Ecclesiam a Jesus Christo contra a carbonaria, considerada como uma nova condenação da maçonaria, esta de carácter indirecto.
• Set. 18 - Movimento revolucionário em Madrid, de comuneros e maçons para implantar a República.
1822
• Estabelecido o carbonarismo na Espanha.
• Congresso da Santa Aliança em Verona, onde o antigo ministro prussiano Haugwitz, ex-maçon, ataca a maçonaria culpando-a de ter como fim a Revolução Francesa e o assassinato dos reis. O Rei da Prússia Frederico Guilherme III emite uma posição favorável à maçonaria.
• Mai. 13 - O irmão Domingos Alves Branco Barreto Munis outorga a Dom Pedro I, em sessão maçónica, o título de Defensor Perpétuo do Brasil.
• Jun. 17 - Fundação do G:. O:. Brasílico, do Brasil, trabalhando no Rito Adoniramita, sendo seu primeiro G:. M:. o irmão José Bonifácio de Andrade e Silva. Na época existia a Loja Comércio e Artes e, para cumprir com o quesito de, no mínimo 3 Lojas funcionando para obter o reconhecimento como G:. L :., Gonçalves Ledo dividiu-a em 3 Lojas.
• Ago. 01 - Interdição da maçonaria na Rússia. (Fonte: Anuário do G:.O:.B:. 1915)
• Ago. 02 - O G:. M:. do G:. O:. Brasílico propõe e é aprovada a iniciação de D. Pedro D'Alcantara, Príncipe Regente do Brasil, cerimónia que é realizada na Loja Comércio e Artes. D. Pedro adopta o nome simbólico de Guatimozín.
• Ago. 05 - O G:. O:. do Brasil, em sessão extraordinária presidida pelo 1º G:. V:. Gonçalves Ledo, aprova que o irmão Guatimozín (D. Pedro I) seja exaltado à M:. M:., sendo conferido o dito grau pelo V:. M:. Manoel dos Santos Portugal da Loja Comércio e Artes Nº 1.
• Ago. 06 - O Czar Alexandre I estabelece a interdição da maçonaria na Rússia e na Finlândia, após o Congresso da Santa Aliança celebrado em Verona. Antes, ao assumir o trono, Alexandre I já proibira a maçonaria, mas em 1803, permitia as reuniões maçónicas, sendo que ele mesmo tinha sido iniciado. Mas, sob a influência da Igreja Ortodoxa e por inimigos do liberalismo, proíbe novamente a maçonaria.
• Set. 09 - Em sessão extraordinária do G:. O:. do Brasil presidida pelo 1º G:. V:. Gonçalves Ledo, por impedimento do G:. M:. Bonifácio Andrade, é exigida a proclamação da independência do Brasil e da Realeza Constitucional na pessoa do Príncipe D. Pedro.
• Set. 14 - Dom Pedro I assume o cargo de G:. M:. do G:. O:. do Brasil.
• Out. 25 - Dom Pedro I, G:. M:. do G:. O:. do Brasil, em comunicação dirigida à Gonçalves Ledo, suspende os trabalhos maçónicos, aparentemente pelas discrepâncias políticas entre Gonçalves Ledo e José Bonifácio.
1823
• É iniciado em Santiago do Chile, Giovanni Maria Mastai Ferretti, futuro Papa Pio IX, na época Secretário do Núncio Apostólico.
• Mai. 25 - Fundado o G:. O:. do Haiti.
• Mai. 25 - Decreto do rei de Portugal suprime a Maçonaria em seu reino. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria).
• John Harris, pintor miniaturista inglês, que tinha sido iniciado em 1818, e que em 1821 produziu um conjunto de Painéis, apresenta ao G:. M:. da G:. L:. Unida da Inglaterra, Duque de Sussex, sua proposta de Painéis para os 3 graus simbólicos, e que teve grande sucesso.
• Fundada uma G:. L:. em Illinois (USA) mas termina pouco depois aparentemente devido a deficiente administração. (Fonte: Coil´s Masonic Enciclopedia).
1824
• Abr. 21 - Fundação da G:. L:. e do Supr:. Cons:. do Grau 33 da República da Grande Colômbia. (Colômbia com Venezuela estavam unidas formando a Grande Colômbia, por tanto, os dois órgãos maçónicos regiam, também a maçonaria na Venezuela. A separação aconteceu em 1830).
• Abr. 30 - D. Miguel, segundo filho de Dom João VI, lança uma proclamação em Portugal, com estas palavras: "Longa vida para o Rei! Longa vida para o catolicismo! Morte e destruição aos sacrílegos maçons livres".
• Jun. 24 - É consagrada a G:. L:. da Grande Colômbia, sendo seu primeiro G:. M:. Diego Bautista Urbaneja. Hoje esta G:. L:. tem o nome de G:. L:. da República de Venezuela.
• Ago. 01, Set. 25, Out. 09 - Fernando VII, rei da Espanha, renova decretos ordenando a dissolução da maçonaria e a perseguição dos maçons que, no prazo de 30 dias, não pedirem indulto. (Fonte: João Antunes em A Maçonaria Iniciática)
• Rendição de maçons e carbonários em Tenerife e Marbella, Espanha. São fuzilados vários conjurados.
• Dez. 08 - Na véspera da grande batalha de Ayacucho, Peru, que iria a decidir a liberdade dos países da América espanhola, vários oficiais dos exércitos patriota e espanhol reúnem-se numa cerimónia maçónica. A Loja espanhola recebe a visita da Loja dos patriotas sul-americanos. Tenta-se uma solução para evitar o derramamento de sangue mas não existe acordo.
• Dez. 09 - Antes do início da batalha de Ayacucho, um maçon espanhol solicita permissão para que familiares e maçons que militavam nos diferentes exércitos, fossem autorizados a abraçar-se pela, que para muitos, seria a última vez.
1825
• Fev.. 25 - Em Madrid, 50 estudantes são presos, por terem fundado uma Loja Maçónica. (Fonte: Anuário do G:.O:. B:., 1915)
• Mar. 13 - O Papa Leão XIII lança a Bula Quo Graviora contra a maçonaria, carbonários e seita Universitária.
• Mar. 26 - O Papa Leão XIII proíbe "in totum" a obra Observações Pacifistas Sobre o Poder Eclesiástico, de Félix Torres Amat, Arcebispo de Palmyra e Bispo de Astorga, maçon. Na obra, o irmão Torres Amat ataca a infabilidade do Papa, defende a liberdade de imprensa e propõe variações na disciplina da Igreja na Espanha.
• Pese o ter sido eleito G:. M:. da maçonaria espanhola. o Infante Francisco de Paula de Borbón, Fernando VII continua a perseguição ontra da maçonaria e 10 militares maçons são enforcados.
• Fundada a G:. L:. Nacional Mexicana.
1826
• Caso Morgan nos USA. William Morgan (que se auto denominava Capitão), e que tinha supostamente pertencido a uma Loja maçónica anunciou a publicação de um livro Freemasonry Exposed, com os segredos maçónicos, provocando indignação entre os maçons. O livro foi publicado por um movimento denominado Partido Anti-maçónico; três meses mais tarde, alguns maçons cometem o gravíssimo erro de o sequestrar. Mais tarde, é acusado de estelionato e, no caminho da prisão, perto das Cataratas do Niágara, desaparece, sendo acusada a maçonaria da sua morte. Uma versão diz que os raptores afogaram Morgan no rio Niágara. Outra diz que ele escapou, atravessou a fronteira e viveu o resto da vida no Canadá ou que a Maçonaria lhe teria dado dinheiro para ele nunca mais aparecer. A opinião pública ficou indignada contra a Maçonaria e as Lojas esvaziaram. O número de lojas em Nova York caiu de 480 em 1825 a 75 apenas 10 anos mais tarde. Foi só quando o país se começou a preocupar com a guerra civil que os maçons voltaram a ganhar popularidade.
• Sublevação maçónica na Espanha, denominada "dos Bazán". Fracassa e são fuzilados 6 militares.
• O Czar Nicolas I, sucessor de Alexandre III, confirma a interdição da maçonaria na Rússia, assustado pela revolta denominada "dos dezembristas" e que o Czar pensou ser de inspiração maçónica.
• Lançada pelo G:. M:. da maçonaria inglesa a pedra fundamental da Universidade de Londres.
• Set. 14 - Fundada a G:. L:. de Michigan (USA).
1827
• Jan.. 13 - Primeira Convenção do Partido anti-maçónico, em Séneca, NY, EEUU. (Fonte: Descartes S. Teixeira em Antimaçonaria)
• Fundado o G:. O:. Colombiano.
1828
• Fev.. 01 - O Conde de Espanha ordena o fuzilamento de 4 maçons.
• Ago. 01 - Proíbem-se na Espanha, sob pena de morte, as reuniões maçónicas.
• Out. 25 - O Congresso mexicano extingue a G:. L:. Mexicana.
• Nov. 08 - Simon Bolívar decreta em Bogotá o fechamento de todas as associações secretas, incluindo a maçonaria, após ter sofrido um atentado contra sua vida em 25 de Setembro. Existe uma confissão feita por Bolívar ao escritor maçónico Louis Peru de la Croix, oficial francês de seu exército, reconhecendo que, "por simples curiosidade, ingressou na maçonaria tendo recebido o grau de Mestre em Paris, mas afastou-se posteriormente, ao verificar que era uma associação ridícula formada por mentirosos e bobos úteis, enganados".
• Nov. 19 - O Conde de Espanha ordena o fuzilamento e posterior enforcamento do cadáver do Coronel Santos José Ortega, maçon.
• Dez. 07 - Fundada a G:. L:. de Viena.
1829
• Fev.. 26 - Seis maçons são fuzilados na Espanha.
• Gálvez, maçon, chefe do exército espanhol, é fuzilado em Barcelona por ordem de Fernando VII.
• Mar. 12 - Carta Patente do Supr:. Cons:. para os países Baixos, mais tarde denominado Supr:. Cons:. da Bélgica, autoriza Francisco Gê de Acaiaba e Montezuma a fundar um Supr:. Cons:. no Brasil.
• Mai. 21 ou 24 - O Papa Pio VIII lança a Bula Traditi Humilitate.
• Fundado o Sup:. Cons:. do grau 33 de Brasil.
1830
• Jan.. 30 - Na Polónia é decretado o encerramento de todas as Lojas acusadas de praticar política.
• Fev.. 11 - Fundação do Supremo Conselho do Peru.
• Forma-se uma Junta de exilados espanhóis em Perpignan, dirigida pelo irmão Calatrava.
• Jul. 05 - É reinstalado o G:. O:. do Brasil, ocupando o cargo de G:. M:. José Bonifácio com a colaboração de Gonçalves Ledo. 82 dias depois a Loja de Gonçalves Ledo foi declarada irregular por José Bonifácio, já que sendo do Rito Escocês, Gonçalves Ledo recusava elevar ao grau 18 a vários partidários de José Bonifácio por ser procedentes de outro Rito, o Moderno.
• Jun. 23 - Johann Wolfgang Goethe, o maior escritor da Alemanha, celebra seu jubileu maçónico aos 81 anos de idade
• Jul. 09 - Fundada a G:. L:. de Florida (USA).
• Lucinda Pendleton Morgan, ex esposa de William Morgan, casa com George W. Harris, maçon, e mais tarde ambos se convertem ao mormonismo.
1831
• Abr. 24 - É oficialmente instalado o G:. O:. Nacional Brasileiro, mais tarde conhecido como G:. O:. do Passeio (Fonte : Nicola Aslan)
• Jun. - Fundado o G:. O:. do Peru.
• Ago. 19 - Fundada na cidade de Porto Feliz a primeira Loja maçónica da então província de São Paulo, Brasil, sob o título distintivo de Inteligência, dependendo do G:. O:. Nacional Brasileiro, RJ. Filia-se em 1832 ao G:. O:. do Brasil. A Loja é conhecida hoje como Inteligência de Aratitaguaba. (Aratitaguaba é o primitivo nome de Porto Feliz).
• Dez. 11 - Fuzilados em Málaga, Espanha, um numeroso grupo de maçons, incluindo um oficial inglês.
1832
• Jul. 14 - D. Miguel chama às armas a toda a nação portuguesa contra os pedreiros, os iluminados e os maçons. No dia 30 D. Miguel restabelece os direitos dos jesuítas expulsos pelo Marques de Pombal.
• Ago. 15 - O Papa Gregório XVI lança a Encíclica Mirare Vos, contra a liberalismo, especialmente a maçonaria. (Uma Encíclica é uma circular emitida pelo Papa, esclarecendo e orientando os fiéis sobre pontos da fé, doutrina e dogmas da Igreja).
• Nov. 12 - No Rio de Janeiro, é fundada a Loja Independência Nº 1, fundadora do Supremo Conselho Montezuma, no Largo da Ajuda; abateu colunas em 1838. (Fonte: Kurt Prober)
• Nov. 12 - O Supr:. Cons:. do Brasil torna-se regular por patente concedida pelo Supr:. Cons:. Confederado dos Países Baixos sendo instalado como Soberano Comendador Francisco Gê Acayaba, Visconde de Jequitinhonha (Montezuma). É independente do G:. O:..
• William Wirt, representando ao Partido Anti-maçónico, concorre às eleições presidenciais de USA. Dos 24 estados então existentes, venceu em Vermont e teve 8% dos 1.262.755 votos do total nacional.
1833
• Fev.. 25 - Um Tratado de União entre os Supremos Conselhos da França, New York e Brasil. (Fonte: Boletim do G:.O:.B:., de 1904).
• Jun. 17 - Fundado o G:. O:. Colombiano.
• Fundado o G:. O:. da Bélgica.
• O Supr:. Cons:. do Brasil divide-se em dois facções: uma fiel ao Visconde de Jequitinhonha e outra unida ao G:. O:. e sob a direcção de José Bonifácio. Este último Supr:. Cons:., por sua vez, subdividiu-se. ficando parte sob a presidência de Barreto Pedroso (mais tarde substituído pelo Conde de Lajes) e parte sob Cândido Ladislau Japiassu.
1834
• Abr. 24 - Maria Cristina, viúva de Fernando VII, Rainha Governadora da Espanha, amnistia os maçons, podendo ocupar cargos públicos, mas continua a proibição de pertencer a seitas secretas.
• Mai. 22 - Iniciação de Guilherme I, Imperador da Alemanha.
• Primeiro Congresso Internacional dos SSup:. CCon:. do grau 33, reunidos em Paris para estabelecer uma Confederação, com participação dos seguintes SSup:. CConsel:.: França, Bélgica, Brasil e um Supr:. Conselho Unido do Hemisfério Ocidental, que desapareceu posteriormente.
1835
• Fundada na localidade de Quincy, Illinois (USA), a primeira Loja sob o nome distintivo de Bodley e que existe até hoje sob o número 01.
• Out. 05 - Francisco G. Acaiaba Montezuma, Sob:. G:. Com:. desde praticamente 1831, é demitido por desonestidade. Montezuma era baiano, participou das lutas políticas de 1821 e 22 no Recôncavo Baiano, foi exilado na Europa, recebeu uma autorização do Supr:. Cons:. dos Países Baixos para estabelecer o Sup:. Cons:. no Brasil. No seu cargo mostrou-se autoritário e cometeu actos desonestos na administração do Supr:. Cons:..
• Out. 15 - Francisco Tadeu Calomarda, Ministro da Justiça da Espanha, ordena às autoridades espanholas que enforquem, dentro de 3 dias, todos os que forem presos dentro de uma Loja, e qualquer outro que for preso noutro lugar, se ele for portador de símbolos ou emblemas maçónicos. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria)
1836
• Revolução em Espanha, com a participação de vários maçons, e conhecido como "a sargentada".
• Nov. 10 - Nasce Robert Freke Gould, historiador maçónico inglês; morre em 1915. Foi um dos fundadores da Quator Coronati, a 1ª Loja de Pesquisas Maçónicas no mund
1837
• Giuseppe Garibaldi, ao chegar ao Rio de Janeiro, filia-se numa Loja irregular de nome Asilo ou Refugio da Virtude.
• O irmão Japiassu, expulso do Sup:. Cons:. por Antônio Carlos, irmão carnal de José Bonifácio, e que tinha sucedido a Montezuma, funda outro Supr Cons no Brasil.
• Nov. 22 - Fundada em Niterói, a Loja Sabedoria e Beneficência, a primeira Loja no Rito Adonhiramita, que abateria colunas em 1850. (Fonte: Kurt Prober em "A Bigorna")
1838
• Jan. - Fundada a G:. L:. de Texas (USA).
• Fundada a G:. L:. de Arcansas (USA).
• Marconis de Nêgre constitui o Rito de Memphis que pretende continuar todas as iniciações antigas, reconhecendo nos Templários os seus fundadores imediatos. Compõe-se de 92 graus, além dos 3 graus simbólicos.
• As facções do Supr:. Cons:. do Brasil dirigidas por Japiassu e pelo Conde de Lajes, reúnem-se e aliam-se ao G:. O:. permanecendo, porém, independente o grupo de Montezuma. Posteriormente houve mais algumas cisões e uniões de pouca duração e de secundária importância.
• Ainda casada com W. Harris, Lucinda Pendleton Morgan passa a ser mais uma esposa do Profeta do mormonismo, Joseph Harris Jr., que praticava a poligamia.
1839
• Na Loja Fidelidade Germânica, de Nuremberga, sob o Nº 13.715 foi arquivada uma credencial outorgada ao irmão Giovanni Mastai Ferreti, futuro Papa Pio IX, pela Loja Eterna Corrente, de Palermo.
1840
• Abr. 06 - Fundada a G:. L:. de Illinois (USA), sendo eleito o G:. M:., Abraham Jonas, que não estava presente na reunião de fundação, e que era P:. G:. M:. da G:. L:. de Kentucky. Encontra grandes dificuldades especialmente pelo caso Morgan. (Veja 1826).
• Iniciação do Príncipe alemão que mais tarde seria o Imperador Guilherme I. Na mesma sessão foi promovido ao grau de M:. M:. e declarou-se Protector da Ordem.
• O G:. O:. de Portugal solicita licença ao Supr:. Cons:. do Brasil para estabelecer o Supr:. Cons:..
1841
• Jun. 30 - É iniciado Luiz Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias, na Loja São Pedro de Alcântara, filiada ao Supr:. Cons:. do G:. O:. brasileiro (do Passeio), do qual seu chefe e amigo, Tenente General João Vieira de Carvalho, Conde de Lajes, era Sob:. G:. Com:.. O V:. M:. da Loja era Thomas José Pinto de Serqueira.
• Set. 18 - É iniciado o compositor húngaro Franz Von Lizt na Loja Zür Einigkeit (Igualdade) de Frankfurt.
• Nasce William J. Hughan, investigador maçónico inglês; morre em 1911.
1842
• Fev. 28 - Fundação, pela G:. L:. Unida de Inglaterra do The Royal Masonic Benevolent Institution.
• À Bodley Lodge, Illinois (USA) é solicitada a aprovação de uma nova Loja no seu território (A Loja na Vila do Comércio Illinois, rebaptizada pelos mórmones como Nauvoo, do hebreu sefardita que significa "para ser bela", USA). Naquela época era costume solicitar a permissão da Loja existente no lugar.
• Mar. 15 - A Loja Bodley recusou e o G:. M:. Abraham Jonas da G:. L:. de Illinois, USA, fornece Carta Provisória para fundação de uma Loja por irmãos mórmones em Nauvoo. A Loja Bodley reclama que o G:. M:. violou a Lei Maçónica.
• É fundada a primeira Loja por irmãos mórmones em Nauvoo, Illinois. (veja 1844). Na cerimónia é iniciado Joseph Smith Jr, profeta e fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmones), sendo elevado a Mest:. no dia seguinte. Seu pai Joseph Smith Sr. também era maçon elevado a Mest:. em 07.05.1818 como também seu irmão Hyrum Smith, da Loja Moriah 112, New York. Eruditos em Maçonaria tem notado semelhanças nas cerimónias maçónica e mórmon. As Igrejas mórmones usam muitos símbolos maçónicos, por exemplo, o Olho que tudo Vê, as mãos unidas, o Sol, a Lua, estrelas e dois triângulos formando uma estrela de 6 pontas.
• Ago. 11 - O G:. M:. Jonas de Illinois suspende a dispensa que tinha permitido a Loja Nauvoo trabalhar.
• Fundado o Supr:. Cons:. de Portugal. Para tais efeitos, António de Costa Cabral é elevado ao grau 33. O processo é executado conforme a Constituição de 1786.
1843
• Brasil reconhece o Supr:. Cons:. de Portugal.
• Fundado o Supr:. Cons:. do grau 33 de Inglaterra.
• Convenção de Baltimore para reformar. os rituais, mas não teve resultado positivo.
• Dez. 18 - Fundada a G:. L:. de Wisconsin (USA).
1844
• São criadas mais 5 Lojas por mórmones. Em 6 meses 250 iniciações tinham sido realizadas, número excessivo para qualquer Loja e em qualquer época. Conforme o Acto do G:. M:. (veja 1842) todas estas Lojas foram consideradas clandestinas, pese embora que não foram encontradas irregularidades excepto que foram acusados de que as Lojas formadas por mórmones não compareciam nas Assembleias da G:. L:.
• Jun. 27 - Depois de um motim popular, Joseph Smith Jr. e Hyrum Smith dirigentes dos mórmones foram assassinados em Illinois, quando estavam na cadeia por ser mórmones. Antes de ser baleado, Joseph Smith levantou suas mãos gritando "Ó Senhor meu Deus" aparentemente invocando a ajuda de maçons que poderiam estar na multidão; outros referem que suas palavras foram para iniciar um sermão para a multidão.
• Os mórmones mudam para Utah, onde chegam em Salt Lake Valley em Julho 24 de 1847; erguem Salt Lake City e renunciam à sua condição de maçons.
• As GG:. LL:. de Nevada e Utah eliminam os mórmones da maçonaria. (Veja 1984).
• Fundada a G:. L:. Alpina de Suíça, em Zurique, que teve o carácter de uma união de Lojas, já que elas tiveram a liberdade de adoptar qualquer ritual. Eleito G:. M:. o historiador Jacob Oetinger.
• Fundada a G:. L:. de Iowa (USA).
• Giuseppe Garibaldi filia-se numa Loja regular do G:. O:. do Uruguai, de nome Les Amies de la Patrie.
• A Loja Royal Sussex Nº 735 recebe autorização da G:. L:. Unida da Inglaterra para reunir-se em Kwantung, Canton.
1845
• Jan. 21 - É iniciado em Paris, na Loja La Clementine Amitié, o índio brasileiro Manoel Makoukouik, que o cientista francês Porte levara para a Franca. (Fonte: Rev A Trolha).
• Mar. 25 - O Parlamento inglês, sob inspiração maçónica, aprova uma lei que determina que todo navio brasileiro que transportasse escravos poderia ser apresado pelos navios ingleses.
• Dez. 03 - O G:. M:. da G:. L:. Unida da Inglaterra denuncia que alguns maçons ingleses que professam o judaísmo, foram proibidos de ser admitidos como visitantes numa Loja de Berlim, jurisdicionada à G:. L:. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of Freemasonry).
• Fundado o Supr:. Cons:. de Inglaterra e Gales com carta Patente da Jurisdição Norte de USA. O primeiro Gr:. Com:. é Robert Thomas Crucefix, médico.
• John Harris (veja 1923) é convidado, com outros artistas maçons, para submeter desenhos de Painéis para a Loja Emulation de Melhoramento. Os desenhos de Harris foram aceitos.
1846
• Fundado o Supr:. Cons:. de Escócia.
• O Conde de Caxias, futuro Duque de Caxias, é elevado ao grau 33.
• Abr. 03 - O G:. O:. da França protesta e denuncia que Lojas prussianas recusam receber como visitantes irmãos franceses e judeus. Instrui seus representantes na G:. L:. de Berlim que procurem alterar os estatutos desses Corpos mas, ao mesmo tempo recomenda às Lojas francesas que se abstenham de represálias.
• Abr. 11 - Iniciação de James Cunningham Batchelor, nascido em Quebec. Ele iria ser por 24 anos consecutivos Gr:. Secr:. da G:. L:. de Louisiana e foi também Gr:. Com:. da Jurisdição Sul de USA.
• Jul. 02 - O Santo Ofício, em Roma, decreta a proibição do livro "História da Maçonaria".
• Nov. 09 - O Papa Pio IX lança a Encíclica Qui Pluribus contra a maçonaria, sendo esta a primeira de 8 encíclicas e alocuções deste Papa em contra da Ordem.
1847
• Jan. 08 - É iniciado Joseph Proudhom, político e filósofo francês, na Loja Sincérité, Parfait Union et Constante Amitié Réunies, no Oriente de Besancon.
• Jan. 15 -É iniciado Benito Juárez, futuro Presidente de México, na Loja Independência Nº 2, Cidade de México.
• Fev. 06 - O padre Fortunato Gonçalves Pereira, então Mestre de Cerimónias da Igreja da Sé, São Paulo, é iniciado na Loja Amizade, da qual foi, V:. M:. por três vezes.
• Mar. 20 - O Conde de Caxias abandona a sede da rua do Conde, no Rio de Janeiro, onde funcionava o G:. O:. Brasileiro, declarando-se independente, sendo empossado no cargo de Sob:. G:. Com:. do mui Pod:. Cons:. do R:.E:.A:.A:. do G:. O:. Brasileiro, título adquirido na união de 1842 e que o G:. O:. do Passeio, ao fundar o Supr:. Cons:. irregular, não declarou extinto. Este novo G:. O:. denominado G:. O:. de Caxias, foi composto primeiro com as Lojas 23 de Julho e 2 de Dezembro, às quais se juntaram, logo depois, a União Escocesa, 24 de Junho, São Gabriel e Triunfo do Brasil. A Potência mais forte da época era o G:. O:. do Brasil dirigido pelo Tenente-Coronel António Francisco de Paulo Holanda Cavalcanti, Visconde Albuquerque, reeleito desde 1837.
1848
• O Sup:. Cons:. (Brasil) dirigido pelo Visconde de Jequitinhonha une-se com outro Sup:. Cons:. fundado pelo Comodoro David Jewett, norte-americano e oficial da marinha brasileira, que tinha obtido autorização do Supr:. Cons:. dos USA, Jurisdição Norte, e que foi dado na ignorância da Carta Patente dos Países Baixos dada à Jequitinhonha. (Fonte: Manifesto de Mário Behring, Dez. 15 de 1927).
• Dez. 07 - É iniciado Oscar II, rei da Suécia e da Noruega.
1849
• Abr. 20 - O Papa Pio IX lança a alocução Quibus Quantisque Malis contra a maçonaria.
• Dez. 08 - O Papa Pio IX lança a Encíclica Nostris et Nobiscum contra a maçonaria.
• O G:. O:. da França adopta nova constituição na qual declara que a "maçonaria é uma instituição eminentemente filantrópica, filosófica e progressista, que tem como fundamento a crença em Deus e na imortalidade da alma".
• Jul. 17 - O Conde de Caxias encarrega João Fernandes Tavares de acordar com o senador Araújo Viana da fusão do G:. O:. Caxias com o G:. O:. do Brasil. Documento neste sentido encontra-se na Biblioteca-museu do G:. O:. do Brasil e está assinado pelo Conde de Caxias e pelo Secretário do Sacro Império, António José de Araújo. (Fonte: Revista A Verdade, Mar/Abr. 1987).
1850
• O Ministro da Justiça do Brasil, o maçon Euzébio de Queiroz Coutinho Matoso da Câmara, apresenta uma lei extinguindo o tráfico de escravos sendo aprovada em 04.09.1850.
• Fundada a G:. L:. de Califórnia (USA). Hoje esta G:. L:. inclui as Lojas do Hawai.
• Jul. ou Ago. 07 - Maçons franceses residentes em Valparaíso, Chile, fundam a primeira Loja maçónica no país, sob o nome de L'Étoile du Pacifique, com carta Constitutiva do G:. O:. da França. O decreto está datado em 12.11.1851.
• Giuseppe Garibaldi filia-se na Loja Tompkins Nº 471 de New York.
1851
• Jan. 15 - O general Lew Wallace, dos EUA, autor do romance Ben Ur, governador do estado de New México, violinista e conferencista, é elevado ao grau de Mestre. (Fonte: Edwin Seignemartin, na revista A Verdade)
• Fundado o G:. O:. de Venezuela.
• Set. 15 - Fundada a G:. L:. de Oregon (USA).

1852
• Jan. 01 - São reabertas as Lojas da França, que haviam sido fechadas por ordem de Napoleão III.
• Jan. 09 - O Príncipe Lucien Murat é eleito G:. M:. do G:. O:. da França. Murat tinha sido iniciado em Viena.
• Fusão do G:. O:. Caxias com o G:. O:. do Brasil, em sessão presidida pelo Marques de Abrantes. Ao Conde de Caxias foi-lhe concedido o título de G:. M:. Honorário da Ordem e, por isso, é considerado o 6º G:. M:. do G:. O:.. Até a sua morte, o irmão Caxias foi o Garante de Amizade do Supr:.Cons:. de Inglaterra perante o G:. O:. do Brasil, além de outros cargos.
1853
• O G:. O:. da França instala-se no Palácio sito à Rue Cadet,16, Paris, que foi adquirido pelo Príncipe Murat.
• Fev. 24 - Fundada a G:. L:. de Minnesota (USA).
• É iniciado Frederico Guilherme de Prússia que depois foi o Imperador Frederico III da Alemanha.
1854
• O Papa Pio IX lança a alocução Singulari Quadam contra a maçonaria.
• Convento maçónico de Lexington, realizado em Kentucky, para reorganizar a Ordem.
• Congresso maçónico em Paris.
• Jun. 27 - Domingo Faustino Sarmiento, escritor, educador e futuro Presidente da Argentina, ingressa na Loja União Fraternal Nº 1, de Valparaíso, Chile. Esta Loja tinha sido fundada em 1853.
1855
• Terceira Convenção de Paris para reformar os Rituais e o sistema maçónico, sem resultados positivos.
• Jun. 14 - Fundado o G:. O:. de Uruguai.
• Out. 16 - 48 Lojas reúnem-se em congressos maçónicos em Hamilton, Ontário, e proclamam a independência da maçonaria canadense que era subordinada à G:. L:. Unida da Inglaterra.
• Fundada a G:. L:. de Canadá, na província de Ontário
• Nov. 10 à 18 - O Príncipe Frederico Guilherme, futuro Imperador Frederico III da Alemanha, envia duas cartas ao Bispo Keller, Superintendente Geral do clero em Magdeburgo, reclamando do seu retiro da maçonaria e pela intenção de ordenar o retiro de todos os eclesiásticos que pertencam à maçonaria.
1856
• O irmão Albert Mackey dá a conhecer sua lista de 25 Landmarks na sua obra Jurisprudência Maçónica. (Veja 1858).
• Mar. 17 - Fundada a G:. L:. de Kansas (USA).
• Jul. 17 - Por ter sido fundado o G:. O:. de Uruguai, o G:. O:. do Brasil desliga da sua jurisdição as três Lojas que possuía em Montevideu, para que possam formar parte da nova Potência. (Fonte: Kurt Prober).
• O Duque de Caxias filia-se na Loja 2 de Dezembro, pertencente ao G:. O:. Brasileiro, que tinha como V:. M:. o Coronel João Hunt de Bacelar Pinto Guedes.
1857
• Set. 20 ou 23 - Fundada a G:. L:. de Nebraska (USA).
• Dez. 11 - Fundada a G:. L:. da Argentina dos Maçons Livres e Aceites por sete Lojas das existentes em Buenos Aires.
1858
• Albert G. Mackey na sua Encyclopediae of the Masonry, inclui uma lista de 25 Landmarks.
• A Danske Store Landslodge (G:. L:. Territorial Danesa) constitui a VIII província do sistema sueco. O primeiro G:. M:. dinamarquês foi Baestrup.
• Out. 03 - Fundada a G:. L:. de São Domingos.
• Out. 24 - Fundada a G:. L:. da República Dominicana.
• Dez. 09 - Fundada a G:. L:. do Estado de Washington (USA), que hoje inclui 7 Lojas do Estado de Alasca.
1859
• Jan. 03 - Albert Pike é eleito Sob:. Gr:. Com:. do Supr:. Cons:. Mãe do mundo, nos EUA, cargo que exerceu por 32 anos.
• Jan. 31 - O Conde de Paraty é nomeado como G:. M:. do G:. O:. Lusitano.
• Congresso Maçónico Americano em Chicago para tratar da organização de uma G:. L:. Geral dos USA, além de outros objectivos que não deram resultado.
• Fundação do Supr:. Cons:. de Cuba.
• Mar. 06 - A primeira Loja maçónica é fundada no estado de Utah (USA) em Camp Floyd com o nome de Rocky Mountain Lodge 205.
• Out. 03 - Fundação da Grande Loja de São Domingos.
• Out. 20 - Fundado em Lima o G:. O:. Peruano.
• Jun. 24 - É iniciado Carlos Gomes, músico brasileiro, aos 23 anos de idade, na Loja Amizade Universal, São Paulo, junto com seu irmão carnal José Pedro (Juca).
• Giuseppe Garibaldi organiza e chefia a expedição militar "dos 1.000" para a conquista das Sicilias, sob inspiração do irmão Massini e planejada pelos irmãos Cristi, Bertini e Cafarini, navios fornecidos pelo irmão Fauché, dinheiro dos irmãos Lafarini e Buscaglione; oficiais e voluntários eram, na sua maioria, maçons.
• Dez. 05 - Fundada a G:. L:. Columbus e da Ilha de Cuba. Em 1946 adopta o nome de G:. L:. de Cuba.
1860
• Fundado em Cuba o G:. O:. de Colón, independente da maçonaria espanhola.
• Nasce na China a maçonaria Tai Ping que dirigiu a insurreição sufocada com a ajuda dos ingleses. Paralelamente a esta, tinha-se formado outra maçonaria filosófica e humanista; ignora-se se existiam contactos entre as duas instituições. Métodos de reconhecimento: a trança é levada para a frente pendurando dela 3 moedas; se perguntado quantos são 3 x 8, o maçon deve responder 21 porque somando 3 dá 24; durante a iniciação o profano tinha que responder 333 perguntas e prestar 36 juramentos.
• Fundado o Supr:. Cons:. de México.
• Giuseppe Garibaldi é eleito G:. M:. do G:. O:. D'Itália, conhecendo a Ordem um período de paz.
• Jul. 16 - Recebe o grau 33, Domingo Faustino Sarmiento, futuro Presidente da Argentina.
1861
• Fundado o G:. O:. na Itália, resultado da união das potências existentes, mas rapidamente o divisionismo político teve reflexos na maçonaria italiana aparecendo a Madre Loggia Capitulare Dante Allighieri. O primeiro G:. M:. foi o Conde Nigra, Embaixador da Itália em Paris.
• Fundado o Supr:. Cons:. de São Domingos.
• Publicada a História da Maçonaria de George G. Findel.
• Ago. 02 - Fundada a G:. L:. de Colorado (USA).
• Ago. 21 - É exaltado a M:. M:., Alphonse-Louis Constant Levy, conhecido como Eliphas Levy.
• Out. 16 - O governo francês manifesta toda a sua benevolência para com a maçonaria. Uma circular do ministro do Interior Persigny, recomenda as Lojas à solicitude dos prefeitos.
• Dez. 05 - A G:. L:. Unida da Inglaterra reconhece o G:. O:. da Argentina e em contrapartida, este concede à G:. L:. Unida da Inglaterra o direito de manter uma G:. L:. Distrital na sua jurisdição.
• Halim Pasha, filho do primeiro Vice-rei de Egipto, funda o Rito Escocês na Turquia e em 1866 no Egipto, sendo o Supremo Grão Comendador em ambos países.
1862
• Jan. 09 - O Príncipe Murat (1803-1878), primo de Louis Napoleão, é eleito novamente G:. M:. do G:. O:. da França.
• Jan. 11 - Para acabar com vários desordens e a oposição entre o Príncipe Murat e o Príncipe Jerónimo Napoleão, Napoleão III decreta que:
1. A nomeação do G:. M:. da Ordem Maçónica na França, cabe a ele, e
2. O Marechal Magnan é nomeado G:. M:. do G:. O:..
• Valendo-se da ambiguidade do texto, entendeu o Marechal Magnan que tinha jurisdição sobre o Supr:. Cons:. Mas o Sob:. G:. Com:., o académico Viennet, a despeito da sua idade avançada, soube resistir com extrema firmeza. Altivamente apelou para o Imperador e, ao final, o G:. M:. Magnan, inclinou-se e o Rito Escocês conservou sua autonomia.
• Jan. 12 - O Marechal Magnan, que no momento da sua nomeação era "profano" recebe nesta data todos os graus, até o 33.
• O Papa Pio IX lança a alocução Maxima Quidem Lactitia contra a maçonaria.
• Abr. 29 - 30 maçons presentes, incluindo delegados que representam inúmeros irmãos ausentes, declaram formada a G:. L:. de Chile, separando-se do G:. O:. da Franca. Em protesto contra o decreto Nº 9.862 de Napoleão III que nomeou o Marechal Magnan, não maçon, como G:. M:. É eleito como primeiro G:. M:. Juan de Dios Maria Arlegui.
• Mai. 24 - Instalada a G:. L:. de Chile.
• Ago. 01 - É reerguido o G:. O:. D'Itália, que fora fechado em 1814, pela Bula do Papa Pio VII. (Fonte: João Antunes em A Maçonaria Iniciática).
• A Loja Sphynx celebra a primeira reunião maçónica no Japão; trata-se de uma Loja militar viajante, sob a obediência da G:. L:. de Irlanda.
• As Oficinas do Rito de Memphis integram-se no G:. O:. da França.
• Fundada a G:. L:. Valle do México.
• Fundada a York G:. L:. of México por Lojas "inglesas" que trabalhavam no Rito de York, separando-se da G:. L:. Valle do México, que continua trabalhando no R:.E:.A:.A:..
1863
• O Papa Pio IX lança a Encíclica Quanto Conficiamur contra a maçonaria.
• O irmão George Oliver, no seu livro Tesouro da Maçonaria, classifica os Landmarks em 12 classes, dos quais ele enumera 40 como existentes e mais 12 como antiquados ou ilegítimos.
• O G:. O:. Lusitano inicia relações fraternais com o G:. O:. da França.
• Giuseppe Garibaldi é eleito Sob:. G:. Com:. do Supr:. Cons:. de Palermo.
• O primeiro japonês a ingressar na maçonaria seria o jurista e filósofo Amane Nishi, que ingressou numa Loja em Leyden, Holanda, sob o nome Shusuke Nishi, ideograma do seu nome.
• Os Altos Corpos do R:.E:.A:.A:. e do Rito Moderno do Brasil ligam-se por um Tratado, prática considerada irregular pela maçonaria universal.
• Giuseppe Garibaldi é eleito G:. M:. do G:. O:. da Itália.
• Dez. 16 - Instalado o G:. O:. dos Beneditinos, criando uma nova cisão na maçonaria brasileira. Este novo G:. O:. seria depois o G:. O:. Unido do Brasil que chegaria a ter 49 Lojas.
1864
• Unem-se o Supr:. Cons:. do Brasil, facção presidida por Montezuma, e o G:. O:. de Lavradio com seu Supr:. Cons:., formando um conjunto que passa a ser denominado oficialmente G:. O:. e Supr:. Cons:. do Brasil.
• Dez. 08 - O Papa Pio IX lança a Encíclica Quanta Cura contra as sociedades clandestinas.
1865
• Jan. 16 - Fundada a G:. L:. de Nevada (USA).
• Abr. 17 - A Loja Tyrian Nº 333 de Springfield, Ilinois, adopta a seguinte resolução "Resolve-se que a decisão do Presidente Lincoln em adiar sua solicitação de ingresso na maçonaria, (para que seus motivos não sejam mal interpretados) é em mais elevado grau, honrosa para sua memória". (Nota: Em 1864 Lincoln tinha sido reeleito para um segundo período na presidência dos USA; com a Guerra Civil em andamento, Lincoln decidiu adiar seu ingresso na Ordem até que o conflito tiver terminado. Em 9.04.1865 os sulistas tinham-se rendido mas 5 dias depois Lincoln foi assassinado).
• Mai. 10 - Fundada a G:. L:. de West Virginia (USA).
• Mai. 29 - Morre o G:. M:. Magnan e é sucedido por Mellinet.
• Jun. 05 - A Assembleia Geral do G:. O:. da França adopta o seguinte, como seu artigo primeiro da Constituição: "A Franco-maçonaria tem por princípio a existência de Deus, a imortalidade da alma e a solidariedade humana. Considera a liberdade de consciência como um direito próprio de cada homem e a ninguém exclui por suas crenças". Esta Constituição tem uma Declaração de Princípios de carácter filosófico e, por tanto, anti-dogmática.
• Set. 25 - O Papa Pio IX lança a alocução Multiplices Inter Machinationes contra a maçonaria.
• Out. 26 - O Breve Ex Epistola do papa Pio IX e dirigida aos arcebispos de Paris, condena a maçonaria.
• Fundado o Supr:. Cons:. da Venezuela.
1866
• Introduzida a maçonaria no Japão com a fundação da Loja Yokohama Nº 1092 dependente da G:. L:. Unida da Inglaterra.
• Fundada a G:. L:. de Nova Scotia (Canadá) com sede em Halifax.
• Fundada a G:. L:. de Montana (USA).
1867
• Jul. - Na Assembleia Geral convocada pelo G:. O:. da França e presidida pelo G:. M:. General Mellind, houve acalorados debates sobre a supressão de qualquer alusão a Deus, mas a fórmula do G:. A:. D:. U:. ainda foi mantida.
• O G:. O:. da França reconhece o Sup:. Cons:. do grau 33 do Rito Escocês em Louisiana, que reclama a autoridade também sobre os 3 primeiros graus. A G:. L:. de Louisiana solicita ajuda sobre esta questão das outras GG:. LL:. dos EUA, resultando que 25 de 30 GG:. LL:. interrompem relações com o G:. O:. da França
• O Comité Francês de Emancipação, entidade organizada pelo G:. O:. da França solicita ao governo brasileiro a libertação dos escravos.
• Fundada a G:. L:. de New Brunswick (Canadá).
• Dez. 05 - Fundada a G:. L:. de Idaho (USA).
1868
• Jan. 18 - Os padres de Congonhas do Campo, MG, negam sepultura ao cadáver de José Teixeira dos Santos, por ter sido maçon e católicos da localidade dão tiros no cadáver. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria).
• Fundado o G:. O:. de Grécia, sendo o primeiro G:. M:. o Príncipe Rhodakanakis.
• Fundada a Loja Rei Salomão Nº 1, em Israel, sendo, aparentemente, a primeira Loja.
• Fundada a primeira Loja da Ordem de São João, denominada União da Pátria, na Hungria.
• Jul. 07 - Fundada a G:. L:. de El Potosí, México.
• Jul. 11 - A L:. Fraternidade II, de Iguape, do G:. O:. dos Beneditinos, recebe sua Carta Constitutiva; abateu colunas antes de 1882.
• Out. 22 - A primeira Loja da Conchinchina, actual Indonésia, é fundada sob jurisdição do G:. O:. da França. (Fonte: Robert Freke Gould em The History of Freemasonry)
• Dez. - É iniciado o Príncipe de Gales, futuro Rei Eduardo VII, em Estocolmo, pelo Rei da Suécia Carlos IX. Conforme a tradição da Casa Real da Inglaterra foi G:. M:. da G:. L:. Unida desde 1875 até 1901, quando foi proclamado Rei. Era filho da rainha Victoria.
• Fundado o G:. O:. Nacional da Espanha, sendo G:. M:. Ramón Maria Calatrava. Após a revolução espanhola de Setembro de 1868, a maçonaria espanhola é dividida em 2 Potências: o G:. O:. Nacional da Espanha, de carácter autoritário com seus cargos ocupados por políticos, e o G:. O:. de Espanha, que é mais democrático.
1869
• Mai. 26 - Começa a trabalhar, nos termos da Constituição da G:. L:. Unida da Inglaterra, a Loja da Ordem de São João, União da Pátria, da Hungria.
• Jul. 19 - Dissidentes da Loja Constância, de Sorocaba, Brasil, fundam a Loja Perseverança III, com finalidade primordial de lutar pela abolição do trabalho escravo e pela implantação do regime republicano.
• Ago. 07 - Ubaldino de Amaral e José Leite Penteado, apresentam uma proposta na Loja Perseverança III, Sorocaba, São Paulo, com a finalidade de formação de um fundo destinado à libertação de crianças escravas.
• O Papa Pio IX lança a Constituição Apostolicas Sedis contra a maçonaria, carbonarismo e outras seitas similares, passando esta Constituição a formar. a base do cânon 2335 que combate até hoje a maçonaria. Uma Constituição apostólica pode ser expedida de forma de Bula, Breve ou Encíclica; não possui, pois, carácter formal específico.
• Fundado o Supr:. Cons:. do Grau 33 de Costa Rica.
• Fundada a G:. L:. de Quebec (Canadá).
• Fundada a G:. L:. Simbólica do Paraguai.
1870
• Jan. - Fundada a G:. L:. da Ordem de São João de Hungria sob a direcção de Franz Pulsky, com carta Constitutiva da G:. L:. de Bayreuth; foi reconhecida pela Associação Eclética da Alemanha.
• Fev. 08 - Fundado o Supr:. Cons:. do Chile, sendo seu primeiro G:. Com:. Juan de Dios Merino Benavente. A Carta Patente foi concedida pela Inglaterra em Junho do mesmo ano
• Abr. 04 - Ruy Barbosa da Loja América, de São Paulo, apresenta ao G:. O:. Brasileiro um projecto de abolição da escravidão no Brasil.
• Fundado o G:. Cons:. da Guatemala.
• Dez. 03 - Manifesto republicano liderado por Joaquim Saldanha Marinho e redigido por Quintino Bocaiúva. Joaquim Saldanha Marinho era o G:. M:. de uma facção dissidente do G:. O:. do Brasil, com o nome de G:. O:. do Vale dos Beneditinos.
1871
• Jan. 09 - O Presbítero Francisco Calvo, grau 33, funda o Supr:. Cons:. de Centro América com sede em São José de Costa Rica, sendo o Padre Calvo, como era conhecido, seu primeiro Sob:. G:. Com:.. O Padre Calvo tinha sido iniciado na Loja Cruz Austral Nº 5 de Callao, Peru.
• Mar. 07 - Aprovada no Brasil a Lei do Ventre Livre, autoria do Visconde de Rio Branco, maçon, conforme proposta do irmão Rui Barbosa.
• Abr. 29 - Mais de 6000 maçons reúnem-se em Paris, no Pátio do Carrossel, em apoio oficial à Comuna de Paris.
• Dez. - O Boletim No 1, ano 1, do G:. O:. do Brasil, menciona a declaração do G:. M:. da G:. L:. de New York, John Anthou, que entende que o sistema de Representantes entre GG:. LL:. que governam os 3 graus simbólicos e os GG:. OO:. que reconhecem graus mais elevados deve ser abolido.
• O G:. O:. da França elimina o cargo de G:. M:. substituindo-o por um Conselho de 5 membros dirigido por um Presidente.
• Fundado o G:. O:. de Hungria sendo seu primeiro G:. M:. Joannovics; foi reconhecido pelo G:. O:. da França. Conta com 6 Lojas que trabalham no R:.E:.A:.A:..
• Fundada a G:. L:. de British Columbia (Canada).
1872
• Jan. 16 - Fundada a G:. L:. of Utah Free and Accepted Masons. Cada membro da G:. L:. era um declarado inimigo dos mórmones.
• Fev. 25 - A maçonaria de Valparaíso, Chile, funda a Escola Pública Blas Cuevas, que existe até hoje sendo administrada pela Loja Aurora Nº 6.
• Fundado o Supr:. Cons:. do Grau 33 de Grécia, presidido pelo Príncipe Rhodakanakis.
• Giuseppe Garibaldi é nomeado G:. M:. Honorário Ad Vitam do G:. O:. da Itália.
• José Marti, patriota e poeta cubano, é iniciado na Loja Armonia Nº 52, de Madrid, dependente do G:. O:. Lusitano Unido,
• Unem-se as Potências Maçónicas na Hungria.
• Nov. 26 - O Governador eclesiástico de Chile condena a Escola Pública de Instrução Primária Blas Cuevas, de Valparaíso, Chile, que é mantida pela maçonaria.
1873
• Mar. 31 - Fundada a G:. L:. dos Homens de Cor, em Arcansas. (Fonte: Dicionário Enciclopédico da Maçonaria).
• Abr. 18 - Primeira Convenção Republicana, promovida pelos maçons de Itu, São Paulo, em prol do ideal republicano.
• Mai. 29 - O Papa Pio IX lança a carta Quamquam contra a maçonaria e envia copia dela a D- Frei Vital, Bispo de Olinda, concedendo-lhe plenos poderes para proceder com severidade contra a maçonaria por causa da "questão religiosa" no Brasil.
• Fundada a G:. L:. Distrital do Japão sob a jurisdição da G:. L:. Unida da Inglaterra.
• Nov. 21 - O Papa Pio IX lança a Bula Etsi Multa Luctuosa contra a Maçonaria.
1874
• Mar. 27 - Conforme decreto da G:. L:. Escocesa, em Palermo, é excluído da Ordem o Papa Pio IX por perseguir seus irmãos.
• Jun. 15 - O Supremo Conselho da Espanha, em consequência do golpe de estado de 03.01.1874 vê-se na obrigação de abater colunas. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria).
• Fundada a G:. L:. de Wyoming (USA).
• Ago. 16 - Albert Abraham Michelson, físico norte-americano, futuro Prémio Nobel de Física de 1907, é iniciado na Loja Washington Nº 21, de New York.
1875
• Jan. 07 - Um Breve do papa Pio IX aprova e abençoa a associação anti-maçónica Association Repatrice Envers de Très Sainte Trinité que fora fundada em Paris em 1873.
• Fev. 09 - O Papa Pio IX envia uma carta a D. Pedro, Imperador do Brasil, comparando os maçons da Europa com os da América e concluindo que sobre ambos incide a mesma condenação. (Fonte: Anuário do G:. O:. do Brasil).
• Fev. 23 - É iniciado Oscar Wilde, escritor inglês, na Loja Apollo University 325, Oxford.
• Fundada a G:. L:. de Prince Edwards Island (Canadá).
• Mai. 12 - Fundada a G:. L:. de Manitoba (Canadá) com sede em Winnipeg.
• Jul. 21 - Fundada a G:. L:. de South Dakota (USA).
• Set. 6 à 25 - O 2º Convento maçónico dos SSupr:. CCons:. de Lausanne codifica as condecorações maçónicas para terminar com a anarquia existente, reconhece os diferentes ritos, funda a Confederação de Lausanne que é a reunião dos SSupr:. CCons:. mantendo a independência de todos eles mas reconhecendo somente um Supr:. Cons:. por país (excepção de USA, com um no Norte e outro no Sul); cada Potência tem faculdades para reformar um Rito e redigir a sua liturgia; determina para o Grau de Aprendiz avental branco com a aba levantada, o mesmo para o Comp:. mas com a aba abaixada, estabelece as medidas 30/35 com por 40/45 cm, material, etc. Para o M:. M:. o avental branco com bordas forradas em vermelho e, no centro, as letras M e B em vermelho.
• Participaram neste Convento : Gales, Bélgica, Cuba, Escócia, França, Grécia, Hungria, Itália, Peru, Portugal e Suíça. EEU (Sul), Argentina, Colômbia e Chile, não enviaram representantes mas concordaram com as resoluções. O Congresso de Lausanne ao deliberar pela aprovação do projecto de reforma das Grandes Constituições de 1786, provocou sérias discórdias entre os Supremos Conselhos, ao ponto destes não se terem reunido durante os 32 anos que se seguiram. (Fonte: Comentários das Constituições de Anderson, de Ailton Elisiário de Sousa.)
• Nov. 06 - No Estado de Illinois (USA) é instalada a Ordem Internacional "Estrela do Oriente"
1876
• Significativos debates na Assembleia Geral do G:. O:. da França, que iriam a conduzir ao voto de 1877 : "A Franco-maçonaria não é deísta, nem ateia, nem sequer positivista. Instituição que afirma e pratica a solidariedade humana, é estranha a todo dogma e a todo credo religioso. Tem por princípio único o respeito absoluto da liberdade de consciência ... Nenhum homem inteligente e honesto poderá dizer seriamente que o G:. O:. da França quis banir de suas Lojas a crença em Deus e na imortalidade da alma quando, pelo contrário, em nome da liberdade absoluta de consciência, declara solenemente respeitar as convicções, as doutrinas e as crenças de seus membros".
• Abr. 29 - O Papa Pio IX envia uma carta aos Bispos do Brasil condenando a posição da maçonaria brasileira na "questão religiosa".
• Ago. 02 - É constituída por 7 Lojas, a G:. L:. da Ilha de Cuba. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria)
1877
• Giuseppe Garibaldi é nomeado V:. M:. Ad Vitam da Loja Garibaldi, de Buenos Aires.
• Ago. 07 - Fundada a G:. L:. de New México (USA).
• Set. 13 ou 14 - O G:. O:. da França, aceitando sugestão do irmão Frederico Desmonds, teólogo protestante e futuro G:. M:., suprime a fórmula "À Glória do G:. A:. D:. U:." baseado em que a "maçonaria tem como fundamento a liberdade de consciência incondicional e a solidariedade humana. Não recusa ninguém por motivos de crenças". A Bíblia desaparece das Lojas do G:. O:.. Jean Baylot no seu livro A Vindication of French Regular masonry, argumenta que a Constituição de Anderson não exclui os ateus e sim aqueles cujo ateísmo está baseado na estupidez.
• Dez. 05 - A G:. L:. U:. I:. constitui um comité para analisar a decisão do G:. O:. F:. de suprimir a exigência de acreditar em Deus.
• Dez. - O historiador maçónico alemão Gabriel Findel defende a decisão do G:. O:. da França indicando que fez "somente uma declaração em favor da liberdade de consciências que não atinge em absoluto nenhuma fé religiosa" e critica as GG:. LL:. que retiraram seu reconhecimento por ser "um intolerável acto de papismo, a negação dos verdadeiros princípios da Ordem".
1878
• Mar. - A G:. L:. U:. I:., conforme recomendação da Comissão constituída em 1877, retira o reconhecimento do G:. O:. F:. já que "não pode reconhecer como irmãos verdadeiros e autênticos aqueles iniciados em Lojas que negam ou recusam a crença no G:. A:. D:. U:.".
1879
• É realizado um Congresso anti-maçónico em Viena, presidido pelo Cardeal Anton Gruscha.
• Existem 69 Lojas militares no G:. O:. da França, discutindo-se se são organismos iniciáticos ou associações para-maçónicas.
1880
• Fev. 02 - O G:. O:. do Brasil é reconhecido pela G:. L:. Unida da Inglaterra.
• Fev. 12 - 12 Lojas abandonam o Supr:. Cons:. da França e fundam a G:. L:. Simb:. Escocesa que acabou fundida com a G:. L:. Nacional Francesa em 1965.
• Jun. 23 - Constituição da G:. L:. de Peru. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria)
• Out. 02 - Para a cerimónia de lançamento da pedra fundamental da instalação em New York de um dos obeliscos que ornavam originalmente a entrada do Templo de Heliópolis, na cidade bíblica de On, Egipto, onde supõe-se que nasceu Moisés, foi convidada a G:. L:. de New York para presidi-la, devido que, ao ser removido da sua base, encontraram-se símbolos e caracteres que se assemelhavam muito aos da maçonaria. Na cerimónia desfilaram paramentados quase 9.000 maçons pela Quinta Avenida.
1881
• Fev. 21- Leo Taxil (veja 1885) é iniciado na Loja Templo dos Amigos da Honra Francesa, do G:. O:. da França, Paris; não passou do grau de Aprendiz.
• Maria Deraismes solicita so eu ingresso na L:. francesa Lês Penseurs de Pucq. A L:. aprova seu pedido e retira-se da sua Potência a G:. L:. da França.
1882
• Jan. 14 - Maria Deraismes é iniciada na L:. Lês Penseurs de Pucq, mas, 5 meses depois a L:. cancela a iniciação de Maria Deraismes e volta ao seio da G:. L:. da França. (Veja 1893)
• Fev. 15 - O Papa Leão XIII lança a Bula Etai Nos contra a maçonaria.
• Jul. 14 - Fundada a primeira Loja de Panamá de nome La Mejor Unión.
• Mar. 23 - Fundada a G:. L:. de Arizona (USA) que não tem adoptado os Landmarks, pautando-se pelos seus próprios códigos.
• Fundada a G:. L:. de Peru.
• Dez. 18 - É extinto o G:. O:. Unido dos Beneditinos (Brasil).
1883
• Jan. 17 - Fusão do G:. O:. Unido do Brasil (dissidente do G:. O:. do Vale dos Beneditinos) com o G:. O:. do Brasil. (Fonte: Nicola Aslan)
• Mai. 03 - O Freemasons Hall, de Londres, é parcialmente destruído por um incêndio. (Fonte: Masonic Year Book da G:. L:. Unida da Inglaterra)
• É iniciado em Paris José Rizal e Alonso, mártir da independência filipina, adoptando o nome simbólico de Dimas Alens.
1884
• Jan. 26 - É iniciado o historiador maçónico Oswald Wirth, na Loja La Bienfaissance Chalônaisse, de Chalôns-sur-Maine.
• Mar. 25 - Sob a égide da maçonaria, o Ceará liberta seus negros e os das províncias vizinhas. (Fonte: História Secreta do Brasil, Gustavo Barroso).
• Abr. 20 - O Papa Leão XIII lança a Encíclica Humanum Genus contra a maçonaria, que causou grande impacto no mundo maçónico e católico, traduzido em grande quantidade de material impresso a favor ou em contra da Encíclica.
• Mai. 10 - A Sagrada Congregação do Santo Oficio, emite uma instrução que esquematiza as condições em que podem incorrer em pena de excomunhão os membros de seitas maçónicas e outras da mesma espécie que maquinam contra a Igreja.
• Jul. 01 - Albert Pike refuta a Encíclica Humanum Genus.
• Set. 08 - O irmão Bertholdi, escultor da estátua da Liberdade Iluminando o mundo, exibe sua obra aos seus irmãos em Paris antes de ela ser embarcada para os EUA.
• Out. 13 - O Vicário Apostólico de Santiago de Chile qualifica a maçonaria de Sinagoga de Satã.
• Nov. 28 - Fundada por 9 irmãos a Loja de investigação maçónica Quator Coronati Nº 2076, dependente da G:. L:. Unida da Inglaterra, para realizar investigações sobre a história, símbolos e lendas da maçonaria. Conta com um quadro de 40 membros titulares, somente Mestres, e milhares de correspondentes espalhados pelo mundo inteiro.
• Fundada a G:. L:. de South Austrália.
1885
• Fundada a Loja Honradez y Trabajo em Sucre, Bolívia, sendo considerada a Loja mais antiga do país.
• O Or:. dos Beneditinos do Brasil com seu Supr:. Cons:. une-se ao grupo formado em 1864, sendo então internacionalmente reconhecido como regular e legítimo o G:. O:. do Brasil. O Acordo de 1864 vigorou até 1925 quando foi assinado outro convénio.
• O jornalista francês Gabriel Jogana-Pagés, pseudónimo Leo Taxil, publica seu livro de ataque à maçonaria "Os Mistérios da Franco-maçonaria Revelados", com sucesso total de vendas porque a Europa atravessava um período de sectarismo religioso. Aproveitando o sucesso do livro, Leo Taxil desenvolve uma campanha de imprensa difamando a maçonaria com acusações que envolveu até a Santa Sé. O Papa Leão XIII nomeou uma comissão para verificar as acusações. Leo Taxil utilizava uma personagem de nome Miss Vaugham que lhe fornecia as informações. (veja 1897).
• Set. 20 e Out. 08 ou 10 - Fundada a G:. L:. de Puerto Rico.
• Nov. 28 - O G:. O:. da França solicita à G:. L:. Unida da Inglaterra que revogue a declaração de irregularidade que afecta o G:. O:., mas a G:. L:. responde que o abandono do Landmark da crença em Deus suprime a pedra fundamental do edifício maçónico.
• Dez. 24 - Fundada a G:. L:. Unida Mexicana.
1886
• Abr. 05 - É iniciado Rudyard Kipling, poeta inglês, antes de completar 21 anos, na Loja Hope and Perseverance Nº 782, de Lahore, Punjab.
• Henry Sadler publica Masonic Facts and Fictions, com a tese que os maçons que fundaram a G:. L:. em 1717, eram de origem irlandesa, temporariamente em Londres e subordinados a G:. L:. da Irlanda.
1887
• Jan. 19 - O irmão Robert McCoy e seus filhos, implantam em New York uma editora de livros maçónicos, hoje reconhecida como uma das maiores do mundo. (Fonte: Assis Carvalho).
• Dez. 22 - Bula Papal Officio Santíssimo, contra a maçonaria.
• Arthur Conan Doyle, médico e novelista inglês criador de Sherlock Holmes, é iniciado na Loja Phoenix Nº 257, de Portsmouth.
1888
• Abr. 04 - Miguel Morayta consegue a união dos maçons espanhóis no G:. O:. Nacional da Espanha mas esta união dura pouco tempo e antes de finalizar o século, a maçonaria espanhola volta a dividir-se, desta vez em diferentes grupos.
• Mai. 13 - Assinada a Leiu Áurea, que declara extinta a escravidão no Brasil, trabalho de Rui Barbosa, Joaquim Nabuco, Luis Gama, Bernardino de Campos, José do Patrocínio, e outros maçons.
• Jul. 04 - Fundado o G:. O:. Nacional da Espanha. Ignora-se se é o mesmo anterior. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria).
• Fundada a G:. L:. Unida de New South Wales (Austrália).
1889
• Mar. 21 - Sob o amparo das leis espanholas, é constituída e legalizada a Sob:. G:. L:. Simb:. Espanhola de Memphis e Misraim, corpo maçónico autónomo e soberano em tudo quanto se relacionasse com o simbolismo. (Fonte: Pe Benimelli).
• Jun. 13 - Fundada a G:. L:. de North Dakota (USA).
• Jul. 14 - Congresso Internacional maçónico de Paris.
• Para J. Q. A. Fellows, os Landmarks são: "a crença em Deus, imortalidade da alma, fraternidade humana, a práticas de virtudes cívicas e morais, nossos deveres com Deus, com a Pátria, com o próximo e com nós mesmos".
• Referindo-se a acção desenvolvida pela maçonaria durante o reinado reaccionário e tirânico de Fernando VII, um periódico anarquista reconhece que "a franco-maçonaria daquela época foi a conspiração universal da classe média revolucionária, contra a tirania monárquica e divina. Foi a Internacional da classe".
• Nov. 19 - O actual modelo da bandeira do Brasil é criado por decreto do Presidente I:. Deodoro da Fonseca e assinado por mais sete ilustres brasileiros, entre eles, 6 maçons.
• Fundada a G:. L:. Unida de Victoria (Austrália).
1890
• Jun. 21 - Nasce em Kansas City, Missouri, Frank Shermann Land, futuro fundador da Ordem de Molay. Morre em 8 de Novembro de 1959.
• Out. 15 - O Papa Leão XIII lança a Bula Ab Apostolici contra a maçonaria. O Papa emite também a Encíclica Dall'Alto dirigida aos bispos, ao clero e ao povo de Itália contra a maçonaria.
• Fundada a G:. L:. Benito Juárez, estado de Coahuila (México).
• Fundada a G:. L:. de Nova Zelândia.
• Fundada a G:. L:. de Tasmânia (Austrália).
1891
• Mai. 10 - É fundada a G:. L:. da Noruega. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria).
1892
• Fev. 14 - Instalada a Ordem Internacional Eastern Stars em Oklahoma, USA.
• Mar. 07 - Fundada a G:. L:. do Estado de São Paulo, filiada no G:. O:. do Brasil, conforme decreto Nº 101, assinado pelo G:. M:. Macedo Soares. O seu primeiro dirigente, sob o título de Grão Venerável, foi o Barão de Ramalho. Extinta em 1896, foi restabelecida em 1899 e, em 1901, transformada no G:. O:: Estadual de São Paulo.
• Dez. 08 - O Papa Leão XIII emite a carta Inimica Vis ao episcopado italiano e a carta Custodi di Qualla Fede ao povo italiano, ambas contra a maçonaria.
1893
• Arthur Conan Doyle é eleito V:. M:. da sua Loja mãe Phoenix Nº 257, Portsmouth, Inglaterra.
• Abr. 04 - Maria Deraismes funda uma "Potência " feminina, de nome Grande Loja Simbólica Le Droit Humain.
1894
• Jun. 20 - O Papa Leão XIII lança a Bula Praeclara Gratulationis contra a maçonaria.
• É iniciado James Nasismith, inventor do basquetebol, na Loja Roswell Lee, de Springfield, Ohio.
• Nov. 07 - Uma Assembleia geral dos representantes das Lojas azuis escocesas cria a G:. L:. da França. Esta nova potência não tem nenhuma relação com a de 1728/1729, apesar de que eles se auto denominam como a potência maçónica mais antiga da França, alegando que são uma continuação daquela. O Supr:. Cons:. delega nela todos os poderes para a administração das Lojas azuis.
• Henry Ford é iniciado na Loja Palestina Nº 357, de Detroit, Michigan.
• Nov. 28 - Exaltação de Henry Ford.
1895
• Maio 10, 11 e 12 - Em Assembleia Geral a G:. L:. da Franca vota sua Constituição e elege seus Grandes Oficiais e seu primeiro G:. M:., Guillemaud, V:. M:. da Loja A União dos Povos. Todas as Oficinas continuam a trabalhar "pela Glória do G:. A:. D:. U:.", o que representa uma vitória do Supr:. Cons:..
1896
• O Papa Leão XIII organiza em Trento uma Comissão Romana Anti-maçónica fazendo parte dela 36 Bispos que, de imediato promoveram uma procissão da qual participaram 18.000 pessoas gritando contra a maçonaria.
1897
• Abr. 19 - Leo Taxil (veja 1885) afirma numa conferência na Sociedade Geográfica de Paris que nunca existiu Miss Vaugham (sua informante) e que todas as acusações contra a maçonaria foram invenções suas e que somente pretendeu rir-se do público, da maçonaria e do clero católico.
1898
• Jan. 18 - Os padres de Congonhas do Campo, MG (Brasil), negam sepultura ao cadáver de José Teixeira dos Santos, por ter sido maçon. (Fonte: Nicola Aslan em História da Maçonaria)
• Ago. 05 - O Papa Leão XIII lança a Encíclica Spesse Volta dirigida ao povo italiano contra a maçonaria, na Itália.
1899
• Em algumas Lojas de França fundem-se os Ritos de Memphis e Misraim sob o título de Rito de Memphis-Misraim.
• Ago. - Fundado o Supr:. Cons:. do Chile.
• Nov. 19 - Na França, quando da inauguração da estátua a Danton, cerca de 4000 maçons paramentados, do G:. O:., desfilam dando vivas à República e gritando contra os Jesuítas. (Fonte : Alec Mellor)
• Dez. 07 - Fundada a G:. L:. de Costa Rica.
1900
• Ago. 31 - Realizado em Paris o Conclave dos SSup:. CCons:. de dimensões muito modestas
• Fundada a G:. L:. Western (Ocidental) da Austrália.
1901
• O Supr:. Cons:. da Jurisdição Sul dos EUA outorga Carta Patente às seguintes Lojas da China : Yabgtzé Lodge of Perfection, em Shanghai; Capítulo Rosa-cruz, Cathy Council of Kadosh e Orient Consistory, em Shanghai, e Chung Te Consistory in Pequim (Peiping). Em Peiping trabalhou-se até 1948, ano da dominação comunista.
• Jan. 02 - É iniciado Theodore Roosevelt, 26º Presidente dos EUA e pai de Franklin Delano Roosevelt, na Loja Matinecock Nº 806, Oyster Bay, New York.
• Mai. 24 - É iniciado Winston Churchill na Loja United Studholme Alliance Nº 1591. Esta Loja reunia-se no Café Royal de Londres.
• Ago. 14 - Sob a égide da Loja Acácia Paranaense é fundada em Curitiba, a Loja de Adopção Filhas da Acácia. Em Outubro de 1902, já não existia.
1902
• Fev. 09 - É iniciado Harry S. Truman, na Loja Belton Nº 450.
• Mar. 18 - É exaltado Harry S. Truman.
• Mar. 23 - É exaltado Winston Churchill na Loja Rosemary Nº 2851.
• Out. 01 - O G:.O:.B:. elimina de seus registos a Loja de Adopção "Filhas da Acácia" que tinha sido fundada pela Loja "Acácia Paranaense". (Fonte: Kurt Proeber).
• O Papa Leão XIII lança a Bula Annus Igressi contra a maçonaria.
• No Congresso Internacional Maçónico de Genebra o delegado do G:. O:. da França pede que seja eliminado todo fanatismo de crença religiosa, mas o delegado da Austrália afirma que a maçonaria deve apoiar-se na crença num Deus grande e eterno.
• Annie Besant, que tinha sido iniciada com 5 seguidoras na Loja feminina Le Droit Humain, de Paris, funda em Londres a Order of the Universal Co-Masonry in the British Federation.
1903
• É criado em Genebra o Escritório Internacional Maçónico.
• Set. 25 - O G:. M:. Quintino Bocaiúva (Brasil), através do decreto 242, suprime as Lojas de Adopção, que eram Lojas femininas "adoptadas" por Lojas regulares.
• Out. 3 e 4 - 6 Lojas chilenas rebelam-se e criam um poder paralelo denominado G:. L:. Simbólica de Chile, sem maior transcendência.
• Out. 20 - Fundada a G:. L:. da Guatemala.
1904
• Congresso Internacional Maçónico celebrado em Bruxelas, Bélgica.
• Set. 22 - Fundado o G:. O:. de Amazonas (Brasil) que depois mudou para G:. L:. (veja 1927)
1905
• No Congresso Esperantista de Boulonge-sür-Mer é criada a Universala Framasona Ligo que teve como objectivo reunir todos os maçons que falassem o esperanto. Participou o G:. M:. português Magalhães Lima.
• Congresso Maçónico Hispano-português celebrado em Lisboa.
• O Supr:. Cons:. da França dirige as Oficinas do grau 4 ao 33 (compostas unicamente de irmãos da G:. L:.) e a G:. L:. tem sob sua jurisdição as Oficinas do grau 1 à 3. O Rito Escocês tem sua sede em Paris, à Rue de Puteaux, 8. A G:. L:. da França conta com 233 Lojas e 8.500 adeptos, em confronto com 400 Lojas e 20.000 membros, mais ou menos, que pertencem ao G:. O:..
• Fundada a G:. L:. de Alberta (Canadá).
• Fundada a G:. L:. de Nuevo León (México).
• No Brasil existem 634 Lojas maçónicas e 27.912 maçons, incluindo todas as Potências. (Fonte : A Maçonaria no Brasil, Boaventura Kloppenburg).
1906
• Fev. 11 - A Encíclica Vehementer Nos, do Papa Pio X, condena indirectamente a maçonaria.
• Fundada a G:. L:. de Saskatchewan (Canadá).
1907
• Jan. 06 - O Papa Pio X, pela Encíclica Une fois Encore, dirigida à nação francesa, faz alusão genérica às "ímpias seitas" indirectamente condenando a maçonaria.
• Fev. 24 - A Constituição do G:. O:. do Brasil, promulgada pelo G:. M:. Lauro Sodré, antes que os partidos políticos se tornassem fonte de anarquia e desordens nas Lojas brasileiras, declara que a Maçonaria no campo político já realizou tudo quanto lhe era possível e, em consequência, ficam proibidos os assuntos políticos e religiosos nas Lojas. (Fonte: Nicola Aslan, Uma Radiografia da Maçonaria).
• É iniciado aos 21 anos René Guénon, escritor místico e maçónico francês. Pertenceu à Loja Thebah Nº 347, da G:. L:. Nacional da França. Frequentou regularmente a Loja entre 1907 e 1918. Criticou fortemente à maçonaria Especulativa Moderna por graves desvios em relação às puras tradições dos Maçons Operativos mas reconhecia na Maçonaria uma rara oportunidade para o homem ocidental de realizar uma verdadeira iniciação espiritual. Em 1930 converte-se à fé islâmica, muda para o Cairo, onde falece em 1951.
• Jun. 10 - Inaugurado em Bruxelas, Bélgica, o 3º Congresso Internacional dos SSup:. CCons:. com representações de França, Suíça, Itália, Grécia, Portugal, Bélgica, Jurisdição Sul e Norte de USA, Canadá, Colón (Cuba), Centro América, México, Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e República Dominicana. Determina o reconhecimento de organismos regulares e irregulares.
• Nov. 27 - Fundada a G:. L:. de Nicarágua.
1908
• Jun. 08 - Sob a inspiração do G:. M:. Gerad Encause (Papus) com o Auxílio do G:. M:. Victor Blanchard organiza-se em Paris um Congresso Espiritualista para reunir os representantes de distintas Tradições Iniciáticas, entre outras Ordem Martinista, Ordem Cabalística da Rosa Cruz e o Rito Maçónica de Misraim. (Federação Universal de Ordem e Sociedades Iniciáticas - FUDOSI). Hoje a FUDOSI já não existe.
• Manifestação Maçónica Internacional celebrada em Basileia.
• Violento cisma abala a maçonaria filosófica italiana, dirigida por protestantes. Acusam a maçonaria simbólica sob a jurisdição do G:. O:. d'Itália, da Via Giustiniano, de ateísta e anarquista, surgindo uma nova potência maçónica na Piazza de Gesú.
1909
• Fev. 10 - Fundada a G:. L:. de Oklahoma (USA).
• Mar. 18 - É iniciado Harry S. Truman, na Loja Belthon Nº 450, de Grandview, Missouri.
• Mai. 05 - Fundada a G:. L:. de Tamaulipas (México).
• Jul. 13 - O Sultão de Turquia Abdul-Hamid, acreditava ser a maçonaria um braço político da Inglaterra. Após a sua queda, na Revolução dos Jovens Turcos, foi possível fundar a G:. L:. e o Supr:. Cons:.. (Fonte : O Livro dos Dias - 1999)
1910
• A Loja Le Centre des Amis, sai do Rito Escocês Rectificado, decide juntar-se ao G:. O:. da França, com a condição de conservar seu ritual, particularmente a invocação ao G:.A:.D:.U:.. Todas as garantias são-lhes dadas por cláusulas hábeis, mas o G:. O:. não demora a contestá-las.
1911
• Congresso Internacional Maçónico celebrado em Roma.
• Ago. 03 - Fundada em Panamá a primeira Loja sob o nome Pro Mundi Beneficio, com Carta Constitutiva do G:. O:. dos Estados Unidos da Venezuela.
• Out. 19 - É iniciado na Loja Holland Nº 8, de New York, Franklin Delano Roosevelt, futuro Presidente dos USA.
• Nov. 14 - Franklin D. Roosevelt é elevado à Comp:..
• No Brasil existem 450 Lojas e 50.000 maçons incluindo todas as Potências. (Fonte: A Maçonaria no Brasil, Boaventura Kloppenburg).
1912
• Set. 22 - Fundada a G:. L:. Cuscatlan, El Salvador.
• Out. 07 - Inaugurada em Washington a 2ª Conferência Internacional dos SSup:. CCons:. com presença de Bélgica, Franca, Grécia, Itália, Portugal, Servia, Suíça, Canadá, Centro América, Colômbia, Cuba, São Domingos, México, Peru, Uruguai, Venezuela, Jurisdição Sul e Norte de USA e Egipto. Rectifica e aclara os acordos de Bruxelas.
• Dez. 21 - Assinado Tratado com a G:. L:. Unida da Inglaterra para criar o Gr:. Cap:. do Rito de York pelo G:. O:. do Brasil
• Fundada a G:. L:. das Ilhas Filipinas.
1913
• Set. - Duas Lojas Le Centre des Amis e Inglesa Nº 204, de Bordéus (Veja 1910) resolvem constituir-se como Potência maçónica autónoma e fundam a G:. L:. Nacional Independente e Regular para a França e Colónias francesas. São Lojas constituídas por membros ingleses e que não concordam com a supressão da fórmula do G:.A:.D:.U:.. O primeiro G:. M:. é Edouard de Ribeaucourt.
• Nov. 20 - A nova Obediência da França é reconhecida pela G:. L:. Unida da Inglaterra, e entre 1914 e 1915 pelas G:. L:. de Mississípi, Virginia e Missouri. Até 1939 tinha sido reconhecida por outras 9 GG:. LL:. dos EUA, por 37 até 1959, pelo Alasca em 1981 e pelo Hawai em 1989. A G:. L:. Nacional Independente e Regular, cuja sede fica no Boulevard Bineau, em Neuilly, conta, aproximadamente, com 2.000 membros, na sua grande maioria ingleses e norte-americanos.
• É iniciado Oliver Hardy, actor cómico norte-americano da famosa dupla do cinema "O Gordo e o Magro", na Loja Salomão Nº 20, Jacksonville, Florida. Foi um assíduo frequentador de Lojas.
1914
• Com a declaração da I Guerra Mundial ficam cortadas as relações das Lojas alemãs com as dos países inimigos.
• Conforme A. S. McBride, os Landmarks agrupam-se em 4 divisões com 12 subdivisões.
• Dez. 23 - É regulamentado pelo G:. O:. do Brasil o Rito Brasileiro, que tinha surgido no fim do século passado. Posteriormente foi abandonado para ressurgir com força em 1968. Possui 33 graus, porém a temática e os nomes dos graus é diferente do R:.E:.A:.A:..
1915
• Mar. 21 - O Papa Bento XV envia sua bênção aos membros do Bureau Internacional Antimaçonique.
• A G:. L:. Nacional Independente e Regular para a França e Colónias francesas assume o título de G:. L:. Nacional Francesa.
1916
• Fundada a G:. L:. de Panamá.
1917
• Mai. 27 - É reformulado e actualizado pelo Papa Bento XV o Código de Direito Canónico contendo 2.414 artigos, incluindo o 2.335 que pune com excomunhão aos que emprestarem o seu nome à seita maçónica ou à outras associações que conspirarem contra a Igreja Católica ou outras autoridades cíveis. Há no Código outros artigos que também penalizam as associações secretas, sendo ele os artigos 684, 693, 1.065, 1.240, 1.339, 1.453, 2.259, 2.260, 2.334 e 2.336.
• Jun. 28 até 30 - Congresso Maçónico em Paris com a participação dos países aliados e neutrais, convocados pela G:. L:. da França e o G:. O:. da Franca, para aprovar a Carta preliminar da Sociedade das Nações. Também acontece em Berlim uma reunião dos GG:. MM:. dos países centro europeus.
• O governo russo, após a Revolução, ordena o encerramento das Lojas maçónicas.
1918
• Set. 26 - É fundada no G:. O:. B:. do RJ, a Loja Brasil II, a primeira Loja do Brasil a trabalhar no Rito de York em língua portuguesa. (Fonte : Kurt Prober)
• Out. 14 - Através do Decreto 603, Nilo Peçanha, G:. M:. do G:. O:. B:. abre concurso para escolha da nova letra para o Hino Maçónico Oficial, que tem música do Irmão Guatimozin (D. Pedro I).
• Fundada a G:. L:. de Viena, provisoriamente dirigida por um Conselho de 15 membros.
1919
• Mar. 21 - Uma revolução comunista em Budapeste, estabelece um Conselho de Comissários do Povo, decretando este a dissolução da Maçonaria na Hungria. (Fonte: Dicionário Enciclopédico da Maçonaria).
• Jun. 08 - É fundada no Rio de Janeiro a Loja Isis, a primeira Loja feminina jurisdicionada à Ordem Direitos Humanos. (Fonte: Kurt Prober no boletim A Bigorna)
• Eleito G:. M:. o Dr. Richard Schlesinger da G:. L:. de Viena.
• Fundada nos EUA por Frank Sherman Land (maçon) e 9 jovens a Ordem DeMolay, que admite jovens filhos de maçons e outros jovens entre os 16 e os 21 anos de idade.
• Fundada a G:. L:. Jugoslava, em Belgrado, sendo seu primeiro G:. M:. o Director do Banco Nacional Georg Weifert. A G:. L:. passa a ser conhecida como G:. L:. dos Sérvios, Croatas e Eslovenos.
• Dez. 02 - É iniciado na Navy Lodge Nº 2612, Londres, o futuro Rei George VI da Inglaterra.
1920
• É reorganizado o G:. O:. Espanhol em diferentes GG:. LL:. regionais: Centro com sede em Madrid, Nordeste em Guijón, Noroeste em Barcelona, Levante em Alicante, Mediodia em Sevilha, Marrocos em Tânger e Sudeste em Cartagena.
• Mai. 24 - A sede da G:. L:. húngara é assaltada por oficiais do exército, sendo proibida de funcionar.
• Espanha conta com 69 Lojas.
1921
Fundada a G:. L:. de Queensland (Austrália).
Jun. 19 - Fundada a G:. L:. do Equador.
• Out. 19 até 23 - É celebrado o Congresso Maçónico Internacional em Suíça. A Declaração de Princípios e Estatutos é assinada pelas GG:. LL:. de New York, Viena, Bulgária, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Lusitano Unido do Portugal e Turquia. É fundada a Associação Maçónica Internacional. É rejeitado (Portugal e Espanha votam a favor) o pedido da França para iniciar mulheres. A maçonaria brasileira é advertida mais uma vez, por algumas irregularidades, sendo Delegado o irmão Mário Behring: o R:.E:.A:.A:. e o Rito Moderno estavam ligados por um Tratado em 1864, prática não tolerada em outros países; o G:. M:. eleito assumia o comando também dos GGr:. Filosóficos como Sob:. G:. Com:., outro factor de irregularidade, assumindo o G:. M:. Adjunto como Lugar-Tenente Com:.. De volta à Brasil, Mário Behring transmitiu a advertência e a partir deste ano foi feita a separação dos dois Altos Corpos, R:.E:.A:.A:. e Moderno, cada um elegendo separadamente os seus dignitários máximos. (Fonte: Rev A Verdade Jan./Fev. 1990, artigo de Aluízio José de Freitas).
• Fundada a G:. L:. Nacional da Polónia com Patente da G:. L:. Nazionale de Roma.
• George VI, futuro Rei da Inglaterra, é eleito V:. M:. da sua Loja Mãe, Navy Lodge Nº 2612, Londres.
• Dez. - No III Congresso da Internacional Comunista, o relator Trotsky solicita e é aprovado, que a adesão à Organização Maçónica Internacional seja proibida a todos os membros do Partido Comunista porque "a maçonaria representa um processo de infiltração na pequena burguesia, a solidariedade é um obstáculo à acção proletária, a liberdade é oposta à ditadura do proletariado e a maçonaria pratica ritos que lembram a religião e sabe-se que a religião submete o povo".
1922
• Fundada em Oklahoma a Ordem para-maçónica Ordem do Arco-Íris para garotas entre 11 e 20 anos pelo Ven:. M:. Mark Sexson, grau 33 de MacAlester, Oklahoma.
• Fev. 19 - Fundada a G:. L:. Nacional da Colômbia (Bogotá).
• Mai. 15 - Fundada a G:. L:. de Honduras.
• Mai. 29 - Inaugurada em Laussane, Suíça, a 3ª Conferência Internacional dos SSup:. CCons:. com representação de França, Bélgica, Portugal, Grécia, Itália, Holanda, Jugoslávia, Suíça, Jurisdição Sul e Norte dos USA, Brasil, Peru, Uruguai, Argentina, Cuba, México, República Dominicana, Centro América e Egipto. Regulamenta procedimentos administrativos e declara que cada Sup:. Cons:. deve ser soberano e livre de toda fiscalização, etc. É inadmissível que as GG:. LL:. intervenham directamente ou indirectamente na eleição de oficiais dos SSup:. CCons:..
• Jun. 28 - Ao assumir o cargo de G:. M:. do G:. O:. do Brasil (período 28.6.22 à 13.7.25) recebendo o grande Malhete das mãos do General Tomás Cavalcante de Albuquerque, Mário Behring não aceita o cargo de Sob:. G:. Com:. sem que haja uma eleição para isto. Desta forma, e por sua exigência, tomou posse por eleição, também, simultaneamente, como Sob:. G:. Com:. do Supr:. Cons:. do R:.E:.A:.A:..
• Ago. 18 - É iniciado Jean Sibelius, músico finlandês na Loja Suomi. É considerado, depois de Mozart, o maior compositor de músicas maçónicas.
• Fundado o Supr:. Cons:. da Polónia.
• Fundado o G:. O:. de Dinamarca e do Norte seguido do G:. O:. da Dinamarca, este último com o apoio da G:. L:. da França e da Itália.
Nov. 11 - Por iniciativa de Mário Behring é fundada a G:. L:. Simbólica Regional de São Paulo.
1923
• Jan. 13 - Benito Mussolini declara serem incompatíveis, a maçonaria e o fascismo.
• Fev. 12 - O Grande Conselho Fascista presidido por Benito Mussolini, considera os programas maçónicos como antifascistas e inicia uma perseguição geralmente cruel, contra a Ordem. (Fonte: Nicola Aslan, História da Maçonaria).
• Fev. - Fundada a G:. L:. Nacional Checoslovaca sob os auspícios da G:. L:. da Jugoslávia.
• Congresso da Associação Maçónica Internacional em Genebra. Foram admitidos Grécia, Venezuela, Colômbia, Filipinas, Puerto Rico e San Salvador.
• Fundada a G:. L:. Nacional de Roménia com autorização do G:. O:. da França.
• É iniciado Enrico Ferni, Prémio Nobel de Física, na Loja Lemmi, Roma.
• É eleito 1º G:. Vig:. da G:. L:. Unida de Inglaterra, o futuro Rei George VI.
1924
• Jan. 23 - Conforme ordem de Benito Mussolini as Lojas italianas são atacadas pelos fascistas.
• É eleito G:. M:. da G:. L:. Provincial de Middlessex, o futuro Rei da Inglaterra, George VI.
• A maçonaria filipina instala em Manila um Hospital para Crianças, com capacidade para 170 leitos.
• Congresso da Associação Maçónica Internacional. Foram admitidos Equador, Guatemala, Peru e Haiti.
• Jul. 15 - A constituição apostólica Si Unquam do Papa Pio XI concede aos confessores a faculdade de excomunhão àqueles que estivessem inscritos na maçonaria.
• Ago. 09 - Fundada a G:. L:. de Finlândia.
1925
• Jan. 10 - O governo italiano emite decreto proibindo aos funcionários públicos pertencer à maçonaria.
• Jan. 23 - Realizada uma Assembleia do Povo Maçónico, convocada pelo G:. M:. Mário Behring do G:. O:. do Brasil, para protestar contra a perseguição à maçonaria promovida por Mussolini na Itália e Primo de Rivera na Espanha e pela deposição do Presidente maçon do Chile, Arturo Alessandri.
• O ditador espanhol Primo de Rivera fecha as Lojas maçónicas.
• Mai. 18 - É extinta a G:. L:. Simbólica Regional de São Paulo.
• Nov. 22 - Tendo em vista as violentas perseguições do fascismo à maçonaria, na Itália, o G:. M:. Torrigiani dá ordem de auto dissolução das Lojas de Províncias e Ilhas adjacentes. (Fonte: Pe Benimelli em Maçonaria e Satanismo).
• A G:. L:. de New York revoga a autorização de 1917 para visitar Potências com as quais não existam relações fraternais, provocando um rompimento com o G:. O:. da Bélgica.
• A maçonaria inglesa doa £ 30.000 para manter e educar 1600 crianças e 1400 maçons anciãos e viúvas.
• Congresso da Associação Maçónica Internacional em Genebra.
• Alexander Fleming é eleito V:. M:. da Loja Santa Maria Nº 2682, Inglaterra.
• Repressão fascista na Itália contra a maçonaria. O G:. M:. Torrigiani é condenado a 5 anos de deportação. Os maçons Neciolini, Filatti e Consoli são assassinados em Florença. O General Capello é condenado a 30 anos de prisão. O G:. M:. Torrigiani dissolve espontaneamente as Lojas.
• Fundado o G:. O:. de Roménia.
• Dez. 25 - A constituição apostólica Servatoris Jesu Christi, do Papa Pio IX, concede aos confessores a faculdade de excomunhão a quantos estivessem inscritos na maçonaria. (Fonte: Pe. Valério Alberton)
• A G:. L:. de Utah proíbe a iniciação de mórmones.
1926
• Vários maçons de Viena reúnem-se para uma controvérsia em Aquisgran com o padre anti-maçon Hermann Grüber da Companhia de Jesus.
• Manifestação maçónica em Belgrado sob os auspícios da Associação Maçónica Internacional.
• Mar. - Fundada a G:. L:. de Roménia por Lojas americanas jurisdicionadas à G:. L:. de New York.
• Mai. 09 - O Almirante Richard Bird, maçon, ao sobrevoar pela primeira vez o Pólo Norte deixa cair do avião um estandarte maçónico com o esquadro e o compasso.
• Jun. 17 - O Sob:. Com:. do Brasil Mário Behring assina um Tratado com o Gr:. M:. do G:.O:. do Brasil Fonseca Hermes estabelecendo que no R:.E:.A:.A:. os chamados graus simbólicos ficariam com o Supr:. Cons:. como é norma internacional. Entretanto, os que não concordavam fizeram imediatamente uma Assembleia Geral que revogou o Tratado e insistiu com o G:. M:. Fonseca Hermes na sua anulação. O G:. M:. não concordou com esta decisão e, não suportando as pressões contra ele, renunciou a favor do Adjunto Octávio Kelly.
• Dez. 15 - Charles Linbergh, aviador norte-americano, o primeiro a fazer a travessia de avião sem escalas entre USA e Europa, recebe o grau de M:. M:. na Loja Keystone Nº 243, Saint Louis.
1927
• Jan. 13 - Gustav V, Rei da Suécia, celebra seus 50 anos de maçon.
• Mai. 22 - Fundada a G:. L:. da Baía.
• Jun. 22 - Fundada a G:. L:. do Rio de Janeiro
• Jun. 24 - O G:. O:. de Amazonas (Brasil) muda para G:. L:. Maçónica do Amazonas.
• Ago. 24 - Fundada a G:. L:. de Paraíba (Brasil).
• Set. 25 - Fundada a G:. L:. do Estado de Minas Gerais (Brasil).
• No Congresso da Associação Maçónica Internacional por 16 votos contra 2 (França e Luxemburgo) aprova-se que a fórmula do G:. A:. D:. U:. devia subsistir para lograr a adesão de Inglaterra e dos países anglo-saxões. Noruega é novo membro da Associação. É aprovada a publicação de um Anuário.
• Fracassam intentos de aproximação da maçonaria francesa e da União Eclética da Alemanha.
1928
• Jan. 08 - Fundada a G:. L:. do Rio Grande do Sul (Brasil).
• Mar. 19 - Fundada a G:. L:. de Ceará (Brasil).
• Jul. 26 - O regime comunista de Moscovo fecha todas as Lojas Maçónicas.
• É instituída nos EUA, a Sociedade Philalethes, organização independente de maçons que "buscam mais luz e têm mais luz para dar".
• Manifestação Maçónica internacional em Verdún.
• Nov. 21 - Henry Ford é declarado membro honorário da Loja Zion Nº 1.
1929
• Fev. 28 - Franklin D. Roosevelt, sendo Governador do Estado, recebe o grau 32 em Albany, capital do Estado de New York.
• Abr. 25 - É fundada no Rio de Janeiro, a Federação Brasileira da Ordem Maçónica Universal Mista O Direito Humano. (Fonte: Kurt Prober em A Bigorna)
• Abr. 29 - Inaugurada em Paris a IV Conferência Internacional dos SSup:. CCons:. com a participação de: França, Espanha, Bélgica, Portugal, Suíça, Turquia, Holanda, Jugoslávia, Checoslováquia, Roménia, Áustria, Jurisdição Sul e Norte de USA, Brasil, Peru, Colômbia, Uruguai, Argentina, Cuba, México, Venezuela, Chile, Paraguai, Canadá, Equador e Egipto. É determinado que nenhum Supr:. Cons:. pode exercer jurisdição sobre as GG:. LL:.. É reconhecido como regular o Supr:. Cons:. dirigido pelo irmão Mário Behring; os três representantes do Sup:. Cons:. criado em 1927 por Octávio Kelly não são recebidos,
• Set. 04 - A G:. L:. Unida da Inglaterra dita normas de reconhecimento inter potências:
1. Cada G:. L:. deverá ter sido estabelecida por uma G:. L:. devidamente reconhecida ou por 3 ou mais Lojas regularmente constituídas.
2. A crença no G:. A:. D:. U:. e na sua vontade revelada.
3. Todos os iniciados prestarão seu juramento sobre ou na presença completa do Livro da Lei Sagrada aberto.
4. Os afiliados da G:. L:. e das Lojas individuais serão exclusivamente homens; cada G:. L:. não terá relações Maçónicas com nenhum tipo de Lojas mistas ou com Corpos que admitam mulheres como membros.
5. A G:. L:. terá jurisdição soberana sobre todas as Lojas de seu território com inspecções regulares. Será independente e governada por si mesma, com autoridade sobre seus obreiros que serão dos graus simbólicos (Ap:., Comp:. e M:.). Tal autoridade jamais poderá ser dividida com qualquer outro Corpo ou Potência, ou sofrer inspecções ou interferências de qualquer espécie.
6. As 3 Grandes Luzes da Franco-maçonaria (Livro da Lei, Esq:. e Comp:.) estarão sempre expostas quando a G:. L:. ou suas Lojas subordinadas estejam trabalhando, sendo o principal delas o Livro da Lei.
7. A discussão de religião ou política dentro da Loja será estritamente proibida.
8. Os princípios dos Antigos Limites, costumes e usos da Ordem serão estritamente observados. (Fonte: José González Ginorio, As Fontes do Direito Maçónico).
• Nov. 20 - Fundada, com 7 Lojas que dependiam da G:. L:. do Chile, a G:. L:. da Bolívia. Seu primeiro G:. M:. é Norberto Galdo Ballivián.
1930
• Abr. 12 - É expedida pela G:. L:. do Chile a Carta Constitutiva da G:. L:. da Bolívia.
• Jul. - Fundada a G:. L:. da Alemanha, com sentimento universalista.
• Jul. 27 - Fundado o Supr:. Cons:. da Alemanha sob a base de 8 Lojas
• Out. 27 - Benito Mussolini alerta que "os maçons que dormem podem despertar-se. Eliminando-os assegura-se que dormirão para sempre". (Fonte: Pe Benimeli em Maçonaria e Satanismo)
• A G:. L:. da Checoslováquia obtém o reconhecimento da G:. L:. Unida da Inglaterra e da G:. L:. de New York.
• O Congresso da Associação Maçónica Internacional realizado em Bruxelas aceita como novos membros Brasil, Cuba e México.
• Cria-se um Tribunal especial para o diferendo entre o G:. O:. Espanhol e a G:. L:. de Porto Rico. O próximo Congresso será neste mesmo ano em Constantinopla.
• E. Jovin faz uma segunda tradução das Constituições de Anderson no francês destinada a profanos.
• O irmão Almirante Richard Byrd, ao sobrevoar o Pólo Sul pela primeira vez, deixa cair do avião um estandarte com o esquadro e o compasso.
1931
• Jan. 27 - Um grupo de Mestres americanos e chineses, todos exaltados no estrangeiro, decidem formar uma Loja em Shangai para aproximar da maçonaria os candidatos chineses.
• Unem-se os dois GG:. OO:. da Dinamarca e formam a G:. L:. da Dinamarca.
• Três Lojas americanas (Pagoda, de Mukden, Carta Patente de 1926, Dailien, de Dairen, Carta Patente de 1927 e Sundaro, de Harbin, Carta Patente de 1928) abatem colunas na China.
• Jul. 29 - O Papa Pio XI emite a Encíclica Non Abbiamo Bisogno, na qual relaciona a maçonaria entre as forças que, na Itália, favorecem o anticlericalismo.
• Out. 17 - O Sup:. Cons:. do Chile outorga Carta Constitutiva ao Sup:. Cons:. da Bolívia.
• A G:. L:. Suíça Alpina restabelece o uso da Bíblia.
• A Espanha conta com 159 Lojas e 12.000 irmãos entre os quais se incluem: Luis Companys que seria Presidente da Catalunha, José Ortega e Gasset, filósofo, António Machado, poeta, Cláudio Sanches, historiador. Jiménez de Azua e Fernando de los Rios, catedráticos, Fernando Valera, chefe de Governo e os escritores Juan Ramón Jiménez e Corpus Barga.
1932
• Jan. - Conferência de Chefes da Maçonaria Simbólica Sul-americana realizada em Santiago, Chile, como preâmbulo do primeiro Congresso Maçónico Ibero-americano. Estabelecem-se normas de reconhecimento inter potências conforme aprovadas pela Associação Maçónica Internacional em 1927. É estudado o Direito de Asilo Maçónico conforme a G:. L:. da Paraíba, Brasil, que apresentou a necessidade de conceder asilo ao Governo Maçónico quando perseguido pelo governo civil.
• Mai. 19 - O Duque de Connaugh, o Príncipe de Gales e o Duque de Kent, inauguram o novo Hospital Maçónico da G:. L:. Unida da Inglaterra.
• Out. 06 - Fundada a G:. L:. de Pernambuco (Brasil).
• Fundada a G:. L:. Nacional da Palestina.
• Pela segunda vez é recusado a Francisco Franco o seu pedido de ingresso na maçonaria. (Fonte: Informe do Prof. Ferrer publicado na Revista História, Junho de 1977).
1933
• Jan. 15 - Fundada a G:. L:. do Estado Baja Califórnia (México).
• Out. 12 - Na Grécia, A Pastoral do Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa condena a Maçonaria.
• Na expedição ao Pólo Sul, o Almirante Richard Byrd tinha na sua comitiva de 80 homens, 60 maçons, com os quais foi fundada a Loja Antárctica Nº 777, sob a jurisdição da G:. L:. da Nova Zelândia.
1934
• Abr. 01 - No decreto Geminata Laetitia do Papa Pio XI, há referências contra a maçonaria.
• Jun. 27 - A Rainha da Inglaterra inaugura a Escola Superior da The Royal Masonic Institution for Girls, em Rickmansworth Park, Londres.
• Dez. 10 - Na Suíça é entregue uma petição assinada por 56.228 cidadãos solicitando a dissolução da Maçonaria no país; transformada em Plebiscito, foi derrotada em 1936. (Fonte: Kurt Max Hauser na revista O Prumo).
• A G:. L:. Simb:. da Alemanha, dissolvida por Hitler, suspende os seus trabalhos na Alemanha e prossegue-os em Jerusalém e Saarrebrüken.
• O Primeiro Ministro da Roménia, Duca, foi assassinado por um estudante que pensou que ele era maçom e, por tanto, perigoso para a política nacionalista. Duca não era maçom.
• O Convento Anual da Associação Maçónica Internacional, programado inicialmente para ser realizada em Madrid foi mudada para Luxemburgo devido à Guerra Civil espanhola. Foram aceites as GG:. LL:. de México e Uruguai e foram feitos estudos para a defesa da Ordem que está sob ataque em vários países.
• O Santo Sínodo da Igreja Grega proíbe os seus prelados e outros membros do clero de serem maçons, mas os fieis ficam libertos se quiserem pertencer à maçonaria.
• No Congresso do Partido Trabalhista da Inglaterra foi apresentada moção para excluir do partido aos maçons, moção que foi rejeitada pela grande maioria.
1935
• Fev. 15 - O Congresso espanhol aprova por 82 votos contra 26, uma moção para que fossem afastados das Lojas Maçónicas os chefes e oficiais do Exército nelas inscritos. (Pe Benimelli em Maçonaria e Satanismo)
• Mai. 06 - Assinado um Tratado de Aliança Fraternal entre o G:. O:. do Brasil e a G:. L:. Unida da Inglaterra que convencionava que as Lojas do Rito de York no Brasil, passavam automaticamente para a jurisdição da G:. L:. Unida da Inglaterra
• Mai. 21 - Em Portugal é sancionada por António Óscar de Fragoso Carmona, António de Oliveira Salazar e Manuel Rodrigues Júnior, a Lei de Defesa Contra as Sociedades Secretas, lei aprovada pela Assembleia Nacional e que proibia associações secretas no país. A maçonaria passa a ser legalmente extinta, mas continua a reunir-se na clandestinidade.
• Ago. 08 - Adolfo Hitler decreta a dissolução da Maçonaria na Alemanha. Os Templos Maçónicos são saqueados, e muitos maçons alemães são presos e assassinados. A G:. L:. de Hamburgo recebe asilo da G:. L:. de Chile onde continua seu trabalho Maçónico. (Fonte: Livro dos Dias - 1999)
• 5ª Conferência Internacional dos SSup:. CConsel:., em Bruxelas.
1936
• Jan. 17 - O General Douglas Mac-Arthur é iniciado pelo G:. M:. das GG:. LL:. Filipinas Samuel Hawthorne, sem cerimónia de iniciação, usando das prerrogativas estabelecidas nos Landmarks.
• Ago. 28 à 31 - É realizado em Praga o Convento ordinário da Associação Maçónica Internacional.
• Set. 15 - Franco inicia uma dura repressão contra a maçonaria na Espanha. É formado um Tribunal contra a maçonaria, o comunismo e demais sociedades clandestinas. 80.000 expedientes contra presumíveis maçons são emitidos sendo que na Espanha não haveria mais de 15.000 maçons. A Falange Espanhola, partido político de Franco, ocupa o Templo Maçónico de Tenerife, e organiza visitas à Câmara das Reflexões, mediante o pagamento de 0,50 pesetas. (Fonte: Padre Benemeli em Maçonaria de Satanismo).
• Set. 23 - O ABC de Madrid informa que em Granada, tinham sido fuzilados todos os maçons pertencentes à Loja local, inclusive os que estavam "adormecidos" há tempos. (Fonte: Pe. Benimelli em Maçonaria e Satanismo).
• Fundada a G:. L:. Cosmos do Estado de Chihuahua (México).
1937
• Uma lei recente do governo português proíbe qualquer participação em actividades Maçónicas sob pena de 6 meses de prisão.
• A G:. L:. de Hamburgo, em virtude do Direito de Asilo Maçónico, traslada sua sede a Valparaíso, Chile.
• Jun. 16 - O deputado polaco M. Dudalaski apresenta um projecto de lei proibindo a maçonaria com penas de 5 anos e mais de prisão.
• Out. 25 - O governo de Getulio Vargas no Brasil encerra provisoriamente todas as Lojas Maçónicas por um período de 2 anos e 9 meses.
• Dez. 20 - Fundada a G:. L:. de Texas (USA).
1938
• O partido nacional socialista de Hitler lança um manifesto contra à maçonaria.
• O governo do Brasil revoga o decreto do ano anterior que fechou as Lojas Maçónicas.
• A G:. L:. Unida da Inglaterra dispõe em seus Propósitos e Relações de Ordem que: "A Bíblia, a que se referem os maçons com o Volume da Lei Sagrada, estará sempre aberta nas Lojas. Todo candidato tem que prestar seu juramento sobre o Livro ou Volume que, segundo a sua religião, dê sentido de santidade ao juramento ou promessa que faz sobre ele. Está disposição é imperativa para que as Lojas cumpram os requisitos de regularidade".
• George II, Rei da Grécia, é eleito V:. M:. da sua Loja Mãe Mac Walwood Nº 5143, Londres.
• Nov. 24 - Os jornais informam de um decreto do governo da Polónia fechando as Lojas Maçónicas e confiscando suas propriedades.
• Dez. 21 - Decreto de Franco ordena a destruição de toda inscrição ou símbolo Maçónico.
1939
• Fev. 09 - A Lei de Responsabilidades de Franco, deixa fora da lei todas as Lojas Maçónicas (Fonte: Frederico Guilherme Costa, na revista A Verdade)
• Fev. 24 - Fundada a G:. L:. Ocidental da Colômbia.
• Mar. 07 - Henry Ford é declarado Membro Vitalício da sua Loja Mãe Palestina Nº 357, Detroit.
• Jun. 25 - Cisma na maçonaria argentina. Dissidentes da G:. L:. fundam o G:. O:. Federal Argentino.
• Jul. 30 - A G:. L:. de Hamburgo abate colunas ao ser fechada pelo regime nazista.
• Set. - É realizada a 6ª Conferência Internacional dos SSup:. CCons:. em Boston (USA).
• 14 Lojas Maçónicas são dissolvidas pelo Ministro do Reich e Interior de Prússia.
• O governo Soviético autoriza novamente o funcionamento da maçonaria.
• Jornalista nazista é condenado pelos Tribunais da Suíça a pagar indemnizações por injúrias e calúnias difundidas contra a maçonaria.
• Alexander Fleming é eleito V:. M:. da Loja Misericórdia Nº 2386 de Inglaterra.
• Sob jurisdição estrangeira trabalham Lojas em Hong-Kong e em 18 cidades da China continental.
1940
• Mar. 12 - Fundada a G:. L:. de Hidalgo (México)
• Mai. 01 - Francisco Franco proíbe a maçonaria e estabelece uma pena de 12 a 30 anos de prisão aos maçons caso persistam nas suas reuniões.
• Ago. 05 - É dissolvida pelo regime nazista a G:. L:. da Jugoslávia.
• É dissolvida pelo regime nazista a G:. L:. da Checoslováquia.
• Ago. 07 - Arthur Groussier, Presidente do Cons:. da Ordem do G:. O:. da França, em carta endereçada ao Marechal Pétain declara que: "O G:. O:. cessa suas actividades e todas as Lojas que dele dependem devem renunciar imediatamente a prosseguir em seus trabalhos".
• Ago. 13 - Uma lei assinada pelo Marechal Pétain, proíbe as associações secretas e determina a apreensão de seus bens.
• Ago. 19 - Um decreto do governo francês dissolve o G:. O:. e a G:. L:..
• Set. 20 - Os nazistas fecham a maçonaria na Noruega e a guarda pessoal do traidor, o Major Vidkun Quisling, aloja-se no Templo Maçónico de Oslo.
• Nov. 28 - Alfred Rosenberg, em discurso em Paris, logo após a queda da França, acusa as maçonaria mundial pela derrota da Alemanha na 1ª Guerra mundial, já que ela estaria aliada à comunidade financeira judaica. (Fonte: A Ordem Maçónica de 1975)
• Nov. 29 - As forças alemãs de ocupação proíbem a maçonaria na Noruega.
• Dez. 06 - Henry Ford recebe o grau 33 em Detroit.
• Harry S. Truman, senador, é eleito G:. M:. da G:. L:. de Missouri.
• Fusão do G:. O:. e a G:. L:. em Uruguai.
• As 49 GG:. LL:. dos EUA distribuem para fins de beneficência durante 1940, USD 4.670.000; as GG:. LL:. do Canadá - USD 292.230.
1941
• Fev. 27 - São dissolvidas pelo governo francês a G:. L:. Nacional Independente e a Obediência do Direito Humano (misto).
• Abr. 14 - Assinado Convénio de Amizade entre a G:. L:. do Pará (Brasil) e o G:.O:.B:.. O convénio foi denunciado pelo G:.O:.B:. em 30.12.1949
• Ago. 01 - O maçom José Rouig da G:. L:. da França é fuzilado pelos alemães, dando início a sangrenta repressão contra a maçonaria. O anuncio da sua execução foi pregado nos muros de Paris.
• Ago. 11 - Uma lei do governo francês ordena publicar no Jornal Oficial os nomes dos dignitários (funcionários das Lojas e detentores de Altos Graus) ao mesmo que aplica a estes últimos o estatuto dos judeus vedando-lhes o exercício de funções públicas. Dentro da repressão, cria-se um Serviço das Sociedades Secretas.
• Ago. 26 - O Governo nazi da Alemanha ordena o encerramento das Lojas Maçónicas na Bélgica e o Sob:. G:. Com:. Georges Petre é fuzilado.
• Out. 29 - Na França ocupada pelos alemães, circula o Nº 1 do Boletim de Informações Anti-Maçónicas publicado pelo Centro de Acção e Documentação, dirigido por Henry Coston, na antiga sede da G:. L:. da França. (Fonte: Pe Benimelli em Maçonaria e Satanismo)
• A G:. L:. de Ontário, Canadá, resolve manter e educar 1.000 crianças inglesas transferidas para o Canadá, enquanto a guerra durar.
• Os maçons ingleses fundem todas suas condecorações e medalhas de ouro e metais preciosos em barras, doando ao governo civil £ 10.000 como aporte para a defesa.
• O Supr:. Cons:. da Jurisdição Sul dos EUA remete USD 40.000 para os maçons franceses perseguidos pelos alemães.
• A organização Maçónica cubana El Zapato Escolar distribui 27.584 pares de calçado entre 1.346 escolas do país.
• George VI, rei da Inglaterra, instala o seu irmão, o Duque de Kent, como G:. M:. da G:. L:. Unida da Inglaterra, que já conta com 5.216 Lojas
1942
• Alexander Fleming é eleito Gr:. Primeiro Vig:. da G:. L:. Unida da Inglaterra.
1943
• Fundada a Loja Fortitude U. D. em Chungking com Carta Patente da G:. L:. da Califórnia.
• Out. - Após sucessivas conferências realizadas em Montevideu e Buenos Aires, os representantes de Chile, Argentina e Uruguai, decidem reunir os maçons da América na primeira Conferência Interamericana da Franco-maçonaria Simb:. como etapa prévia para uma Conferência Mundial.
• Dez. 15 - O G:. M:. da G:. L:. da França, Michel Dumesnil de Gramont, designado para representar o movimento de Libertação-Sul e o Conselho Nacional da Resistência na Assembleia consultiva provisória, consegue que o General De Gaulle anule a lei de 13 de Agosto de 1940 e as disposições subsequentes relativas às associações chamada secretas. Supunha-se que estas nunca tivessem deixado de existir. A publicação da anulação foi seguida da reabertura das oficinas argelinas. O despertar das diversas obediências processou-se conforme ocorria a libertação dos territórios.
• A G:. L:. Unida da Inglaterra conta com 400.000 irmãos.
• O Domínio de Canadá conta com 171.300 irmãos.
• As 7 GG:. LL:. da Austrália contam com 20.000 irmãos.
• As 47 GG:. LL:. dos EUA contam com 2.499.400 irmãos.
1944
• Mar. 30 - Fundado no Rio de Janeiro o G:. O:. Estadual Independente, dissidência do G:. O:. do Brasil; em 1957 muda seu nome para G:. L:. Simb:. do Estado de Rio de Janeiro.
• Dez. - Reactivada a G:. L:. da Roménia que tinha adormecido durante a dominação nazista.
1945
• Fundada a G:. L:. Oriental da Colômbia.
• A G:. L:. de New York ordena à G:. L:. de Cuba que recoloque a Bíblia no Altar.
• Mai. 18 - Fundação da G:. L:. do Brasil, resultante do Movimento Maçónico Restaurador, criado em 1944.
• Out. 04 - Leon Mauvais, em nome do Comité Central do Partido Comunista francês, escreve ao G:. M:. do G:. O:. da França declarando que seu Partido "decidira admitir maçons desde que declarassem aceitar sua doutrina, conformar-se com suas regras, acções, forma de organização e normas do Partido que aplicará sua própria política e disciplina, em todas as circunstâncias e motivos".
• Out. 21 - Na França, as Lojas de Adopção revolta-se e desligam-se da G:. L:. de França, fundando a União Maçónica Feminina de França, que em 1952 viria a converter-se na Grande Loja Feminina de França. (Fonte: Minoru Tamura no boletim Ampulheta, Ferraz de Vasconcelos, SP)
1947
• Abr. 14 a 20 - Realizada a Conferência Maçónica Interamericana com 43 GG:. LL:. da América, em Montevideu. Foram reafirmados os princípios e declarações de 1875 em Lausane, ou seja, reafirmados os pontos de vista do G:. O:. da França no que se refere à crença em Deus, da imortalidade da alma e o uso da Bíblia. Foram aprovados fundamentos para o Direito Maçónico Inter potências, que na sua maioria são normas de reconhecimento.
• Reergue colunas a G:. L:. de Checoslováquia.
1948
• Mar. 13 - Fundado o G:. O:. Unido no Rio de Janeiro. Potência irregular, em 1950 iria a absorver a G:. L:. do Brasil, também irregular. Em 22.12.1956 foi reincorporado no G:. O:. do Brasil
• Mai. - A G:. L:. do Uruguai publica uma resolução que torna possível a admissão de candidatos que sejam ateus.
• Jul. - É fechada pelo regime comunista a G:. L:. da Roménia.
• Out. 29 - Em França, a G:. L:. Independente e Regular fundada em 1913, adopta oficialmente o título de G:. L:. Nacional Francesa.
• Alexander Fleming é G:. Past Vig:. da G:. L:. Unida da Inglaterra.
• Nov. 13 - Fundada a G:. L:. de Piauí (Brasil).
• I Reunião dos SSob:. GG:. CCom:. das Américas realizada em La Havana.
1949
• Jan. 16 - Fundada a G:. L:. da China (Taipei, Taiwan)
• Mar. 18 - Consagrada a G:. L:. da China.
• Out. 02 - O Cardeal Schuster, arcebispo de Milão, alerta para as novas e violentas ofensivas que a maçonaria está a preparar contra a Igreja. (Fonte: Pe Valério Alberton no livro Maçonaria e Igreja Católica).
• A G:. L:. Unida da Inglaterra reitera a norma de 1938, relativa ao juramento sobre o Volume da Lei Sagrada.
1950
• Mar. 20 - A G:. L:. Unida da Inglaterra adverte a G:. L:. do Uruguai que a primeira condição para ser membro da Ordem é a crença no Ser Supremo e lembra a presença da Bíblia no Altar, mas a G:. L:. do Uruguai responde que não pode seguir esta orientação.
• Abr. 28 e 29 - A G:. L:. Unida da Inglaterra exige a dissolução da Associação Maçónica Internacional por estar nela incluída a maçonaria ateia francesa.
• Jul. 24 - Instalação do G:. O:. Estadual de Santa Catarina.
• Ago. - Fundada a Confederação Brasileira da Maçonaria Simbólica sob a presidência de Agnelo Bittencourt, com a finalidade de unir as várias GG:. LL:. Estaduais, numa espécie de corpo Maçónico nacional, mas independente do G:. O:. do Brasil. Participam as GG:. LL:. do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e do G:. O:. de Amazonas, Acre e Territórios Limítrofes.
• Set. 06 - A G:. L:. Unida da Inglaterra retira o seu reconhecimento da G:. L:. do Uruguai, como reflexo da Primeira Conferência da Confederação Maçónica Internacional de 1947.
• II Reunião dos SSob:. GG:. CCom:. das Américas realizada em Cidade de México.
• O governo comunista proíbem a maçonaria na Hungria. Em 1990, a Instituição começa a ser reorganizada.
1951
• Fev. 23 - O Xá de Pérsia Reza Pahlevi é investido no grau 33
• Jun. 02 - A G:. L:. do Estado de São Paulo, declara-se dissidente do Sup:. Cons:. Regular, do Rio de Janeiro.
• Jul. 23 - Fundada a G:. L:. Nacional da Islândia, tendo como primeiro G:. M:. o Ir:. Bjornsson, que era o Presidente da República.
• Desde que Wyoming se tornou Estado, todos os governadores entre 1890 e 1951 foram maçons, com excepção da Sra. William A. Ross, que no entanto era casada com um maçon.
• O G:. M:. T:. F:. Wei é obrigado a declarar a G:. L:. da China em perigo, devido às permanentes intervenções do governo comunista.
• Fundada a G:. L:. do Estado de Goiás com Carta Constitutiva da G:. L:. do Estado de São Paulo.
• Encerrada pelo governo comunista a G:. L:. da Checoslováquia.
1952
• A G:. L:. do Uruguai elimina qualquer referência ao G:.A:.D:.U:.. A G:. L:. Unida da Inglaterra declara a G:. L:. do Uruguai como irregular, sendo esta última também condenada por outras Potências Regulares.
• Jun. 16 - O Daily Mirror de Londres publica artigo detalhando os sinais, toques e palavras usadas pelos maçons. Ao que parece, um jornalista de nome Douglas Howell conseguiu infiltrar-se na Ordem com fim preconcebido de revelar seus mistérios.
• Maurice Paillard, antigo membro do Conselho do G:. O:. da França e V:. M:. da Loja Hiram, de Londres, edita na Inglaterra uma tradução francesa das Constituições de Anderson. Paillard faz uma longa introdução onde, polemicamente, afirma que a Maçonaria francesa é mais fiel às Constituições de Anderson do que a maçonaria inglesa. A tradução de Paillard ressente-se de alguns erros de tradução interpretando "Fraternity" como "Confrérie", "Fame" como "Renommée", etc.
1953
• Out. 20 - Constituída a G:. L:. do Estado de Israel como continuação da G:. L:. da Palestina.
• A G:. L:. da França decide que doravante o juramento será prestado sobre a 3 Grandes Luzes e que o Livro da Lei Sagrada será aberto durante o trabalho das Lojas. Esta decisão foi referendada pelo Convento da Obediência em Setembro de 1954.
• Alexander Fleming recebe homenagem pelos serviços prestados à G:. L:. de New York.
• Por exigência do governo americano, a maçonaria espanhola volta a ver a luz, mas por enquanto somente existem Lojas militares no exército americano.
1954
• Jan. 05 - Decreto do Santo Oficio inclui no índice de livros proibidos, uma obra sobre a denominada Maçonaria Joaninha. O decreto termina com uma nota observando que a determinação seria uma advertência eficaz aos católicos para que não se deixem enganar pelos que tentam transmitir uma pretensa mudança de atitude da maçonaria com relação à Igreja Católica. (Fonte: Pe Valério Alberton em Maçonaria e Igreja Católica)
• Mai. 15 - As GG:. LL:. dos Países Baixos, Suíça Alpina, Viena, Luxemburgo e Alemanha, reúnem-se em Luxemburgo e assinam a Convenção de Luxemburgo destinada a constituir-se num instrumento de regularidade e união entre as Obediências da Europa continental. Meses mais tarde, o G:. O:. D'Itália também adere esta Convenção. Uma das cláusulas da Convenção ordena o rompimento com as Potências consideradas irregulares.
• III Reunião dos SSob:. GG:. CCom:. das Américas realizada em Santiago, Chile.
1955
• Fev. 26 à Mar. 05 - Terceira Conferência Interamericana da Maçonaria Simb:. realizada em Havana.
• Mai. 25 - A G:. L:. Nacional da França e a G:. L:. da França preparam um projecto para a união das 2 potências.
• Nov. 25 - O Conselho Federal da G:. L:. da França abandona o projecto de união com a G:. L:. Nacional da França.
1956
• Abr. 9 a 13 - 7º Conferência Internacional dos SSup:. CCons:. realizado em La Havana.
• Abr. 21 - Fundada a G:. L:. de Santa Catarina (Brasil).
• Set. - A G:. L:. da França adere à Convenção de Luxemburgo.
• Em Seul funcionam duas Lojas dependentes da G:. L:. das Filipinas. Um Hospital para crianças em Pisam é mantido pelo Clube Maçónico local. O Hospital de Mulheres Sam Dong de Seul é mantido pelo Jau Succon Club local que é integrado por militares maçons das forças armadas de USA destacadas na Coreia do Sul.
• Gamal Abdel Nasser encerra a maçonaria no Egipto.
1957
• Mar. 16 - Fundada a G:. L:. do Japão.
1958
• Nov. - O G:. O:. da França e a G:. L:. da França preparam um projecto de união das potências; após 5 reuniões o projecto fracassa.
• IV Reunião dos SSob:. GG:. CCom:. das Américas realizada em Lima.
1959
• Fev. 21 - Fundado o Sup:. Cons:. de Costa Rica.
• Set. - A G:. L:. da França, para se ajustar à Convenção de Luxemburgo, suspende suas relações com o G:. O:. da França por um ano, suspensão que será definitiva se o G:. O:. não recuperar a sua regularidade.
• O rei Hussein da Jordânia, é iniciado pelo Gr:. Secretário da G:. L:. do Líbano. (Fonte: Revista "Actualidades Maçónicas" de 1959)
1960
• Mar. 27 - Fundada a G:. L:. de Maranhão.
• A G:. L:. Unida da Inglaterra emite um comunicado alertando que tanto o G:. O:. da França como a G:. L:. da França se encontram em situação irregular.
• O G:. O:. dos Países Baixos e a G:. L:. Unida da Alemanha rompem relações com a G:. L:. da França.
1961
• Fev. 25 a Mar. 05 - 5ª Conferência Maçónica Interamericana realizada em San Juan de Puerto Rico.
• Abr. 22 - Fundada a G:. L:. da África do Sul.
• Nov. - É consagrada a G:. L:. da Índia sendo o primeiro G:. M:. Sua Alteza o Doutor Sir Syed Raza Ali Khan, Nabab de Rampur.
• 8ª Conferência Internacional dos SSup:. CCons:. realizada em Washington.
• EUA e Canadá tem 4.100.139 irmãos distribuídos em 15.768 Lojas. Canadá tem 259.282 irmãos. (Fonte: Les Cahiers da G L da France).
1962
• Nov. 24 - Fundada a G:. L:. do Estado de Mato Grosso (Brasil). Posteriormente passou a se chamar. G:. L:. do Estado de Mato Grosso do Sul.
• Dez. 06 - Durante o Concílio Vaticano II, o Bispo de Cuernavaca, México, questiona a atitude da Igreja para com as sociedades secretas e, em especial, a maçonaria, que nem sempre foi e nem é anti-religiosa. (Fonte: Padre Valério Alberton no livro "Maçonaria e Igreja Católica".)
1963
• Fev. 16 - Fundada a G:. L:. de Brasília.
• As GG:. LL:. da Suíça, Bélgica e Itália suspendem as suas relações com a G:. L:. de França.
• Começa a ser estudado pelo Vaticano um novo Código de Leis Canónicas.
• V Reunião dos SSob:. GG:. CCom:. das Américas realizada em Buenos Aires.
1964
• Set. 17 - A G:. L:. da França decide assinar um Tratado de Aliança Fraternal com o G:. O:. da França, mas ele não é aceite pelo seu Convento por 140 votos a favor contra 82.
1965
• Fev. 07 - Em Puerto Rico, os maçons da Loja Discípulos de Hiram Nº 104, devidamente paramentados, assistem à missa celebrada pelo pároco António Hernandes, na Igreja Santa Bernardette. (Fonte: Pe. Valério Alberton, A Maçonaria e a Igreja Católica)
• Jul. 14 - No encerramento de uma Sessão de Iniciação que presidia, falece vítima de colapso cardíaco, o Irmão Manoel de Luna Filho, G:. M:. da G:. L:. de Pernambuco (Brasil). (Fonte: Boletim do G:.O:.B:.)
• Ago. - O astronauta norte-americano Leroy Gordon Cooper Jr. membro da Loja Carbondale Nº 82, do Colorado, na viagem espacial da Gemini V levou a jóia oficial do grau 33 e a bandeira do Rito Escocês.
1966
• Jul. 19 - Fundada a Confederação da Maçonaria Simb:. do Brasil por iniciativa de Washington Pelucio, G:. M:. da G:. L:. do Estado de São Paulo, e proposta da G:. L:. do Ceará.
• Out. 10 - O jornal Tribuna Italiana publica a Oração aos Maçons, supostamente atribuída ao Papa João XXIII poucos dias antes da sua morte.
1967
• 9ª Conferência Internacional dos SSup:. CConsel:. realizada em Bruxelas
1968
• Out. 14 - O G:. M:. da G:. L:. Unida da Alemanha, Theodor Vogel interpela o cardeal Franz Koening de Viena sobre o controvertido Cânone 2335 e, desta troca de argumentos, surge uma comissão composta de maçons e autoridades eclesiásticas que se encontraram em diversas ocasiões nas cidades de Innsbruck, Eiselden, Nüremberg e Lichtenau.
• VI Reunião dos SSob:. GG:. CCom:. realizada em Guatemala.
1969
• Mar. 28 - Alec Mellor, escritor e advogado católico francês, é iniciado na Loja L'Espoire Nº 35, de Paris, com autorização do Vaticano.
• Jul. 20 - Os astronautas norte-americanos Ir:. Edwin E. Aldrin Jr. e Neil A. Armstrong, colocam no Mar da Tranquilidade, da Lua, uma bandeira norte-americana e um emblema Maçónico da Loja Azul.
• Out. 05 - A Convenção das GG:. LL:. Unidas da Alemanha aprova por 228 votos contra 6 e 4 abstenções continuar o diálogo, iniciado por iniciativa de Theodor Vogel, com os representantes da Igreja Católica que já estava na quarta reunião.
1970
• Mar. 01 à 07 - Realiza-se em São Domingos, República Dominicana, a VIII Conferência Inter-americana da Franco-maçonaria Simb:. com a quase totalidade das GG:. LL:. Regulares latino-americanas e uma maior participação das GG:. LL:. do Brasil.
• Abr. 30 - Fundado o Supr:. Cons:. do Irão, e que tinha sido fechado quando da deposição do Xá.
• Jul. 05 - Uma comissão de maçons da G:. L:. Unida da Alemanha e autoridades eclesiásticas emitem a Declaração de Lichtenau após várias reuniões tentando acabar com a controvérsia entre católicos e maçons. "Estamos cientes das antigas controvérsias que por tempo já suficiente tem levado à condenação dos maçons. É inútil manter vivas essas controvérsias. Nós, portanto, sinceramente damos as boas vindas a este começo de diálogo que, não obstante as divergências existentes, trouxeram à tona o desejo de se alcançar um entendimento. Nós concordamos que as bases deste diálogo exigem um SIM à dignidade do género humano. Somos da opinião que as Bulas Papais referentes à Maçonaria só tem importância histórica e não têm sentido nos tempos actuais. Temos a mesma opinião sobre a Lei Canónica, pois, pelo que foi exposto anteriormente, torna-se impossível a uma Igreja que ensina, de acordo com os mandamentos de Deus a amar. seus semelhantes, justificar essas condenações contra a Maçonaria"
• Out. 28 - O Presidente eleito do Chile Ir:. Salvador Allende, antes de ser empossado no cargo é recebido pela G:.L:. do Chile numa sessão Especial, tradição que acontece cada vez que um Irmão é eleito Presidente da República.
• 10ª Conferência Internacional dos SSup:. CConsel:. realizada em Barranquilla (Colômbia)
• Theodor Vogel e Alfred Rosti da G:. L:. Unida da Alemanha informam ao G:. Secret:. da G:. L:. Unida da Inglaterra, ao G:. M:. da G:. L:. de New York e ao Past G:. M:. da G:. L:. de Maryland o conteúdo dos diálogos com a Igreja Católica.
• Nov. 08 - Fundada a G:. L:. do Estado do Espírito Santo.
1971
• Mar. 25 à 28 - Reunião em Santiago do Chile dos SSob:. GGr:. CCom:. dos SSupr:. CCons:. que integram o Cone Sul da América Latina: Chile, Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
• Jul. 06 - Falece o músico negro norte-americano Louis Armstrong, que em vida pertenceu à Loja Montgomery, da Potência Prince Hall.
• Surge a proposta de realização de encontros entre os maçons brasileiros e a Igreja católica, feita por D. Ivo Lorscheider.
• VII Reunião dos SSob:. GG:. CCom:. das Américas realizada em Caracas.
1972
• Abr. 14 - Quarta Reunião Zonal da Confederação Maçónica Internacional realizada em Tacna, Peru, com a presença de Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. É analisada a limitada participação das GG:. LL:. do Brasil nas 8 reuniões já realizadas e a falta de trabalhos apresentadas em todas elas.
• Set. 13 - A G:. L:. Unida da Inglaterra concede reconhecimento ao G:. O:. da Itália.
• Nov. 28 - Na Grécia, o Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa que já condenara a maçonaria em pastoral de 1933, reafirma essa condenação. (Fonte: Alec Mellor).
1973
• Mar. 23 - A Alta Corte de Casablanca declara que a Maçonaria é compatível com o Islão.
• Ago. 20 - Fundada a G:. L:. do Acre (Brasil).
• Set. 11 - Um golpe militar liderado por Augusto Pinochet (que foi iniciado numa Loja na cidade de Arica, norte do Chile, mas não passou do grau de Ap:.) depõe e mata o Presidente Salvador Allende, M:. I:., neto do G:. M:. da G:. L:. do Chile, Ramón Allende Padin.
• Out. 14 à 21 - Nona Conferência Interamericana da C. M. I. Em Buenos Aires com a assistência de 30 GG:. LL:. latino-americanas.
• A Loja Astro da Arábia Nº 163, São Paulo, funda a Escola de 1º grau Comendador Elias Zarzur, localizada num bairro pobre da cidade, que começa com 50 alunos; em 1975 passa a ter 250 alunos, em 1977 já tem 500 alunos e em 1991 chega a 1000 alunos, com o mesmo nível de qualidade dos melhores colégios de São Paulo.
• Fundado o Supr:. Cons:. Independente da Finlândia.
• Conforme pesquisa realizada pela Conferência Nacional de Bispos Brasileiros, de 1.164 Lojas Maçónicas existentes no Brasil, 85% adoptam o R:.E:.A:.A:., 5,94% o Moderno ou Francês, 4,95% o Adoniramita, 2,23% o Brasileiro, 1,48% o de York e 0.37% o de Schröder ou Rosa Cruz Rectificado.
1974
• Jun. 23 - Fundada a G:. L:. Maçónica do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil).
• Jul. 18 - Em resposta a esclarecimentos sobre o cânon 2335 do Código Jurídico Canónico solicitados pelo Cardeal John Joseph Krol de New York, o Cardeal Prefeito da Sacra Congregatio Fidei escreve o seguinte: "muitos bispos se têm dirigido a esta Sacra Congregação indagando sobre a força e o significado do cânon 2335 que proíbe aos católicos, sob pena de excomunhão se filiarem na maçonaria ou noutra associação da mesma natureza. Durante a longa verificação dessa situação, a Santa Sé frequentemente consultou conferências episcopais interessadas para que se pudesse familiarizar com a natureza dessas associações e a direcção que actualmente tomam. A grande divergência nas respostas, contudo, reflectindo a diferente situação existente em cada nação, não permitiu à Santa Sé, modificar a legislação actual, a qual continua em vigor até que a nova Lei Canónica seja publicada pela competente Comissão Pontifical para o Código da Lei Canónica. Ao considerar casos particulares, deve ser lembrado que a lei penal está sujeita a interpretação rigorosa. Portanto, pode-se ensinar e aplicar com segurança a opinião dos autores que sustentam penalização aos que se filiem em associações que conspirem contra a Igreja. Clérigos, religiosos e membros de instituições seculares continuam proibidos, em qualquer caso, de se filiarem à qualquer instituição Maçónica".
1975
• Abr. 09 - Gerald Ford, sendo Presidente de USA, é eleito por unanimidade Membro Ativo do Sup:. Cons:. Internacional da Ordem deMolay e o seu Grão Mestre Honorário, em reunião realizada em Orlando, Florida.
• Jul. 24 à 27 - Quinta reunião da VI Zona da C. M. I., realizada em Santiago. do Chile, com assistência de Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai e o G:. M:. da G:. L:. de Guanabara como convidado especial, Heitor Correa de Melo.
• 11ª Conferência Internacional dos SSup:. CCons:. realizada em Indianápolis (EUA).
1976
• Jan. 26 - A Conferência Episcopal de São Domingos divulga nota esclarecendo que não existe incompatibilidade entre ser católico e ser filiado numa associação que exija acções e atitudes concretas ou mentalidade contrárias à fé cristã ou à Igreja.
• Maio 2 à 8 - Décima Conferência Interamericana da Franco-maçonaria Simb:. celebrada em Rio de Janeiro.
• O G:. O:. D'Itália exclui a Loja Propaganda Due e o seu auto intitulado G:. M:., Licio Gelli.
1977
• Mai. - 6ª Reunião da VI Zona da C. M. I. realizada em Montevideu.
• Mai. 02 - O Governo da Cuba emite decreto para que todas as instituições se inscrevam em registos oficiais. As autoridades consideraram que algumas Lojas Maçónicas não cumpriram as disposições e foram multadas. Só a multa da G:. L:. foi de USD 95.000. Para esta situação, o governo alega que as Lojas mantiveram nos seus registos, maçons exilados e que proporcionaram ajuda a familiares de maçons presos ou executados.
1978
• Jul. 04 - É instalado o novo Sob:. Gr:. Com:. do Supremo Conselho da Espanha, que já tinha sido restabelecido em Espanha após ser suprimida durante a época franquista.
• Jul. 12 - Fundado o G:. O:. Estadual do Espírito Santo (Brasil).
• Jul. 15 - O Colégio Jurisdicional Islâmico declara que a Maçonaria é um movimento clandestino com clara relação e com o judaísmo e o sionismo internacional.
• Out. 07 - Fundada a G:. L:. do Estado de Mato Grosso (Brasil), com sede em Cuiabá. (Veja 1962)
1979
• É registada como pessoa jurídica, com sede em Manaus, a entidade denominada "Maçonaria Glória do Ocidente", sem Carta Constitutiva de nenhuma G:. L:. que testemunhe sua regularidade. Esta entidade infiltrou-se em alguns Estados brasileiros organizando Lojas e iniciando profanos no Rito de York.
• Fev. - O Governo espanhol declara ilegal a Maçonaria, sendo negada a inscrição no registo de Sociedades do G:. O:. da Maçonaria Espanhola Simb:. Regular.
• Abr. 02 - Fundado o G:. O:. do Estado de Alagoas (Brasil).
Mai. 22 - O G:. O:. Espanhol inicia uma acção judicial na Audiência Nacional conseguindo a anulação da resolução que declarava ilegal a Maçonaria.
• Fundada na Bélgica uma nova G:. L:.. Trata-se da G:. L:. Regular de Bélgica dirigida pelo irmão Charles Wagemann.
• A G:. L:. Nacional Francesa, descontente com certas declarações de G:. M:. de Bélgica, Herman Buskens, suspende suas relações com a mencionada Potência, sendo posteriormente imitada por varias GG:. LL:. norte-americanas e pela G:. L:. Unida da Inglaterra.
• O irmão Charles Bernardin, membro do Conselho da Ordem da França e do Grande Colégio de Ritos, recenseou 206 livros chegando ao seguinte levantamento sobre os supostos origens da maçonaria :
o 28 autores afirmam que a Maçonaria foi fundada por pedreiros construtores de catedrais
o 11 atribuem sua fundação à Inglaterra
o 03 atribuem à França
o 01 à Suécia
o 01 à China
o 01 ao Japão
o 01 a Viena
o 01 a Veneza
o 05 aos jesuítas
o 07 aos antigos Rosa-Cruzes
o 05 às Cruzadas
o 12 aos Templários
o 01 aos Abigeois
o 02 à Sociedade Nova Atlantis de Bacon
o 04 aos Druidas
o 01 aos Germanos
o 03 aos Escandinavos
o 02 à Torre de Kilwinning (Escócia)
o 09 à antiga Roma
o 07 à Grécia
o 18 ao Egipt01 ao Oriente (sem maiores dados)
o 01 à Pérsia
o 01 a Zoroastro
o 01 aos Magos
o 06 à Índia antiga
o 01 à antiga Caldéia
o 06 aos Judeus
o 01 à Ordem dos Assassinos
o 01 aos Maniqueanos
o 10 aos primeiros cristãos e mesmo à Jesus Cristo
o 03 aos pedreiros que construíram o Templo de Salomão
o 01 aos pedreiros que construíram a Torre de Babel
o 03 aos sobreviventes do Dilúvio
o 20 indicam que o origem da Maçonaria se perde na noite dos tempos
o 15 remontam à Criação e afirmam que ela já existia no Paraíso Terrestre
o 01 autor afirma que a Maçonaria já existia antes da criação do Mundo.
(Fonte: Publicado no Le Crapouillot, 1978-1979, Paris)
1980
• Jul. 18 - As GG:. LL:. do Brasil, na Conferência de GG:. MM:. realizada em Brasília, fazem uma declaração de apoio as mensagens do Papa João Paulo II emitidas durante sua recente visita ao Brasil.
• Out. 26 à Nov. 01 - XI Conferência Interamericana da Franco-maçonaria Simb:. celebrada em Caracas.
• 12ª Conferência Internacional dos SSup:. CCons:. realizada em Paris.
1981
• Fev. 17 - Declaração do Vaticano confirma a carta de 1974, pela qual os católicos podem pertencer a Lojas Maçónicas, desde que estas não estejam contra a Igreja. (Fonte: Pe. Valério Alberton)
• Mar. 02 - O Vaticano repete a proibição aos católicos de ingressar na maçonaria sob pena de excomunhão.
• Mai. 06 - A policia Italiana invade a Loja Propaganda 2, ou simplesmente P 2. esta Loja já tinha sido excluída em 1976 (ver 1976)
• A Confederação da Maçonaria Simb:. do Brasil exclui a G:. L:. do Estado de Guanabara da organização, por esta se negar a prestar informações sobre o envolvimento de vários de seus membros com a Loja P 2.
• Ago. 08 - Fundado o Supr:. Cons:. da República de Camarões.
• Ago. 20 - Instalação da G:. L:. de Roraima.
• Fundada a G:. L:. de Alasca.
1982
• A G:. L:. Nacional Francesa continua a ser a única potência Maçónica da França reconhecida como regular pela G:. L:. Unida da Inglaterra; tem sua sede em Neuilly-sur-Seine e conta com 220 Lojas e 6.000 membros, radicados também em alguns países africanos.
• Mar. 21 à 23 - XII Conferência Maçónica Interamericana realizada em Lima, Peru.
• O G:. O:. de São Paulo, subordinado ao G:. O:. do Brasil, edita as Constituições de Anderson de 1723 em língua portuguesa. A tradução é de João Nery Guimarães e trata-se da primeira edição em português.
• As Filipinas registam 207 Lojas Maçónicas com 15.037 obreiros.
• A G:. L:. da Finlândia conta com 88 Lojas e 4.000 maçons.
• Nov. 06 - Fundada a G:. L:. da Espanha.
1983
• O Parlamento italiano aprova a lei Nº 17 que declara a Loja P 2, secreta e subversiva, sendo dissolvida.
• Out. 26 - O Governador de São Paulo institui o Dia do Maçon a ser comemorado anualmente no 20 de Agosto (Lei Nº 3889) (veja 1957).
• Nov. 15 - Fundada a G:. L:. de Sergipe.
• A G:. L:. do Japão conta com 18 Lojas e 3.796 maçons.
• Nov. 26 - A Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé emite uma declaração, assinada pelo seu Prefeito Cardeal Ratzinger, negando a comunhão aos maçons.
1984
• O Vaticano decreta um novo Código de Leis Canónicas, a Sacrae Disciplinae Legis, que reduz de 2.412 para 1.278 artigos. O novo Código começou a ser elaborado em 1963, precisou de 2.000 horas de reuniões de 93 Cardeais, 62 assessores e 186 Bispos e juristas. A pena de excomunhão para maçons fica a critério do Bispo local.
• Jan. 31 - A G:. L:. de Utah elimina a restrição Maçónica contra a religião mórmon. Hoje o relacionamento entre as duas instituições tem melhorado muito, e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmones) aceita sem restrições o ingresso de seus membros na Maçonaria.
• Mai. 14 - O Ministério do Interior da Espanha, autoriza o funcionamento do Centro de Estudos Históricos de la Masoneria Española, com sede na Universidade de Saragoça. (Fonte: Frederico Guilherme Costa, na revista A Verdade)
• Jul. 30 - 37 Lojas regulares, pertencentes ao G:. O:. D'Itália, reunidas em Assembleia decidem separar-se e reconstituir a G:. L:. Geral da Itália, como resultado do escândalo da P 2. Das 210 Lojas que solicitam afiliação 123 são recusadas. A nova Potência compromete-se a manter os Landmarks do uso do Volume do Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso, a crença em Deus e na imortalidade da alma. Sua regularidade está baseada na Carta de Fundação original datada em 16 de Março de 1805.
1985
• Mar. 10 - Fundada a G:. L:. do Estado de Rondônia.
• Mar. - O Sínodo da Igreja Anglicana reunido em Londres decide investigar a Maçonaria para determinar se a prática e a crença Maçónicas são compatíveis com o Cristianismo.
• Abr. 12 - Fundado o Supr:. Cons:. da Ordem DeMolay para Brasil.
• Set. 08 - É realizado em Atibaia, SP, o 15º Congresso Nacional da Federação Maçónica Mista Universal O Direito Humana. (Fonte: Kurt Prober na revista A Bigorna).
• 13ª Conferência Internacional dos SSup:. CCons:. realizada em Washington.
• Maçonaria no mundo, conforme List of Lodges, edição 1985, da Masonic Relief Association of the United States and Canada. Notas: USA conta unicamente os Mestres. Não todas as Potências incluídas nesta Lista têm os seus dados actualizados ou completos. Não estão incluídas as Potências consideradas irregulares (ex. G:. O:. da França. G:. O:. do Brasil; o G:. O:. do Brasil foi reconhecido como regular posteriormente sendo incluído no Livro). Esta Lista não pode ser considerada um Censo Maçónico mundial mas, os dados aqui contidos permitem estimar que no mundo existam 170 GG:. LL:., com 40.000 Lojas e 6.000.000 maçons, incluindo os 3 graus.
1986
• Jun. 06 - É exaltado a Mestre, o ex Presidente Jânio da Silva Quadros, na Loja Nova Era Paulista, sob a jurisdição da G:. L:. Maç do Estado de São Paulo (GLESP).
1987
• Jul. 25 - A XVI Assembleia da Confederação da Maçonaria Simb:. do Brasil, com a presença de 25 GG:. MM:. emite a Carta de São Paulo solicitando à Assembleia Nacional Constituinte:
o a preservação dos recursos naturais do país,
o livre iniciativa com justiça social,
o sentido social do uso do solo,
o surgimento de agremiações legítimas de representação popular
o um Novo Pacto Social para o surgimento de uma verdadeira Nova República.
• Set. 16 - A G:. L:. da Espanha obtém o reconhecimento da G:. L:. Unida da Inglaterra.
1988
• Abr. 11 a 15 - É realizada no Rio de Janeiro a XIV Assembleia da Conferência Maç:. Interamericana.
• Jul. 03 - Fundação do Supremo Conselho do Irão.
• Ago. 20 - Fundação da G:. L:. de Amapá. (Fonte: O Livro dos Dias - 1999)
1989
• Fev. 18 - Fundada a G:. L:. de Côte D'Ivoire, em Abidjan, Costa do Marfim.
• Fev. 19 à 21 - A Conferência Maçónica Interamericana é convidada a participar na Conferência dos GG:. MM:. dos EUA, o conclave mais importante da maçonaria norte-americana, apresentando seu Plano Maçónico Regional.
• Mai. 20 - O Sínodo Geral da Igreja Presbiteriana da Escócia aprova o texto de uma circular dirigida aos membros maçons da Igreja, convidando-os a abandonar a maçonaria, por ser esta irreconciliável com a fé cristã. (Fonte: Frederico Guilherme Costa em A Maçonaria Dissecada).
• Nov. 05 - Fundação da G:. L:. Maçónica do Estado de Tocantins
1990
• Mar. 24 - O Presidente da Itália Francesco Cosiga, criticou em carta ao Conselho Superior da Magistratura, a proibição de que os magistrados tenham qualquer vínculo com a maçonaria.
• Jun. 26 - É reactivada a G:. L:. da Jugoslávia comparecendo para prestar apoio representantes das GG:. LL:. da Áustria, Itália, Suíça e Hungria e irmãos de Luxemburgo, Holanda, Grécia, Austrália e Canadá.
• Jul. 06 a 11 - XX Assembleia da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, na cidade de Curitiba, Paraná, para discutir assuntos da Ordem e temas de cunho social e político.
• O Sup:. Cons:. da Maçonaria para a Itália, toma a decisão de instituir a Ordem DeMolay, solicitando do Sup:. Cons:. da Ordem DeMolay para o Brasil, a Carta Constitutiva temporária.
• Nov. 11 - 45 membros da G:. L:. da Finlândia visitam Potências da América do Sul, entre elas São Paulo.
• Nov. 17 - Renasce na Checoslováquia a G:. L:. que tinha sido fechada por Hitler em 1939 e, posteriormente, pelos comunistas em 1948.
• 14ª Conferência Internacional dos SSup:. CCons:. realizada em México.
• Os EUA contam com 1.200 Capítulos da Ordem DeMolay e 36.000 membros. No Brasil há cerca de 10.000 membros.
1992
• Jan. 19 - A G:. L:. Nacional da França consagra a Loja Harmonie 698, composta na sua maioria por irmãos russos residentes.
• Jun. 09 - Em Indianápolis, EUA, na Assembleia Anual da Convenção Baptista do Sul, é concluído que a maçonaria é uma fraternidade, não podendo ser vista como religião e por tanto não há como se pronunciar sobre a compatibilidade ou incompatibilidade com o cristianismo. (Fonte: Descartes de Souza Teixeira no livro Antimaçonaria)
• Fev. 17 - Don LeFevre, ex porta-voz da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmones) declara que a Igreja "recomenda com firmeza que seus membros não se filiem em organizações que são secretas e que têm juramentos que limitam sua actuação, ou poderia provocar a perda de interesse nas actividades da Igreja". (Publicado no Salt Lake Tribune, section D1)
• Set. 04 - A mesma Loja Harmonie 698 é transferida para Moscovo onde foram iniciados 19 candidatos e regularizados 2 maçons procedentes de uma Potência irregular
1993
• Mai. - Encontro em Porto Alegre entre a Igreja católica e a Maçonaria brasileira buscando um esclarecimento objectivo sobre a doutrina católica e a doutrina Maçónica.
• Jul. 23 - 27 GG:. MM:. das GG:. LL:. brasileiras reúnem-se em Belém, Estado do Pará, na sua XXII Assembleia Geral Ordinária e emitem um manifesto à Nação.
• Nov. 25 - XII Reunião dos GG:. SSob:. CCom:. das Américas, em Santiago. do Chile, inaugurado pelo Presidente da República, que não é maçon.
• Dez. 09 - A G:. L:. Unida da Inglaterra reconhece a G:. L:. Regular d'Itália
1994
• Mar. 10 - A G:. L:. Nacional da França reconhece a G:. L:. Regular d'Itália.
• Set. 22 à 25 - XXVII Assembleia Geral da Confederação Maçónica Centro-Americana na Cidade do Panamá. O último dia é reservado para uma reunião extraordinária da Confederação da Maçonaria Interamericana, quando os Estatutos são modificados possibilitando o ingresso das GG:. LL:. da Espanha e Portugal.
• Dez. 14 - A G:. L:. Unida da Inglaterra reconhece a G:. L:. Prince Hall, de maçons negros, norte-americana. (Fonte: O Livro dos Dias - 1999)
1995
• Mar. - As GG:. LL:. de Nebraska e Louisiana reconhecem o G:. O:. do Brasil.
• Mar. 05 - A G:. L:. do Estado de Israel reconhece a G:. L:. Regular d'Itália
• Abr. 13 - A G:. L:. do Estado de Israel reconhece o G:. O:. do Brasil.
• 15ª Conferência Internacional dos SSup:. CConsel:. realizada em Lausanne.
1996
• 2º Encontro Mundial de GG:. MM:. da maçonaria, realizado em Portugal, com a presença de 15 GG:. MM:. do Brasil.
1997
• Abr. 9 à 12 - XVII Grande Assembleia da Confederação Maçónica Inter-Americana com a presença de 20 dos 21 países membros (falta a Guatemala), em Santiago do Chile.
1998
• Abr. 19 - Em Cuba existem 415 Lojas, sendo 106 em Havana; três delas trabalham no Rito de York Americano e o resto no R:.E:.A:.A:.. A sede da G:. L:. de Cuba fica num prédio de nove andares (onde a G:. L:. ocupa 2 deles) sito na rua Salvador Allende, ex Carlos III.
• Out. 08 - Novo encontro em Porto Alegre, entre representantes da Igreja Católica e da Maçonaria brasileira para aproximar as duas instituições. Como facto curioso, participam na reunião, o Past:. G:. M:. de São Paulo Pandolfo e Monsenhor Pandolfo, irmãos.
1999
• Out. 15 - A G:. L:. Maç:. do Estado de São Paulo e o G:. O:. do Brasil (Federação Maçónica Brasileira) assinam um Tratado de Amizade e Reconhecimento Mútuo.
• Nov. 12 à 15 - IV Conferência Mundial de GG:. LL:., realizado em São Paulo, com participação de GG:. MM:. de 25 GG:. LL:. além do G:. M:. Geral do G:. O:. do Brasil. Nove grupos de trabalho debateram 10 teses :
o A busca do crescimento da maçonaria, com qualidade. (G:. L:. da Argentina)
o O impacto da Internet na Maçonaria, seu futuro e responsabilidades. (G:. L:. de Connecticut)
o Se a liberdade falhar. (G:. L:. da Grécia)
o Os princípios e padrões de reconhecimento entre as GG:. LL:. (G:. L:. da Índia)
o A Maçonaria livre. Sua qualidade e seu papel na sociedade do próximo milénio. (G:. L:. do Haiti)
o A educação como meio de extensão dos valores Maçónicos. ( G:. L:. do Chile)
o Projecto de um programa Maçónico de intercâmbio cultural. (G:. L:. de Brasília)
o Direitos humanos numa sociedade multicultural. (G:. O:. da Itália)
o Quais as GG:. LL:. qualificadas para participar em futuras Conferências Mundiais de GG:. LL:. (G:. L:. da Colômbia)
o Projecto de um programa de intercâmbio cultural da FUNLEC. (G:. L:. de Mato Grosso do Sul Brasil)
• É assinada a Carta de São Paulo recomendando a aplicação dos preceitos Maçónicos na sociedade moderna.
• Dez. 06 - É assinado em Brasília um Tratado de reconhecimento mútuo entre o G:. O:. do Brasil e a G:. L:. de Mato Grosso do Sul.
• Dez. 08 - A G:. L:. Unida da Inglaterra reconhece a G:. L:. de São Paulo, como Potência regular.
• Dez. 11 - É assinado um Tratado de reconhecimento mútuo entre o G:. O:. do Brasil e a G:. L:. de Rio de Janeiro.
• Consagrada a G:. L:. de Marrocos pela G:. L:. Nacional da França.
2000
• 16ª Conferência Internacional dos SSup:. CConsel:. realizada em Rio do Janeiro
2001
• Abr. - A G:. L:. de Minnesota reconhece a G:. L:. da França
2002
• A G:. L:. N:. F:. suspende suas relações com a G:. L:. de Minnesota por esta ter reconhecido a G:. L:. da França, e condiciona sua acção ao retirar do reconhecimento da G:. L:. da França.
• Jul. 13 - A G:. L:. de Minnesota suspende o seu reconhecimento da G:. L:. da França, para não prejudicar os trabalhos da Conferência de GG:. MM:. doa EUA programada para Fevereiro 2003, em Minnesota.
• Noruega, com 4.500.000 habitantes tem 17.000 maçons, reunidos em 80 Lojas.
2003
• Jan. 17 - A G:. L:. Prince Hall de Massachusetts, reconhece a G:. L:. Regular da Itália.

Nenhum comentário: