sábado, 1 de agosto de 2009

MUDAR DE OPINIÃO... SIM!

Como é difícil!

Quantas vezes nos encontramos no dilema em que se exige de nós uma opinião.

Quantas vezes nos encontramos no dilema, em que aquela opinião que tínhamos de determinado assunto, cada vez mais se torna anacrônica e pior, nos angustiamos, porque o que era talvez uma verdade que a achávamos irrefutável, agora se torna obsoleta; agravando-se ainda mais, quando essa opinião de que éramos possuidores e que a achávamos “imutável”, algumas vezes é do conhecimento de outros.

Que fazer?

Nosso derredor está permanentemente em mudança. Células de nosso corpo são mortas e renovadas; uma insignificante semente, se transforma em uma frondosa árvore; nosso crescimento anatômico muda, da infância à velhice; nossa mente também muda, da infância inocente, passando pela emotividade explosivo da adolescência, para depois tornar-nos racional na idade adulta e sermos ponderados na velhice.

Quem desconhece isto, desconhece as mudanças as quais estamos em constante mutação, de pensamento e atos.

Isso é lógico pois nada é estático, nem o corpo rígido cadavérico, porque este, está-se decompondo, dando para a terra o que dela tirou para sua composição e, dos resíduos deste outros corpos vivos formar-se-ão.

Uma das maiores estupidez que existe em nossas vidas é usar o jargão, “não mudo de opinião”, ou se preferirem “não abro mão de...”, isso reflete o homem não evoluído de pensamento, homens mesquinhos que não tem capacidade ou quem sabe, tem medo de pensar em outras coisas para suas mudanças intelectuais. Este é o homem que vai contra ditame de sua consciência, o homem arcaico e negligente com sua sabedoria, o homem que fica preso a arquitetura paleóntica do relacionamento interpessoal.

Dizer não mudo de opinião, mesmo sabendo que está errado, é ir contra os ditames de um mundo em constante mudanças, é não saber corrigir um erro que está dentro dele, é ser covarde de não poder enfrentar os outros covardes, por medo que lhe digam, “mas como, você pensava diferente há algum tempo”? e este, não poder responder, “felizmente mudei de opinião, felizmente estou evoluindo não me tornando um ser estático e inconseqüente, sustentando um raciocínio que não mais faz parte de mim”.

Mudar de opinião, é dar um atestado de sabedoria, pois essa mudança traz consigo maior bagagem de conhecimento, pois nós levou a uma reflexão, usando o discernimento intelectual para operar mudanças que são do nosso agrado.

Mudar de opinião, é corrigir erros que fazem parte nós de maneira permanente.

Mudar de opinião, é ser você mesmo, é agrupar dentro de seus pensamentos novas formas de ver a sociedade.

Mudar de opinião, é sair da estagnação da idade da pedra para entrar na realidade da era da informação, alias que avança de maneira vertiginosa.

No século XX, fomos testemunha do que significa mudanças, pois evoluímos de uma sociedade que caminhava a passos de charrete, para nossa sociedade atual, que avança rumo a outros planetas.

Por outro lado, existem os chamados “formadores de opinião”, cuidado com essas pessoas, porque podem ter duas caras: a emotiva, inspirada pela eloqüência irresponsável e a racional, inspirada pelo pensamento lógico e inconseqüente.

Quando nos deparamos com as palavras emotivas, que são aquelas carregadas de apelo e que nos tocam mais internamente, aqui, a análise crítica torna-se um elemento desprezível, porque nosso lado emocional está apenas sentindo tal apelo sem levar em consideração o raciocínio lógico, frustrando dessa maneira nossa autocrítica. Estamos sendo incapazes da análise e nos tornando objetos de manipuladores intelectuais. Muito cuidado meus irmãos, porque o fanatismo aqui começa, e, o fanático não pensa, age

Por outro lado quando nos deparamos com opiniões de uma lógica indestrutível pondo em evidência nossa análise racional, não podemos jamais esquecer que a ética e a moral presente em cada um de nós, são os juizes de nosso ditame emocional e que poderá dizer-nos, o certo e o errado perante situações extremas; isto é, nosso raciocínio deve partir do pressuposto, de que embora seja muito lógico e racional o exposto, devemos sempre nós perguntar: será que para mim, é moral e eticamente aceitável? Muitos exemplos temos na história, como assim foi o nazi-facismo na propaganda do mestre da manipulação, Joseph Goebel.

O homem é emocional e analítico, não podemos apenas usar uma fase, pois estaremos sendo parciais conosco.

Na análise de uma opinião, as perguntas a serem respondidas são:

Está conforme com meu julgamento ético e moral?

Qual será a opinião contrária? (sempre temos que ouvir a outra parte),

Sou suficientemente humilde para poder julgar?

Tenho que aceitar tal opinião como um todo?

Quantos beneficiar-se-ão da minha aceitação?

Quantos perderão?

Em primeiro lugar, devemos apreender a sermos juizes de nós mesmo, para podermos ser juizes de outrem; sendo que o exercício de julgar é preponderantemente a imparcialidade.

Não temos nenhum direito de jogar pedra no telhado vizinho, pois sempre estamos expostos a julgamentos de outros.

Por essa razões meus irmãos, sejamos ponderado em nosso julgamento, nunca deixando que a emoção pura ou a lógica irrefutável, faça de nós meros títeres presos como marionetes a dançar conforme slogans de músicas, onde a racionalidade e a emoção não estejam presente em uníssono para tirarmos nossas conclusões.

Por essa razão também quando necessário devemos mudar nossa opinião, pois só assim estaremos evoluindo.

Nossa Instituição com seus Mistérios, da qual fazemos parte nos ensina: humildade e amor fraterno, não só para com nossos confrades, mas extensivo também com nossa sociedade em que vivemos.

Se assim atuarmos, estaremos levando como estandarte o escopo de uma de nossas máximas, qual seja, de sermos justos e perfeitos.

Justiça, por sermos imparciais.

Perfeitos, por tratar sempre de ir de encontro à verdade, trilhando o caminho do intelecto no julgamento de nossas paixões.

Para isso temos que ter a devida coragem e, mudar de opinião...sim!

Luis Javier Miranda Mc Nally

M\M\

LOJA DE PESQUISAS MAÇÔNICAS “BRASIL”

Nenhum comentário: