segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Maçonaria abre as portas ao público da Expointer

Pela primeira vez na Expointer, a Maçonaria está presente com a Casa do Maçon. Sob responsabilidade da Loja Luz, Vida e Amor, de Esteio, filiada ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul, a casa representa a maçonaria unida, que congrega as três potências: Grande Oriente do Brasil (GOB), Grande Oriente do RS e Grandes Lojas. Conforme Jorge Rodrigues, responsável pela casa na Expointer, essa foi uma iniciativa pioneira em que a Maçonaria abriu as portas ao público.

Mais de 300 maçons visitaram a casa. Dentre eles, funcionários, integrantes do Governo do Estado, cabanheiros e visitantes da França, Argentina e Uruguai e dos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A Casa do Maçon recebeu também visitantes das cidades de Chapecó, Soledade, Santa Cruz, Novo Hamburgo, Camaquã, Lajeado,Osório e Tramandaí.

Além da presença constante de Dorotéo Fagundes, passaram pelo local Adão Bueno, vencedor da 2ª Tertúlia Gaúcha Maçônica de Poesia Crioula e grande divulgador da cultura gaúcha; o consultor agronômico da empresa Grano, Vilmar Mário Rohde, o consultor estratégico de negócios da empresa John Deere, Lorentz Brenner, e o superintendente-geral da Assembléia Legislativa, Armênio de Oliveira Santos, entre outras autoridades.

Pacto Federativo

A Casa do Maçon realizou durante a Expointer 2008 reunião-almoço que reuniu o Grão-Mestrado do Grande Oriente do RS e palestra buscando posições sobre o Pacto Federativo, contra a violência e a criminalidade.

O que é

A maçonaria é uma associação de caráter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade.É uma ordem universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades.
Bento Gonçalves e Davi Canabarro eram membros ativos da maçonaria. Ombreando ideais e combates ao lado destes estavam Tito Livio de Zambeccari e Giuseppe Garibaldi. A associação de Zambeccari e Garibaldi aos Farroupilhas se deu pela comunhão de princípios cristalinos que a ordem preconiza de liberdade, defesa de povos oprimidos e combate ao autoritarismo. Os maçons em qualquer parte do globo terrestre estão convocados a defenderem estes princípios.

Notícia publicada no site do evento.

Nenhum comentário: