quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Os 10 apelos do aprendiz-maçom

I - Ensina-me Mestre, a desbastar minha pedra bruta, com a prática que adquiristes ao desbastar tua própria pedra.
II - Ensina-me Mestre, a caminhar na marcha do meu grau, no grande Templo Maçônico, que é o mundo lá fora, caminhando tu, à minha frente, como meu líder, nos caminhos do Bem, da Verdade e da Justiça.
III - Ensina-me Mestre, a ser livre de vaidades, ambições e servilismos que amesquinham o homem, vendo eu em ti, o Mestre livre de tais sentimentos.
IV - Ensina-me Mestre, o dom que tens de perdoar, esquecer e compreender as fraquezas de todos os homens, enaltecendo suas virtudes, para que eu, como teu discípulo, possa também saber perdoar, esquecer e compreender as fraquezas de todos os homens, enaltecendo suas virtudes.
V - Ensina-me Mestre, a trabalhar como trabalhas, anonimamente, em favor de uma boa causa, fugindo como tu foges, dos aplausos frívolos, fáceis e das honrarias vulgares.
VI - Ensina-me Mestre, os bons costumes que tens de saber ouvir e de saber calar nos momentos certos, mas principalmente o dom, que tens de lutar em favor dos que clamam por pão e justiça social.
VII - Ensina-me Mestre, a ser como tu és, a todos os momentos, um simples, mas forte tijolo da Ponte de União entre os homens, e nunca um ponto de discórdia entre eles.
VIII - Ensina-me Mestre, a cultivar em meu coração, todo o respeito e amor que cultivas entre os homens, e principalmente com tua família, para que possa, cada vez mais, espelhado em ti, respeitar a todos os homens e amar em toda a extensão da palavra, minha família.
IX - Ensina-me Mestre, toda tua bravura, destemor e honradez para defender a Liberdade e a Soberania da nossa Pátria, para que eu possa, a qualquer momento, ao teu lado e contigo, lutar e morrer pela sua defesa.
X - Ensina-me Mestre, tudo isso, sem vaidades, ostentações ou vãs palavras, que se perdem ao vento, mas simplesmente com teus próprios exemplos, para que eu possa um dia, ser um verdadeiro Mestre-Maçom.

Colaboração: Adm Blog

Nenhum comentário: