terça-feira, 11 de agosto de 2009

QUANDO UM HOMEM É MAÇOM ?

Quando puder olhar além dos rios, das montanhas e do horizonte distante, com um profundo senso de sua própria pequenez no vasto complexo das coisas, e ainda ter fé, esperança e coragem. Quando souber que no fundo do seu coração, cada homem é tão nobre quanto viu, tão divino quanto diabólico e tão solitário quanto ele mesmo e procurar conhecer, perdoar e amar seu semelhante. Quando souber como simpatizar-se, com homens em suas tristezas e até mesmo em seus pecados, sabendo que cada homem enfrenta uma luta difícil contra múltiplos obstáculos. Quando tiver aprendido a fazer amigos e a conservá-los e sobretudo, conversar com os amigos consigo próprio.
Quando amar as flores, puder ir atrás dos pássaros sem uma espingarda e sentir o encanto de uma velha alegria esquecida, ao ouvir o riso de uma criancinha. Quando puder ser feliz e generoso em meio a vicissitudes significativas da vida. Quando as arvores de copas estreladas e o brilho da luz do sol nas águas correntes conquistarem-no como a lembrança de alguém muito amado e há muito desaparecido.
Quando nenhuma voz de angústia atingir seus ouvidos em vão e mão nenhuma procurar sua ajuda sem resposta.
Quando encontrar o bem em cada fé que ajude a qualquer homem reter as coisas mais elevadas e a ver os significativos majestosos da vida - qualquer possa ser o nome dessa fé.
Quando puder olhar para um charco de beira de estrada e ver algo além da lama e na face do mais objetivo mortal e ver algo além do pecado. Quando tiver mantido a fé em si mesmo, no seu semelhante, no seu Deus : na sua mão uma espada contra o mal, no seu coração o toque de uma canção - feliz por viver, mas sem medo de morrer !
Em tal homem, seja ele rico ou pobre, erudito ou iletrado, famoso ou obscuro, a Maçonaria cumpriu o seu doce mistério! Tal homem descobriu o único segredo real da Maçonaria e o único que ela está tentando doar a todo o mundo.


"JOSEPH FORT NEWTON"

Nenhum comentário: