sábado, 1 de agosto de 2009

Os Ritos na Maçonaria

Denomina-se rito maçônico um conjunto sistemático de cerimônias e ensinamentos, que variam de acordo com o período histórico, conotação, objetivo e influência de outras seitas esotéricas que porventura penetrem na Ordem.
Os ritos mais difundidos mundialmente são O rito de York, o rito Escocês Antigo e Aceito, O rito Francês ou Moderno. No Brasil se exercem todos esses, mas se destacam também o rito brasileiro e o Adonhiramita. O Rito Misräim-Mênfis é um dos mais sanguinolentos. Na sua iniciação, o candidato deve ficar com um cadáver humano dentro de um caixão. Ele ainda é praticado.
ADONHIRAMITA: Criado pelo Barão de Tschoudy, ilustre escritor, em Paris, França no ano de 1766, de caráter místico e cerimonial, atualmente só em funcionamento no Brasil.
BRASILEIRO: Rito que se originou em 1878 em Recife, com o primeiro movimento maçônico brasileiro, ficou adormecido até que em 1976 por iniciativa de Lauro Sodré, Grão Mestre, deu o caráter de regular, legítimo e legal para o rito. Este sofreu ainda atualizações, para a sua forma atual.
ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO: Derivou-se do Rito de Heredon, em 1º de maio de 1786 foram fixados as regras e seus fundamentos, composto até hoje de 33 graus, atualmente é o rito mais difundido nos países latinos.
Escocês Retificado (1782): Como o próprio nome afirma, este rito consiste numa reformulação do R.E.A.A. e o objetivo era retirar um conteúdo por alguns considerado desnecessário.
FRANCÊS OU MODERNO: A história deste rito se inicia em 1774, com a nomeação de uma comissão para se reduzir os graus, deixando apenas os simbólicos. No princípio, houve uma forte oposição, então a comissão decidiu deixar 4 dos principais graus filosóficos. Com o decorrer do tempo, lojas adotaram o rito, hoje em dia é muito praticado na França e nos países que estiveram sob sua influência.
YORK OU EMULAÇÃO (ou Real Arco): Acredita-se ter sido criado por volta de 1743, foi levado à Inglaterra por volta de 1777, inicialmente foi composto de 4 graus, hoje possui 13, atualmente é o rito mais difundido no mundo, e considerado o que mais preserva a verdadeira ritualística e conhecimentos maçônicos.
MEMPHIS-MISRAÏM: Rito criado com a reunião dos dois ritos, com conotação mais voltada ao Mizraim.
SCHRÖEDER: Criado por Frederick Louis Schoröeder, em 1766 na Alemanha, com a idéia de a Maçonaria conter apenas suas características fundamentais iniciais, sem nenhum acréscimo. Estudou muito as origens maçônicas para compor este rito. É também um dos que mais preserva a verdadeira essência maçônica.
Estrita Observância: Criado em 1764 pelo Barão Hund, com fundamento nas antigas "Ordens de Cavalaria". Era composto de 12 graus, esse rito deu origem aos ritos da Alta Observância e o da Exata Observância.
Heredom ou Perfeição: Iniciado em Paris, no ano de 1758.
Misräim ou Egípcio: Acredita-se ter ressurgido na Itália em 1813, e em seguida foi levado a França por Marc, Michel e Joseph Bédarride, Mizr significa Egito em hebraico, e seus divulgadores afirmam ser derivado dos Antigos Mistérios Egípcios, possuem 90 graus, dividido em quatro classes.
Mêmphis ou Oriental: Foi introduzido em Marselha (França) pelos Maçons Marconis de Négre e Mouret, no ano de 1838, esse rito dirige seus ensinamentos como o de Mizraim para a tradição Egípcia, compõe-se de 92 graus, dividido em 3 séries.
Adoção: Criado pelo grande Cagliostro na França em 1730, e reconhecido pelo Grande Oriente da França em 1774, trata-se de um rito voltado de temática egípcia, voltado para mulheres.
Swenderborg: Criado em 1721 pelo Sueco Emmanuel Swenderborg, grande rosacruz, iluminista, teósofo, filósofo, psicólogo, físico e estudioso dos mistérios maçônicos. Desenvolveu este rito com oito graus e deu origem posteriormente aos ritos denominados de Iluministas.
Há ainda outras dezenas de ritos, adotados em menor escala

Nenhum comentário: